Como funciona um departamento de Gestão de Recursos Humanos?

Um setor que chama bastante atenção dentro de uma empresa é, sem dúvida, o departamento de Gestão de Recursos Humanos. Afinal, por mais que os funcionários tenham passado por ele em algum momento da própria contratação e seleção, nem sempre fica claro como tal setor funciona de fato.

O que pouca gente sabe é que o campo de RH é tido pelo mercado de trabalho como um dos mais promissores por conta da importância que tem dentro das empresas e o impacto que pode causar ao negócio. 😉 Pensando nisso, preparamos este post para explicar como funciona o departamento de Recursos Humanos e o que faz o profissional dessa área. Confira!

O que é e como funciona o departamento de Recursos Humanos?

O RH é um campo criado dentro do mercado de trabalho que contribui com o desenvolvimento profissional e pessoal dos responsáveis por fazer uma corporação ter lucro, atrair clientes e conquistar espaço no mercado de consumidores e clientes.

A área é responsável por dar voz aos profissionais e garantir que o ambiente de trabalho seja bom e capaz de atender às funções que eles desempenham. Mas não é apenas isso.

O departamento de Gestão de Recursos Humanos faz o possível para oferecer um espaço em que os colaboradores tenham uma carreira de sucesso e que seja capaz de atender aos desejos e desenvolvimentos de cada profissional.

Além disso, o departamento de RH faz atividades interativas entre setores, planeja programas de bonificações e promoções, apresenta a política interna da empresa para os recém-contratados, promove treinamentos, recruta novos funcionários e realiza avaliações internas.

É esse departamento que também cria ações que inibem conflitos entre colegas de time, presta apoio a colaboradores que necessitam de afastamento temporário e adaptam o local de trabalho àqueles com necessidades especiais.

O que faz um profissional de Gestão de Recursos Humanos?

O gestor de RH é responsável por fazer a integração entre resultados, estratégias e pessoas.

Para os empregadores, ele encontra as pessoas certas para que a corporação atinja seus objetivos. Para os colaboradores, os profissionais oferecem um ambiente corporativo, em que o funcionário encontra sentido em seu trabalho e se sente valorizado e reconhecido. 👍

Veja algumas das principais atividades desempenhadas pelo gestor de Recursos Humanos:

  • desenvolve campanhas de recrutamento;
  • gerencia férias, benefícios e folha de pagamento;
  • melhora o feedback entre equipes e gerentes;
  • cria planos de sucessão e de carreira;
  • monitora o alcance das metas, gerando relatórios que ajudam na tomada de decisões;
  • mapeia talentos, avaliando liderança, performance, competências e técnicas em cada departamento da empresa;
  • mantém o registro atualizado sobre os funcionários.

Algumas das áreas de atuação incluem:

  • Recrutamento e Seleção — é responsável por atrair o melhor talento para participar dos processos seletivos das vagas oferecidas pela corporação;
  • Clima Organizacional — aplica pesquisas para entender a opinião dos funcionários sobre como é atuar na empresa, buscando desenvolver melhorias;
  • Departamento Pessoal — é responsável pela execução de processos mais burocráticos relacionados à administração da empresa. Alguns exemplos incluem previdência, processos trabalhistas e folha de pagamento.

Quais os processos fazem parte da Gestão de RH de uma organização?

Existem vários tipos de processos que fazem parte da Gestão de RH e que são importantes para assegurar que os colaboradores cumpram as suas funções. Veja só quais são eles! 🧐

Provisão

A provisão consiste nas iniciativas e nas ações feitas pelo departamento de RH. Entre as principais etapas do processo estão a admissão, seleção, recrutamento e planejamento.

Aplicação

Uma boa gestão necessita de tarefas definidas e avaliação dos resultados gerados pelos funcionários. O processo de aplicação está relacionado aos cargos e à execução de tarefas dentro da corporação.

Desenvolvimento

Investir na capacitação do funcionário ajuda na produtividade e na manutenção. Além disso, faz com que ele melhore a qualidade dos resultados. Logo, esse processo agrupa ações para manter os trabalhadores em crescimento profissional contínuo.

Manutenção

Esse setor desenvolve várias estratégias para manter e gerenciar, dentro das leis trabalhistas, todas as funções do RH.

Monitoramento

Esse processo verifica e acompanha se todas as atividades estão sendo feitas de maneira correta. Além disso, é responsável por assegurar que os resultados e as informações sejam organizados, otimizados e armazenados de maneira segura e eficiente.

O que um gestor de RH precisa saber?

O gestor de Recursos Humanos precisa ter uma visão macro e micro do negócio. Ou seja, é importante saber como o processo do departamento de RH acontece no dia a dia, que vai desde a seleção e o recrutamento até o desligamento de colaboradores da empresa.

Além disso, é necessário se manter atualizado em relação às tendências do mercado e às inovações de metodologias de gestão de pessoas para a companhia. De maneira geral, bons profissionais que querem ser gestores de recursos humanos necessitam ter um amplo conhecimento sobre o funcionamento das atividades feitas por esse setor.

Outro ponto que merece destaque é ter uma visão inovadora e estratégica para otimizar o processo e manter o alinhamento com os outros objetivos e áreas da empresa. Por essa razão, fazer um curso superior na área é tão importante para entender como funciona o departamento de Gestão de Recursos Humanos.

É, também, essencial para quem deseja assumir não apenas o cargo de gestor de RH, mas a função de analista.

E, para se preparar para o mercado de trabalho da melhor maneira possível, é muito importante estudar em uma faculdade renomada e conceituada. Na Anhanguera, o nosso foco se dá na prática e nas demandas do mercado. A graduação dura cerca de 2 anos e, um pouco tempo, você sairá com o diploma de ensino superior e preparado para conquistar uma vaga nos melhores setores de RH. 🤩

YouTube video

Confira outras vantagens de estudar com a gente:

  • metodologia inovadora;
  • estrutura completa e de ponta;
  • conhecimentos imersivos e atualizados;
  • corpo docente qualificado.

Agora é com você!

Agora que já sabe como funciona o departamento de Gestão de Recursos Humanos, o próximo passo é investir na formação superior. Por isso, venha para a Anhanguera e saia preparado para o mercado de trabalho!

Não perca mais tempo e estude Gestão de Recursos Humanos em uma das melhores faculdades do país. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.