8 dicas para se preparar para um concurso de farmacêutico

profissional de farmácia

Prestar concurso de farmacêutico é uma excelente opção a ser considerada pelo profissional da área. As ocupações públicas, afinal, oferecem diversas oportunidades nesse segmento, além de atribuir estabilidade e salários atrativos e permitir a consolidação de uma sólida carreira em Farmácia ao candidato nomeado.

Embora a aprovação nesse tipo de processo seletivo seja a grande motivadora, é preciso organização e muito estudo para alcançar o objetivo. Afinal, o farmacêutico precisará superar a concorrência se quiser ter acesso às vagas.

Pensando nisso, elencamos 8 dicas práticas e estratégias de aprovação que podem auxiliar na preparação até a abertura dos editais. Confira!

Atente aos assuntos mais cobrados

Para ter bons resultados no processo seletivo e alcançar um excelente salário enquanto profissional de Farmácia, é fundamental não aguardar a abertura de vagas de concurso para farmacêutico e, desde logo, estudar e preparar-se para as provas. Nesse sentido, vale buscar por editais anteriores e familiarizar-se desde o início com os temas mais cobrados.

Entre as temáticas mais cobradas em Farmácia, por exemplo, estão:

  • Código de Ética e Legislação Farmacêutica;
  • Assistência Farmacêutica e SUS (Sistema Único de Saúde);
  • Farmacovigilância.

Vale lembrar que o conhecimento sobre as disciplinas exigidas é o que permite elaborar um plano de estudos eficiente.

Mantenha-se atualizado com relação às notícias

Além de atentar aos assuntos mais cobrados, também é fundamental manter-se atualizado sobre as notícias acerca da abertura de vagas para a sua cidade ou estado. Desse modo, você poderá se antecipar quanto ao estudo de matérias específicas para o cargo disponível.

Além disso, é importante estar por dentro de mudanças legislativas pertinentes à profissão farmacêutica e, inclusive, atualizações científicas em sua área de atuação. Sem dúvidas, essa prática mantém o profissional preparado para o concurso de Farmácia.

Faça um cronograma de estudos

Fazer um cronograma de estudos é, do mesmo modo, fundamental. Por meio dele, você poderá se organizar para revisar todas as matérias necessárias ao longo dos meses. Vale lembrar, nesse sentido, a importância de personalizar o planejamento de acordo com as suas necessidades.

Para tanto, considere os horários disponíveis ao longo da semana, bem como seus momentos produtivos do dia. Tenha em mente, ainda, os conteúdos que precisam ser abordados até a data do concurso e, eventualmente, estabeleça prioridades conforme as dificuldades em disciplinas. Depois, distribua tudo em tópicos e preze pelo estudo frequente e organizado para o concurso.

Treine com simulados

Outra dica importante para conseguir vagas no concurso de Farmácia é treinar com simulados, o que pode ser feito online por meio de diversos sites específicos que disponibilizam banco de dados para as atividades.

Isso será determinante na aprovação, tendo em vista que permitirá ao profissional se familiarizar com a linguagem, o estilo de prova e a forma de cobrar conteúdos no concurso, de acordo com as exigências específicas para o cargo público.

Estude o edital

Como visto, é fundamental estar atento aos editais já lançados para concurso de farmacêutico. Tanto para ter ideia dos conteúdos quanto para saber as peculiaridades do processo seletivo. Afinal, há diversas frentes de atuação possíveis para um profissional formado no curso de Farmácia. Sendo assim, as provas podem variar em etapas e em nível de dificuldade para a aprovação.

Assim que for lançado o edital de interesse, portanto, leia o documento com atenção e observe as exigências. Se necessário, readapte com base nele o seu cronograma de estudos, por exemplo, incluindo conteúdos de Farmácia eventualmente não abordados ou legislações específicas.

Reserve momentos de descanso

Um dos grandes erros cometidos por quem está prestes a realizar um importante processo seletivo é negligenciar o descanso e, inclusive, a saúde do corpo e da mente. De nada adianta o conhecimento se você chegar para a prova exausto e pouco produtivo.

Tendo isso em vista, preze pelo seu horário regular de sono e, se necessário, tire cochilos ao longo do dia. Ter uma rotina saudável, sem dúvidas, ajudará a fixar melhor as disciplinas revisadas e fará com que você se mantenha motivado e dedicado à rotina de estudos.

Concilie estudo teórico com resolução de exercícios

Ao se preparar para um concurso de farmacêutico, lembre-se também de conciliar o estudo teórico com a resolução de exercícios, visto que ambos são importantes para o desenvolvimento dos problemas propostos na seleção.

Os exercícios, além disso, assumem papel fundamental no aprendizado. Por meio deles, o candidato fixa melhor a matéria e consegue verificar seus pontos fortes e fracos na prática.

Um profissional de Farmácia, por exemplo, pode ter domínio sobre o conteúdo, porém ter dificuldade na interpretação do enunciado. Ao entender essa fraqueza, será possível trabalhar questões além da matéria que são importantes para a aprovação.

Conte com uma boa formação

Sem dúvidas, contar com uma boa formação superior faz com que o candidato se mantenha à frente da concorrência. Isso porque, nesse caso, terá consigo uma base teórica extensa e experiência acerca dos conteúdos, o que permite se aprofundar nos tópicos do edital.

Para garantir bons resultados, portanto, procure instituições de ensino de qualidade e voltadas ao aprendizado para além dos livros, com preparação eficaz para o mercado de trabalho.

Ainda, mesmo após formado, seja um profissional atualizado, sempre em busca de especializações e cursos como o da LFG, que auxiliam no alcance de uma carreira de sucesso. Inclusive, os alunos aqui da Anhanguera têm desconto nos cursos preparatórios da LFG, referência na preparação de concursos públicos no Brasil.

O concurso para farmacêutico costuma ser bastante almejado, tanto entre estudantes quanto entre profissionais já atuantes na área. Afinal, ocupar cargos públicos nesse segmento de atuação atribui diversas oportunidades ao candidato. Entre elas, a conquista da estabilidade no mercado de trabalho, remuneração satisfatória e reconhecimento enquanto profissional.

Para conseguir o acesso às vagas em concursos de Farmácia, é necessário guiar-se por algumas estratégias, conforme mencionado. Se for estudante, é indispensável fazer faculdade de Farmácia em uma instituição de excelência. Nesse sentido, a Anhanguera constitui excelente opção ao acadêmico.

Além de contar com credibilidade no mercado, oferece atendimento personalizado e preparação voltada para o trabalho prático. Aqui, temos o curso de Farmácia nas modalidades de ensino presencial e semipresencial — excelente para quem precisa de mais flexibilidade na rotina.

Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como conseguir bons cargos em Farmácia, não perca tempo e inscreva-se no vestibular 2020!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content