O que faz um Designer de Moda: Conheça as funções principais!

O que faz um Designer de Moda

Se você escolheu fazer o curso de Design de Moda e investir na carreira mais fashion do mercado, não basta apenas se manter antenado nas últimas tendências das passarelas. É fundamental também ficar de olho nos acontecimentos do mundo da cultura, das artes e entender sobre as mudanças do mercado dos consumidores.

Mas, afinal, você sabe o que faz um designer de moda em seu dia a dia de trabalho? Além de atuarem como estilistas, os profissionais criam coleções de roupas e acessórios, sempre com o objetivo de atender às expectativas do mercado moderno, incluindo consumidores de vários estilos e classes sociais. Eles desenham bolsas, roupas e joias, criam estampas e texturas e pesquisam tipos de tecidos.

Ufa! Percebeu como a área de atuação do designer de moda é ampla? Neste post, você vai conhecer as principais funções desempenhadas pelo profissional. Partiu!

Saiba o que faz um designer de moda em diferentes cargos e setores

Abaixo, você vai conhecer as principais atribuições do designer de moda em diferentes setores e áreas de atuação. Vamos lá?

Quais são as funções do designer de moda?

O designer de moda é o profissional responsável por criar, desenvolver e comercializar acessórios e roupas. Ele também atua na produção de eventos de moda, entre outras funções.

Esses profissionais gerenciam e planejam coleções de moda com processos de matérias-primas, fabricação e viabilidade sustentável e técnica, bem como elaboram portfólios, fichas técnicas, croquis, modelos e protótipos com o uso de técnicas diferenciadas de expressão gráfica.

Além dessas atividades incríveis, você será responsável pelo desenvolvimento de estratégias de marketing tanto para campanhas quanto para empresas de moda.

O que faz um estilista?

Se está em dúvida sobre o que faz um estilista, saiba que os profissionais são responsáveis pela projeção, idealização e desenho de acessórios e roupas, de acordo com as tendências da estação. E o designer de moda também pode colocar em prática o seu talento nessa área de atuação.

Se você deseja atuar nesse ramo, saiba que é importante ter conhecimentos em costura, corte e tecido e se manter atento ao que acontece no mundo da moda. No processo de criação dos estilistas, é fundamental ficar de olho em alguns fatores, como:

  • sustentabilidade;
  • viabilidade dos produtos;
  • originalidade;
  • tecnologia;
  • qualidade.

Quais as atribuições do produtor de moda?

Já os produtores de moda vão trabalhar diretamente com o gerenciamento, a concepção e a pós-produção de eventos de moda, como desfiles, lançamento de coleções e outros tipos de eventos que ocorrem nesse setor.

Nesse caso, você será responsável pela organização geral, devendo contratar cabeleireiros, figurinistas, modelos etc. Outras funções desempenhadas incluem o planejamento e a coordenação de equipes para que tudo aconteça bem antes, durante e depois do evento de moda.

O que faz um caçador de tendência?

O mercado da moda é uma área em constante transformação. As pessoas mudam seus modos de vestir, o que implica em suas expressões pessoais. Desse modo, as coleções de moda devem ser planejadas por meio de tendências ao nível nacional, regional e até internacional, vindas dos consumidores e de outras marcas.

Nesse setor, uma das atribuições desempenhadas pelo designer de moda é a de cool hunting. Ou seja, um caçador de tendência, que fica atento ao que o público está vestindo para orientar na criação de novos calçados, acessórios e roupas produzidos por sua marca.

Como é o cargo do assistente de estilo?

Já se imaginou trabalhando como um secretário do estilista? Chique, não é mesmo? Então, saiba que o designer de moda está apto a exercer essa atividade! Os profissionais também são responsáveis por elaborar os desenhos técnicos das peças que foram feitas pelo estilista, além de fazer contato com novos fornecedores.

Os assistentes de estilo devem ficar de olho nas tendências e nos lançamentos. Outra função desempenhada inclui explicar os conceitos da coleção e das peças aos profissionais de modelagem, com a intenção de chegar a um produto final de qualidade, com bom caimento.

O que faz o designer de moda em ensaios fotográficos?

Quem se forma em Design de Moda também pode auxiliar na produção de ensaios fotográficos. Logo, caso escolha essa área de atuação, saiba que terá a chance de participar de ensaios de anúncios, exposições e revistas, ajudando para que a produção seja feita de modo harmonioso e bonito.

Quais as funções de um consultor de imagem?

Está em dúvida sobre o que faz o designer de moda na área da Consultoria de Imagem? Vamos explicar. Nesse ramo, a função do profissional é estudar com cuidado o perfil de seus clientes, tanto a sua personalidade quanto suas características físicas.

A partir daí, é possível ajudá-los a definir o próprio estilo, criando um look exclusivo. O objetivo desse trabalho é oferecer dicas valiosas para que a pessoa saiba combinar roupas, sapatos e acessórios.

A Anhanguera ajuda você a conquistar o sonho da faculdade

A Anhanguera é uma faculdade bastante conceituada, e está presente no mercado há mais de 25 anos oferecendo um ensino de qualidade aos alunos. Aqui, você receberá apoio personalizado em cada fase da formação acadêmica, tendo aulas com um corpo docente especialista na área de Design de Moda.

A faculdade de Design de Moda é oferecida em duas modalidades de ensino: presencial e 100% online. Assim, você escolhe a alternativa que mais se encaixa em sua rotina — muito bom, concorda?

Além disso, oferecemos vários diferenciais exclusivos aos nossos alunos, que fazem aquela diferença durante a formação. Veja:

Depois de cursar Design de Moda e conquistar o tão sonhado diploma, você fica apto para atuar no mercado de trabalho e receber ótimos salários. Se tem dúvidas sobre quanto ganha um designer de moda, saiba que a média é de R$ 3.439,91*.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que faz um designer de moda, invista na sua formação. Partiu estudar na Anhanguera para ter acesso a um dos melhores ensinos superiores do Brasil!

E aí, gostou do post e quer fazer o curso de Design de Moda na Anhanguera? Então, vem com a gente e inscreva-se em nosso vestibular online!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.