Passo a passo: como se sair bem em uma entrevista de estágio

pessoas em entrevista de emprego

Estagiar em uma empresa é a porta de entrada para diversas oportunidades profissionais. Não são raros os casos de estagiários que acabam sendo efetivados após a experiência ou que, por meio dos contatos feitos durante o período, são indicados para vagas de emprego. Por isso mesmo, aprender como se sair bem em uma entrevista de estágio é fundamental. E você, já sabe como se portar e o que esperar desse momento?

Foi pensando nisso que, neste post, montamos um passo a passo a fim de ajudar você a ter uma entrevista bem-sucedida. Assim, terá em mãos as informações necessárias para conquistar a tão sonhada vaga de estágio. Vamos conferir?

Estude a empresa de antemão

A primeira dica de como ser aprovado em um estágio começa muito antes da entrevista. Para estar bem-preparado e, ainda, demonstrar interesse pela oportunidade, pesquise sobre a empresa. Visite o site da organização e leia sobre sua atuação e produtos/serviços oferecidos.

Essa é também uma forma de evitar situações desagradáveis no momento da entrevista. Afinal de contas, se o recrutador fizer perguntas relacionadas a alguma solução disponibilizada pela empresa, você não ficará perdido e já saberá do que se trata.

Vista-se de forma adequada

A forma como você se veste transmite muito sobre você e a mensagem que deseja passar. Para não correr o risco de acabar passando uma mensagem errada durante a entrevista de estágio, vestir-se de maneira adequada à ocasião é uma regra de ouro. Agora, você deve estar se perguntando o que exatamente seria “adequada”, certo?

Aqui, a palavra adequada refere-se às normas da empresa na qual você fará a entrevista. Caso se trate de uma multinacional mais tradicional, por exemplo, a situação pede uma vestimenta com um toque de seriedade. Já no caso de startups e de empresas mais jovens, tudo bem ter um estilo mais informal. De toda forma, é crucial apostar no bom senso e evitar exageros.

Chegue ao local com antecedência

A pontualidade é algo apreciado não só no processo seletivo de emprego ou estágio, mas em todos os compromissos profissionais que você assumirá ao longo da carreira. Ser pontual é uma maneira de mostrar organização, responsabilidade e até mesmo interesse.

Por outro lado, sabemos que contratempos podem acontecer com qualquer um. Portanto, o melhor a se fazer é chegar à empresa com antecedência. Para isso, busque fazer o trajeto de antemão a fim de analisar como é o trânsito e não ser surpreendido.

No grande dia, faça tudo para conseguir estar no local ao menos 20 minutos antes do horário combinado. Caso ocorra algum imprevisto, ligue para a empresa e explique a situação.

Mostre confiança durante a entrevista

Até mesmo aqueles que já sabem como é uma entrevista de estágio e já participaram de algumas se sentem nervosos e ansiosos em relação ao momento. Embora esses sentimentos sejam naturais, é importante saber controlá-los para não deixar que interfiram em sua conduta.

Saiba que a confiança do candidato é um dos principais pontos analisados na entrevista de estágio. Isso porque se trata de uma característica em comum entre os profissionais que sabem o que querem e que estão preparados para lidar com situações adversas no dia a dia de trabalho.

Dessa forma, não hesite ao responder às perguntas do recrutador e demonstre desenvoltura ao falar. Use a necessidade de fazer estágio como um favor motivador para manter a confiança e conquistar a vaga.

Prepare-se para responder às perguntas

Uma dica primordial de como se sair bem em uma entrevista de estágio é estar preparado às perguntas que serão feitas no momento. Já vá preparado para responder às mais diversas questões, das mais complexas às mais pessoais. Isso porque o intuito do recrutador durante a entrevista é conhecer bem o candidato, de modo a saber se você se encaixa no perfil procurado pela empresa.

Uma forma de se preparar quanto a isso é treinar, em casa mesmo, como você responderia às possíveis perguntas — o que também é um ótimo exercício para trabalhar a confiança. A seguir, listamos algumas das que costumam ser feitas no momento. Veja:

  • o que você conhece sobre a nossa empresa?
  • por que você gostaria de estagiar conosco?
  • o que você busca com essa experiência?
  • o que gosta de fazer no momento de lazer?
  • você tem alguma experiência com o trabalho que desenvolverá?

Saiba se portar em videoconferências

Em tempos como o da pandemia da Covid-19, grande parte dos processos seletivos está acontecendo de forma virtual. Além disso, muitas plataformas como o Canal Conecta, portal de vagas de emprego e de estágio exclusivo aqui dos alunos da Anhanguera, oferecem a possibilidade de entrevistas online.

Por isso mesmo, é igualmente importante se preparar para uma videoconferência. Se você ainda não tem experiência com esse tipo de encontro remoto, não se preocupe. Abaixo, reunimos um passo a passo de como se comportar na entrevista virtual. Veja só:

  1. procure um ambiente bem-iluminado e mais isolado em sua casa, de modo a evitar pessoas passando atrás de você ou entrando no cômodo durante a entrevista;
  2. participar de uma entrevista virtual não significa que você pode usar qualquer roupa diante da câmera. Siga a dica que demos para as entrevistas presenciais e vista-se de acordo com a ocasião;
  3. elimine todas as possíveis distrações que estiverem por perto, como celular, televisão ligada e até mesmo outras páginas abertas no navegador do computador;
  4. posicione a câmera para que você apareça da cintura para cima.

O restante do passo a passo é o mesmo que mencionamos para a entrevista presencial, combinado? Ah, e aproveite para conferir também as dicas do Canal Conecta sobre como se sair bem em uma entrevista:

Pronto! Agora você já sabe como se sair bem em uma entrevista de estágio. Seguindo as dicas do post, tenha a certeza de que conquistará a tão sonhada vaga! Lembre-se de manter a confiança e aproveite também para usar a capacitação adquirida na graduação a seu favor, mostrando que ela será importante para o trabalho a ser exercido na empresa.

Por falar em graduação, que tal aproveitar para se inscrever no vestibular da Anhanguera? Aqui, você não só cursará uma formação de qualidade, como também terá acesso às melhores oportunidades de estágio!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content