Por que os concursos de Direito são tão valorizados?

pesquisa jurídica

O concurso de Direito é bastante cobiçado e valorizado, pois permite alcançar cargos de prestígio em diferentes campos jurídicos. É o único modo de ocupar a posição de promotor público, procurador, juiz, diplomata, entre outros.

Apesar de serem provas de alto nível e muita concorrência, vale a pena, para quem fez a faculdade de Direito, dedicar um tempo para ler os editais e preparar-se para ingressar no serviço público.

Quer entender todos os diferenciais de passar em um concurso público nessa área? É só acompanhar o post que, nós, da Anhanguera, preparamos para você!

Estabilidade

O primeiro motivo pelo qual o concurso de Direito é tão valorizado é você ter a estabilidade no trabalho, o que não ocorre na iniciativa privada. É que quem trabalha em órgãos municipais, estaduais e federais dificilmente é demitido.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=d268a024-9671-4cc6-af8b-7cdfa49524fd]

Funciona assim: após três anos de atividade no cargo, você cumpre o chamado estágio probatório e, assim, adquire a tão sonhada estabilidade. Há risco de perder o emprego somente se você for responsabilizado por uma falta muito grave, mas tudo começa com um processo administrativo em que o concursado ainda tem a chance de se defender.

Para quem realiza suas funções da maneira correta, pode ficar tranquilo caso esteja no serviço público, pois não corre o risco de ter surpresas como um corte de pessoal.

Remuneração

Quando a gente fala de empregos públicos, geralmente os salários são mais vantajosos, especialmente em concursos que exigem nível superior. No caso de áreas jurídicas, a remuneração pode ser ainda mais atrativa, já que pode chegar ao teto constitucional, que é o salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Além de valores acima do que costumamos ver na iniciativa privada, você não terá o risco de ter atraso no recebimento, podendo pagar suas contas sossegado.

Então, se você fez o curso de Direito ou pretende ingressar nessa área, a dica é ficar de olho nas vagas públicas para conseguir se preparar com bastante antecedência. Aqui na Anhanguera, o aluno conta com um apoio especial — a graduação de Direito com Vade Mecum, uma parceira da instituição com a Saraiva Educação, que disponibiliza o Vade Mecum digital. O livro reúne as principais leis brasileiras e é fundamental na preparação para concursos.

Isso porque as provas do concurso na área jurídica são complexas, e a concorrência é alta. Em 2018, o concurso para técnicos e analistas do Ministério Público da União (MPU) teve 264.924 candidatos para 47 vagas. Apesar disso, vale o esforço nos estudos para ter um cargo de prestígio e uma situação financeira bastante confortável.

Afinal, com estabilidade e ganhos altos, você pode comprar casa, carro, programar viagens e ainda buscar seu aprimoramento profissional com cursos de pós-graduação.

Benefícios

Se você já ficou interessado na remuneração acima da média do mercado, precisa saber que muitas vagas de concurso de Direito oferecem ainda benefícios, como vale-alimentação, vale-transporte, adicional por tempo de serviço, gratificação por aprimoramento profissional ou por bom desempenho, entre outros.

Então, além de exercer uma função importante para a sociedade, ao trabalhar com Direito Público, você ainda tem diversas vantagens.

Experiência

Há diferentes opções de concurso de Direito nas esferas municipais, estaduais e federais, como:

  • técnico jurídico;
  • analista jurídico;
  • juiz estadual;
  • juiz federal;
  • defensor público;
  • promotor;
  • delegado de Polícia Federal;
  • delegado de Polícia Civil;
  • procurador público.

O mais interessante é que, ao contrário do processo seletivo de uma empresa — em que o currículo é analisado detalhadamente, e a experiência profissional é valorizada — no concurso, você ingressa ao conseguir ser um dos primeiros classificados na prova.

Para alguns cargos, como o de juiz, é preciso que o candidato comprove pelo menos 3 anos de atividades jurídicas. Assim, ao tentar a carreira pública, o primeiro passo é ler atentamente o edital para saber se você cumpre os pré-requisitos para disputar o concurso.

Não exigir experiência abre oportunidades para todos os bacharéis em Direito conquistarem um emprego público. Por isso, é fundamental se dedicar ao máximo na graduação: acompanhe as matérias, faça as leituras, tire dúvidas com os professores, entregue todos os trabalhos e forme grupos de estudo.

É que essa vasta bagagem de conhecimento será cobrada nas questões do exame, então dá para você se preparar desde o primeiro ano de faculdade. Somado a isso, é fundamental fazer cursos preparatórios de referência para esses concursos, como os da LFG. Outra vantagem bacana é que os alunos aqui da Anhanguera têm desconto nos cursos preparatórios da instituição, referência nacional para concursos públicos.

Ascensão profissional

Para muitos cargos públicos em Direito, você tem a oportunidade ascender profissionalmente, ocupando posições com maior responsabilidade e melhor remuneração. Tempo de serviço ou especializações que você faz ao longo da carreira ajudam a dar esse empurrãozinho.

Quem assume a posição de juiz ou um cargo no Ministério Público, tem um bom tempo na função e se destaca na carreira pode ser selecionado, por mérito ou indicação, para ser desembargador. Pode assumir, portanto, um papel importante ao bom funcionamento do sistema judiciário.

Qualidade de vida

Ao passar em um concurso, além de alcançar um cargo importante em diferentes áreas do Direito, você passa a ter mais qualidade de vida. Não tem a preocupação de perder o emprego ou ficar sem salário e, com isso, pode manter bem a sua família.

Precisamos destacar também que você terá uma boa aposentadoria, ou seja, não precisa se preocupar em como serão os seus ganhos no futuro.

Sem contar que, ao ser dedicado à sua função, pode construir uma carreira pública de sucesso, ocupando, por conta de sua experiência, posições mais altas, inclusive liderando equipes. Em resumo: o setor público também é uma forma de crescimento profissional.

Viu só como escolher a carreira jurídica ajuda você a ocupar um cargo público de destaque e ainda ter uma vida confortável? Então, comece a planejar seu futuro desde já: escolha uma boa faculdade na área e que vai ajudar você a passar em um concurso de Direito. Melhor ainda se ela tiver formas de ingresso facilitadas, como o vestibular online!

E aí? Gostou de conhecer os diferenciais do emprego público? Dê o primeiro passo para essa conquista: inscreva-se no vestibular da Anhanguera e comece a fazer o curso superior em Direito!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados