Conta universitária: o que é e quais as vantagens?

contauniversitariaoqueeequaisasvantagens

Quando o estudante está na graduação, conseguir um estágio é um grande objetivo. Além da experiência profissional, a possibilidade de ganhar uma renda própria gera independência e maior motivação para desenvolver a carreira. Atentos a isso, os bancos criaram a conta universitária.

O seu funcionamento é similar às contas tradicionais, com todos os serviços comuns disponíveis. A grande diferença são os seus benefícios voltados para quem está na graduação, ou seja, o banco entende que aquele cliente está no início da carreira e precisa de produtos específicos.

Quer entender melhor como funciona essa conta e quais os passos para abrir a sua? Continue a leitura do post!

O que é uma conta universitária?

Conta universitária é uma modalidade de atendimento das instituições financeiras voltada para os clientes que estão na graduação. Ela oferece os serviços tradicionais, como cartão de crédito e empréstimos, mas com taxas menores, acesso simplificado ao crédito e sem a necessidade de comprovação de renda.

Para o banco, a conta universitária é uma forma de atrair mais clientes. Depois da graduação, é possível que esses estudantes permaneçam com a sua conta aberta e utilizem mais serviços, o que é vantajoso para a empresa. Nesse sentido, ele oferece vantagens para criar essa fidelização desde o início.

Não existe diferença entre a conta universitária e a tradicional, então o estudante pode optar por abrir uma ou outra conta. Apesar disso, a diferença nos valores e nas condições faz valer a pena — a lógica é que, por estar no início da carreira, ele não tem tanto dinheiro para movimentar.

Quais os benefícios desse tipo de conta?

Separamos algumas vantagens dessa conta para você avaliar antes de abrir a sua. Confira!

Taxas mais baixas

É a principal vantagem desse tipo de conta. Os bancos são conhecidos por cobrar taxas altas dos seus clientes pelos serviços (algumas até abusivas), mas a conta universitária tem valores acessíveis para o estudante.

Em geral, esse pacote permite um número limitado de saques, folhas de cheque, transferências e outros serviços financeiros. Por outro lado, o pagamento de contas, por exemplo, é ilimitado e pode ser feito pelo aplicativo do banco, com o código de barras do boleto.

Crédito mais barato

Está apertado de grana e com dificuldades para pagar a graduação? Com a conta universitária, você tem acesso a linhas de empréstimo e financiamento exclusivas para os estudantes. Esse pode ser o empurrão que faltava para você começar a carreira dos seus sonhos dentro do orçamento.

Além disso, algumas instituições oferecem até 10 dias sem juros no cheque especial, com limite pré-aprovado. Ou seja, se a sua conta ficar negativa, automaticamente o valor é adicionado, e você pode pagar nesse prazo. Só tenha cuidado para não extrapolar esses dias, porque os juros são altos!

Outras vantagens

Mais do que apenas um local para movimentar a sua conta, é importante que a sua conta bancária sirva como uma forma de você planejar a sua vida financeira. Pensando nisso, existem instituições que fornecem aplicativos exclusivos para você aprender mais com relação à educação financeira.

Ter uma conta universitária também permite acessar as opções de investimento do banco. Qualquer economia do seu salário pode ser investida para fazer uma reserva e conquistar os seus objetivos. Uma dica: a poupança não é o produto mais indicado, sendo possível encontrar opções seguras e com rendimentos mais altos.

Quais os passos para abrir a conta?

Você tem dúvidas sobre como abrir uma conta universitária? A boa notícia é que as principais instituições oferecem esse serviço — sempre que há concorrência, a tendência é que as condições fiquem melhores para o cliente. Nesse caso, vale a pena pesquisar cada opção antes de tomar a decisão.

Os documentos necessários são um comprovante de identidade, que pode ser o RG ou a carteira de motorista, um comprovante de residência e um comprovante de matrícula na faculdade. O banco pode pedir também uma estimativa da formatura e, em geral, é necessário ter acima de 18 anos para abrir a conta sozinho.

Como escolher a melhor conta universitária?

Ter conta em banco é um passo fundamental para começar a sua organização financeira. Além de receber propriamente o seu salário, você tem condições de fazer pagamentos, transferências e movimentar o dinheiro. Mas há uma variedade de taxas praticadas pelas instituições financeiras, sendo importante pesquisar e analisar bem as opções disponíveis.

A taxa de conta universitária pode variar entre R$3,50 e R$5 por mês, o que é um valor baixo. Como comentamos, essa tarifa dá acesso a um pacote de produtos financeiros limitados, mas que normalmente são suficientes para as necessidades de um estudante, mesmo trabalhando no horário livre da faculdade.

Uma dica legal é procurar as instituições que oferecem carência nos primeiros meses de abertura. Durante esse período, o cliente não precisa pagar a taxa mensal e pode usufruir dos seus benefícios gratuitamente. Porém, lembre-se de que o cartão de crédito, por exemplo, pode ter anuidade, então faça um planejamento financeiro.

Fora isso, a escolha é muito pessoal. Os bancos digitais estão crescendo, e muitos não oferecem taxas — a conta é aberta diretamente pelo celular, sem agência física. Se preferir uma instituição mais tradicional, escolha um local ao qual você tenha fácil acesso, como na faculdade ou próximo de casa.

A conta universitária garante condições melhores para os estudantes da graduação, que precisam melhorar a sua organização com o dinheiro, mas não podem pagar caro pelos serviços financeiros. Ao cuidar do seu patrimônio desde cedo, você pode aproveitar uma vida mais tranquila com o seu crescimento profissional.

Pagar a faculdade é uma das grandes preocupações dos estudantes. Confira as nossas dicas para fazer uma graduação sem comprometer as suas finanças!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados