CorelDRAW para Arquitetura: entenda como funciona

anhanguera estudantes de arquitetura numa mesa

O CorelDRAW é um software que surgiu em 1989, com o intuito principal de ser um programa de ilustração vetorial. Com o tempo, ganhou novas funcionalidades, sendo hoje utilizado por diversos profissionais do setor artístico.

Na Anhanguera, os alunos possuem acesso e utilizam o CorelDRAW no decorrer das aulas dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores. O aprendizado prático é fundamental na preparação para o mercado de trabalho. Ficou curioso sobre o software e como funciona? Confira o post completo e fique informado sobre:

  • o que é e para que serve;
  • sua função;
  • qual é o CorelDRAW mais usado?
  • CorelDRAW e Arquitetura;
  • como fazer pranchas de arquitetura;
  • o que são os blocos de arquitetura;
  • como fazer vetores de arquitetura;
  • CorelDRAW na Anhanguera.

Vamos lá?

O que é e para que serve o Corel Draw?

O CorelDRAW é um software profissional de ilustração gráfica disponível nos sistemas operacionais Windows e Mac, além de também possuir uma versão para Web.

Com as atualizações e inovações, hoje também é possível trabalhar a versão aplicativo da ferramenta em machine learning, com foco na criação de tipografias em tablets e demais aparelhos móveis.

Qual é a função do CorelDRAW?

Com vários recursos e funções profissionais, podemos dividir o Corel em dois aplicativos fundamentais:

CorelDRAW Graphics Suite

Software dedicado para ilustração vetorial, layout e edição de imagens. Amplamente utilizado por profissionais de Arquitetura, Design de Interiores e Publicidade, possui como características:

  • soluções de imagem otimizadas por inteligência artificial;
  • opções avançadas de fontes;
  • recursos de colaboração em nuvem.

CorelDRAW Technical Suite

Software com foco em ilustração técnica, é utilizado por Arquitetos, Engenheiros e Técnicos de desenho industrial, tendo como vantagens:

  • conjunto de ferramentas dedicadas na criação de desenhos axonométricos;
  • legendas detalhadas;
  • dimensionamento avançado;
  • criação de documentação técnica detalhada com especificações;
  • abertura de arquivos de origem 2D e 3D;
  • possibilidade de produção e publicação de comunicações técnicas.

CorelDRAW e Arquitetura

Como vimos, a ferramenta pode ser amplamente utilizada por estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo. Devido à facilidade de produção de desenhos vetoriais e produções técnicas, é possível criar projetos até mesmo em 3D.

Separamos abaixo algumas dúvidas a respeito de funcionalidades do CorelDRAW para projetos arquitetônicos. Vamos conferir?

O que são pranchas de arquitetura no CorelDRAW?

No CorelDRAW é possível desenvolver diagramas e montar pranchas de apresentação.

Comumente trabalhados na plataforma, os diagramas básicos de circulação representam a estrutura de entradas, saídas, fachadas, elevadores e jardins. É possível ilustrar, pintar e criar setas e demais tracejados de sinalização. Assim como podem ser criadas plantas humanizadas de diversos pavimentos.

Uma boa dica é a utilização do Pinterest como ferramenta de ideia para a criação da sua prancha. Lá, muitos profissionais disponibilizam suas artes.

O que são blocos de arquitetura no CorelDRAW?

Neste caso, blocos são ilustrações vetoriais criadas no CorelDRAW. Você pode encontrar coleções de blocos de CorelDRAW disponíveis para elaboração de plantas humanizadas de arquitetura.

São vetores de móveis, louças, eletrodomésticos, paisagismos, pessoas, veículos, etc. Geralmente estão disponíveis para download em sites especializados em design de interiores. Você também pode criar os próprios blocos através da ilustração de vetores utilizando a ferramenta, veja mais abaixo!

Como fazer vetores de arquitetura no CorelDRAW?

Para fazer vetores arquitetônicos na ferramenta é necessária a prática, tanto do software quanto de técnicas de ilustração em geral.

Para quem não tem familiaridade, nossa dica é que baixe o CorelDRAW e pratique a vetorização através de imagens importadas em PNG ou JPEG. Basta inserir as imagens e vetorizar através da opção de Rastreio Rápido.

CorelDRAW na Anhanguera

A Anhanguera disponibiliza o CorelDRAW Suite 2019 em seus laboratórios com o objetivo de proporcionar para os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores o ensino prático e a preparação necessária para o mercado de trabalho.

Através do uso constante de simuladores e laboratórios modernos, o estudante possui bagagem para trabalhar em novos projetos e desenvolver o seu curso além da teoria. Fora isso, há acompanhamento de tutores e disciplinas que auxiliam na compreensão das diversas funcionalidades existentes na ferramenta.

Diferenciais do CorelDRAW na Anhanguera

  • acesso à versão 2019 – a última versão do mercado;
  • o aluno pode obter a versão original com subsídio de até 90% do valor com a ajuda da instituição;
  • além do CorelDRAW, os alunos também possuem acesso e aprendizado do Sketchup para Arquitetura e do poderoso plugin de renderização, o V-Ray – o mais usado pelas maiores empresas de arquitetura do mundo;
  • na Anhanguera, o CorelDRAW também é utilizado nos cursos de Marketing e Comunicação Social, como Publicidade e Propaganda.

Agora que você já sabe que o que é o CorelDRAW e tirou algumas dúvidas sobre esse software, confira a disponibilidade dos cursos de Arquitetura e Design na sua cidade, assim como preços, turnos e tipos de graduação! Acesse o Vestibulares.com.br e saiba mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados