Como ser um Professor Universitário? Aprenda as etapas para chegar lá!

pedagogo em sala de aula

O professor é um profissional que costuma ser admirado e respeitado por passar todo o seu conhecimento a quem está crescendo na vida, desde os primeiros passos até a faculdade. Você que sonha com esta profissão, sabe como ser um professor universitário?

Existe um longo caminho a se percorrer até ser um educador em uma instituição superior, porém ela pode ser a mais vantajosa. Por ser um cargo que ajudará na formação de muitos profissionais, ele exige conhecimentos específicos. Mas não esquente a cabeça que vamos te mostrar tudo neste texto!

O que faz o professor universitário?

Antes de saber como ser um professor universitário, vamos falar um pouquinho sobre a função dele. A essência não foge muito da de um professor de ensino médio, por exemplo. A missão é ministrar e preparar o material didático das aulas para o curso superior. Ele deve fazer isso conforme a orientação e a grade curricular determinada pela instituição de ensino.

Além disso, ele aplica o conteúdo em sala de aula, as provas, desenvolve trabalhos em aula. Em alguns casos, o professor universitário também pode acompanhar o progresso do aluno caso seja o estagiário em alguma empresa. Outro ponto importante é ser o orientador nos famosos TCC’s (Trabalho de Conclusão de Curso).

É uma profissão cheia de responsabilidades e expectativas. O professor irá passar seu conhecimento para um estudante que sonha em entrar no mercado de trabalho. Do outro lado, o aluno tem esperanças de que o docente o ajude na formação.

Como ser um professor universitário?

Se você quer conhecer como ser um professor universitário, saiba que, em primeiro lugar, há diferentes maneiras de fazer parte deste grupo. Isso porque cada instituição pode ter suas regras, ainda mais entre faculdades públicas e privadas. Entretanto, existem alguns requisitos básicos para se iniciar na carreira de docente no Ensino Superior.

O primeiro deles é, sem dúvidas, ser graduado, porém, não basta apenas isso. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o bacharelado não é suficiente e é preciso ter uma pós-graduação. No caso das faculdades privadas, o indicado costuma ser o latu-senso, enquanto nas públicas é o stricto sensu, com programas de mestrado e doutorado.

As duas pós-graduações são válidas para você iniciar a carreira como professor universitário. Porém, preste atenção às exigências feitas pela instituição que você deseja trabalhar.

Muitos professores acabam se formando em uma área específica, como Direito, Administração e Engenharia, por exemplo. Depois, para ingressar no mundo do ensino superior, fazem uma faculdade ou pós-graduação em pedagogia.

Esta é uma área essencial para quem busca ser professor, isso em qualquer nível de ensino. Durante o curso de pedagogia, o estudante tem o foco em desenvolver técnicas de ensino, seja para o ambiente escolar ou universitário.

Mas e o salário?

A profissão de professor universitário é bem variada, tanto no sentido de instituição de ensino como de cargo em si. Existem no país diferentes níveis de faculdades privadas e públicas. Além disso, algumas áreas acabam sendo mais valorizadas do que as outras, como é no mercado de trabalho.

A média do salário de um professor universitário no Brasil é de quase R$ 5 mil. Entretanto, como dissemos, varia bastante. Alguns professores em universidades públicas podem ganhar bem mais do que isso, dependendo de suas qualificações.

Qual a diferença entre a rede privada e pública?

Existe uma grande diferença na maneira de ingressar na carreira de professor universitário na rede privada e na pública. Para as instituições do governo, é preciso prestar um concurso público.

Ele é necessário para trabalhar em universidades federais ou estaduais. Por isso, se este é o seu sonho é preciso ter atenção na abertura de editais e estudar o que está descrito nele. O concurso nesta área envolve, além da prova, análise curricular. Então, desta maneira, é importante participar de iniciações científicas, fazer o máximo de cursos que conseguir.

Já para ingressar na rede privada, seja uma Faculdade ou Centro Universitário, funciona como é realmente no mercado de trabalho. Quanto mais qualificado e com experiência tiver, maior será as chances de trabalhar em uma instituição de ensino de qualidade.

Como ser um bom professor universitário?

Não importa se é na rede pública ou privada, se você for um bom professor universitário será bem recompensado. E isso não quer dizer apenas financeiramente, mas também como profissional em si. Então, confira algumas dicas que separamos para você se tornar um grande professor!

1 — Qualificação e treinamento

Em qualquer área a qualificação é essencial, mas na docência é mais ainda. Até porque você está lá para transmitir conhecimento, então nada melhor do que tê-lo. Busque uma formação e cursos além do que é exigido pela instituição para você dar aulas. Isso, com certeza, será um diferencial. Fazer um estágio em docência também é interessante para você se habituar ao ambiente de sala de aula.

2 — Se atualize!

Participe de palestras, cursos, leia bastante, ainda mais publicações científicas. Não é porque você se qualificou que irá ficar parado no tempo. Em todas as áreas, é fundamental seguir as novidades e as atualizações no campo do conhecimento. Assim, você saberá o que está acontecendo no mercado de trabalho e terá mais base para ensinar seus alunos.

3 — Planejamento é tudo!

Um professor universitário desorganizado terá mais dificuldades de ensinar e isso é fato. Faça o planejamento não apenas das aulas, mas também do que irá ministrar no mês, no bimestre, no semestre. Assim, você terá um plano de ensino sólido para segui-lo durante todo o ano letivo.

4 — Encoraje os alunos

O curso superior muitas vezes é o último passo do estudante rumo à carreira profissional. Incertezas e medos vão surgir, mas é fundamental o professor, que já passou por tudo isso, encorajá-lo. Faça o aluno ser mais produtivo em sala de aula e, ainda mais, entenda a diversidade entre eles.

Siga o seu sonho!

YouTube video

Estas foram apenas algumas dicas de como ser um professor universitário qualificado e de sucesso. Mas antes disso você precisa ser um estudante matriculado em Pedagogia! Para isso, que tal fazer seu curso de graduação na Anhanguera?

Inscreva-se  no vestibular da Anhanguera para Pedagogia e siga o seu sonho de se tornar um professor universitário!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.