Afinal, qual o conceito de administração? Como se aplica ao curso?

conceito de administração

Toda vez que pensamos em um negócio, projeto ou empreendimento, entra na conversa a palavra “administração”. Esse termo, tão natural no mundo dos negócios, se refere ao processo de conduzir, controlar, governar ou gerenciar uma organização. Nesse sentido, o conceito de administração inclui a criação de regras e regulamentos, tomada de decisões, gerenciamento de operações, finanças, recursos humanos, marketing e comunicação, entre outros, para direcionar as atividades para alcançar uma meta ou objetivo comum.

Só pra ficar mais claro, a administração envolve alguns pontos básicos: planejamento, organização, coordenação e controle. Tudo isso é o que faz um negócio andar para a frente e crescer.

O conceito de administração é bastante amplo, motivo pelo qual existem diversas faculdades e especializações focadas em um de seus aspectos, como é o caso do curso de Administração e Negócios, sobre o qual falaremos neste post. Venha com a gente para entender mais!

Qual o conceito de Administração?

O conceito de Administração é amplo e muita gente trouxe definições consistentes ao longo do tempo. Em poucas palavras, podemos dizer que se trata de planejar, organizar, dirigir e controlar práticas de negócios para criar o mais alto nível de eficiência dentro de uma organização. 

A administração determina a estratégia e a direção da empresa. Ao contrário da crença de que um bom produto basta para o sucesso, sem uma gestão de excelência a marca rapidamente entrará em apuros mesmo com a melhor das soluções. Quanto mais complexa a operação de uma empresa, mais importante é uma gestão boa e eficiente.

Ao entrar na faculdade, certamente ouvirá falar de Peter Drucker (1909-2005). Ele foi um dos mais conhecidos e influentes pensadores em gestão sendo considerado o pai da Administração moderna. No centro de sua teoria estão os conceitos de descentralização, trabalho do conhecimento, gestão por objetivos e o método de metas SMART. Em resumo:

  • descentralização: significa que os gerentes devem capacitar os funcionários delegando tarefas;
  • gestão por objetivos: envolve os superiores e seus subordinados trabalhando juntos para definir metas comuns, identificar as áreas de especialização dos funcionários e estabelecer resultados esperados possíveis de medir;
  • método SMART: significa que esses objetivos precisam ser específicos (Specific), mensuráveis, (Measurable), alcançáveis (Achievable), realistas (Realistics) e temporais (Time based).

Dessa maneira, Drucker apresentou uma abordagem holística para uma organização ser conduzida e encorajou a existência de uma gestão criativa, em vez de burocrática. Mais ainda, insistiu que os gestores deveriam, acima de tudo, ser líderes ― flexíveis, inspiradores, inovadores e colaborativos.

Como esse conceito se aplica às empresas, na prática?

As teorias da Administração ajudam as organizações a focar seus objetivos, reconhecer pontos de melhorias, criar processos e operações mais simples e eficazes, ter uma comunicação mais assertiva e, principalmente, conquistar e manter os melhores funcionários. 

O uso do conceito de Administração nas empresas também permite que as lideranças se concentrem em seus objetivos principais. Quando um estilo de gestão é implementado, ele simplifica automaticamente as principais prioridades da organização. 

Ainda, é possível estreitar o relacionamento com as pessoas, o que permite criar um ambiente de trabalho mais feliz. Ao compreender esse conceito, a organização tem mais clareza sobre o que quer, como fazer para chegar lá e com quais recursos. 

Qual o principal objetivo do curso de Administração?

Agora que você já conhece o conceito de Administração, vamos entender o objetivo da faculdade. O curso de Administração e Negócios na Anhanguera visa trazer um conhecimento amplo ao aluno sobre a arte de se tornar um administrador.

Para isso, a faculdade é um curso da área de humanas em que você trabalhará uma série de disciplinas para atuar nos mais diferentes setores do mercado. Você vai aprender a fazer planejamentos de projetos, pesquisas de mercado e projeções de cenários. Além disso, terá noções de empreendedorismo, conhecerá técnicas de comunicação, marketing e vendas, finanças, gestão de pessoas e muito mais.

Ao término do curso, você terá a visão estratégica necessária para colocar qualquer empresa nos trilhos de um crescimento sustentável, ou mesmo começar uma organização do zero.

Como esses conceitos são vistos na graduação?

As teorias da Administração são vistas por meio de uma série de disciplinas ao longo dos 8 semestres de curso

O primeiro ano foi desenhado para você entender o que é administração, por meio de disciplinas como Teorias da Administração, mas também desenvolver algumas noções de economia e contabilidade. Já no segundo ano, você vai aprofundar conceitos de custos, orçamentos e administração mercadológica.

O terceiro e quarto anos são voltados para uma série de disciplinas técnicas de Administração para você entender o funcionamento do mercado e as tendências de inovação. Nesses períodos, você aprende a fazer diagnósticos da presente situação de uma empresa, além de conhecer termos específicos, como é o caso de índices econômicos e legislação.

Além do trabalho de conclusão de curso, ao longo da faculdade você desenvolverá projetos de criação de empresas, passando por todas as etapas — do papel ao início das operações.

? Você pode conferir aqui tudo sobre o curso de Administração!

Qual a importância de fazer um curso de Administração?

Administração e Negócios é uma área que nunca está em baixa, já que permite que o profissional trabalhe nos mais diversos os setores da economia. Além da formação generalista que a faculdade traz, você poderá se especializar em algum nicho de mercado e se tornar referência em gestão.

Se você já tem a sua empresa ou deseja ocupar cargos maiores em seu trabalho, o curso de Administração amplia o seu olhar sobre a atuação da organização, a execução dos processos e como está sendo o retorno sobre os esforços que a empresa realiza.

Ao compreender a administração de uma empresa, você consegue realizar uma gestão estratégica, baseada em dados, e com chances reais de sucesso. Em geral, os negócios que não sobrevivem no mercado resultam de erros importantes de gestão e, muitas vezes, não têm uma visão técnica nem estratégica de suas operações.

Vai fazer Administração? A anhanguera pode ajudar você!

O curso de Administração é uma graduação pautada pela inovação e está mudando a todo momento. Por esse motivo, a Anhanguera está entre as melhores faculdades do Brasil e oferece um ensino de ponta.

Oferecido nas modalidades presencial e EAD, o curso de Administração é focado na prática e coloca o aluno no centro do aprendizado. Para potencializar o trabalho de professores experientes, a infraestrutura do curso conta com ambientes especialmente preparados e uma plataforma de estudos qualificada para oferecer a você o melhor aprendizado.

Além disso, para que você se desenvolva ainda mais, a Anhanguera conta com:

  • aula Destaque, atividades online com alguns dos melhores profissionais do mercado;
  • trilhas de carreira, atividades complementares certificadas para o desenvolvimento de habilidades importantes a todo profissional;
  • serviço de apoio à carreira do aluno;
  • parceria com o Canal Conecta, maior portal de vagas de trabalho do país vinculado a uma instituição universitária.

Comece já a estudar!

Aqui, você conheceu o conceito de Administração e viu como essa faculdade é importante para as organizações. Se você se interessou por essa área, não deixe de escolher uma instituição de ensino que tenha credibilidade e experiência no mercado.

Se você se viu nessa profissão, não espere mais um segundo. Comece a investir agora em sua carreira: inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e mude seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados