Conheça o curso de Economia e suas características

curso de Economia

Você já percebeu que a área econômica é um tópico sempre em alta nos telejornais? Se você gosta desse assunto e tem afinidade com ele, provavelmente já pensou em fazer o curso de Economia, certo? A graduação prepara o aluno para atuar em várias esferas do mercado, desde pequenas empresas até multinacionais.

O economista é um tradutor das tendências econômicas, que se relacionam com os fatores sociais. Portanto, ele é responsável por prever mudanças econômicas que afetam diferentes negócios específicos, diversas áreas ou um grupo de corporações dentro do país.

Mas, afinal, o que é Economia e como é esse curso? É isso que vamos abordar neste post. Boa leitura!

Como é o curso de Economia?

O curso de Economia forma profissionais para que compreendam como a sociedade consome, distribui e produz serviços e bens materiais. Os profissionais da área devem analisar o contexto social e econômico, demonstrando a viabilidade financeira para projetos do setor público ou de empresas.

Essa carreira oferece excelentes oportunidades, sendo fundamental ter afinidade com a Sociologia, a Administração, a Estatística e a Matemática. O economista pode ainda atender governo, corporações, pessoas e outras instituições, oferecendo análises e orientações de mercado úteis para quem quer preservar o patrimônio.

Na Anhanguera, você terá acesso a uma educação inclusiva e de qualidade. Disponibilizamos um apoio personalizado e constante aos estudantes para que possam aproveitar ao máximo todas as etapas da graduação.

Além disso, sempre incentivamos o aluno para que tenha experiências profissionais antes mesmo da conclusão do curso, com o objetivo de fornecer uma melhor assistência e orientação nesse momento essencial de sua carreira. Veja alguns diferenciais da nossa instituição de ensino:

  • Trilhas de Carreira — conteúdos que abordam sobre coaching, liderança, gestão de pessoas, comunicação em negócios, entre outros;
  • Aula Destaque — encontro online com profissionais reconhecidos, que compartilham vivências e experiências;
  • formas de ingresso facilitadas — como transferência externa, vestibular tradicional, vestibular online, segunda graduação e nota do Enem;
  • bolsas de estudos com o objetivo de diminuir o valor das mensalidades — como Bolsa Transferência, Bolsa Primeiro Semestre e Bolsa Incentivo;
  • corpo docente atualizado e preparado.

Qual é o objetivo desse curso?

A área da Economia reúne os conteúdos relacionados ao desenvolvimento econômico e ao que interfere na vida da população. Esse setor procura entender como ocorre a ligação entre sistemas econômicos e seus agentes.

As análises não estão relacionadas somente com a Estatística e Matemática. O uso de números é aplicado à compreensão do comportamento de consumo e, portanto, não se limita a calcular juros.

Esse campo é tão importante que o estudo da Economia na pandemia se tornou ainda mais forte. Nesse cenário, além da análise e coleta de dados importantes para o entendimento de uma circunstância referente aos acontecimentos, os economistas cumprem um papel essencial de prever o cenário econômico global futuro.

O que se aprende nele?

A matriz curricular da graduação em Ciências Econômicas é muito ampla. Durante os semestres, o estudante aprende disciplinas direcionadas à prática da profissão, como Estatística, Matemática Financeira e Cálculo. Por conta disso, muitas pessoas têm dúvidas se Economia é Exatas ou Humanas.

A verdade é que essa carreira é da área de Humanas, pois tem como base a necessidade dos indivíduos. Por essa razão, os alunos estudam conceitos relacionados ao pensamento econômico e à história econômica geral, para entender como esse campo evolui com os anos.

O conhecimento sobre leis também é essencial. Para isso, eles estudam a Legislação Trabalhista, Tributária, Social etc. Ao final do curso, o economista estará apto a realizar fiscalizações e auditorias de natureza financeira, avaliar o patrimônio financeiro de empresas, prestar assessoria e consultoria financeira e orientar investidores.

Quais são as principais matérias de Economia?

Como vimos, a faculdade de Economia aborda matérias tanto das Ciências Humanas quanto das Ciências Exatas, proporcionando uma formação completa e de qualidade aos estudantes. Confira, abaixo, as principais disciplinas estudadas durante o curso:

  • Teorias do Crescimento Econômico;
  • Teoria Microeconômica: Mercados;
  • Teoria Macroeconômica;
  • Sistemas de Informação Gerencial;
  • Relações Econômicas Internacionais;
  • Raciocínio Lógico Matemático;
  • Modelos de Gestão;
  • Microeconomia;
  • Metodologia Científica;
  • Gestão de Projetos;
  • Formação Econômica do Brasil;
  • Economia Monetária e Mercado de Capitais;
  • Economia Ambiental;
  • Direito Empresarial;
  • Contabilidade;
  • Comportamento Organizacional;
  • Capital de Giro e Análise Financeira;
  • Análise de Custos.

Qual é a duração do curso de Economia?

A faculdade de Economia tem duração média de 4 anos, ou seja, deve ser cursada em 8 semestres. Nesse período, você terá a chance de fazer estágios obrigatórios que, além de complementar o aprendizado visto em sala de aula, colocam o estudante diante de vagas disponíveis no mercado de trabalho.

Para isso, nós da Anhanguera temos uma parceria exclusiva com o Canal Conecta, portal gratuito que oferece vagas de estágio e emprego em diferentes setores. Assim, tem o objetivo de aproximar os alunos da chance de conquistar uma ótima oportunidade.

A partir do segundo período já é possível ir em busca dessa experiência, embora o recomendado é acumular mais conhecimento antes da realização do estágio.

Qual é o valor necessário para estudar Economia?

Está curioso para saber qual o investimento médio para estudar Economia? Então, saiba que na Anhanguera as mensalidades cabem no seu bolso. O valor mínimo é de R$ 129,00* por mês, mas saiba que ele muda de acordo com a cidade e com a unidade de ensino.

Por ser uma graduação que pode ser cursada nas modalidades de ensino semipresencial e EAD, os preços são mais em conta, já que não é preciso manter um polo físico para a realização das aulas. Assim, os conteúdos são ministrados no Ambiente Virtual de Aprendizagem e você conta com o apoio de tutores durante todos os semestres.

Além disso, essas opções são ideais para quem tem um dia a dia corrido e precisa conciliar estudos, trabalho e família. Nesse caso, você estuda quando e onde quiser, basta ter um notebook ou celular conectado à internet!

Estude Economia na Anhanguera!

Deu para entender melhor como funciona o curso de Economia? Essa graduação é uma das mais procuradas pelos estudantes e, portanto, a concorrência é forte. Para se destacar no mercado, opte por uma faculdade conceituada e lembre-se de se atualizar constantemente.

Não perca mais tempo e estude em uma boa faculdade. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.