Saiba como fazer um currículo para Odontologia em 5 passos

como fazer currículo odontologia

Em qualquer processo seletivo, seja para um contrato de trabalho, seja para uma oportunidade de estágio do curso de Odontologia, o currículo é a vitrine do candidato. Logo, precisa ter uma boa aparência, estar bem-formatado e conter informações que revelem o quanto o candidato é competente e bem-preparado para concorrer à vaga.

Além disso, esse documento precisa ser objetivo, sucinto e visualmente fácil de ler. O motivo é simples: os recrutadores têm uma pilha de currículos para analisar, e a maioria destes é descartada em não mais de 29 segundos, como aponta reportagem do portal G1.¹

Por esse motivo, é melhor ficar longe de errar em detalhes e acabar batendo na trave em processos seletivos importantes, não é mesmo?

Para que você não se perca nessa empreitada, nós da Anhanguera explicamos, neste post, como fazer seu currículo de Odontologia. Ressaltamos em 5 passos as principais informações a serem apresentadas, bem como as opções de formatação ideais ― além, claro, dos erros que você não pode cometer. Vamos lá? Aproveite a leitura!

Conheça os modelos de currículo

Os modelos de currículo variam conforme a área de atuação e o objetivo. Com exceção das carreiras criativas, por exemplo, Design, Artes e Comunicação, em geral, os currículos seguem um padrão formal.

De qualquer forma, o principal ponto ao escolher um modelo de currículo de dentista é ter em mente o que pretende com ele, tanto na fase acadêmica quanto após ter se formado. 

Em especial no caso dos estudantes, saiba que não é para se envergonhar se seu currículo não tiver lá muitas experiências. Naturalmente, os recrutadores dos processos seletivos indicados a você já esperam algo mais enxuto. 

Mesmo assim, invista em um currículo criativo. Pensando nisso, veja rapidamente alguns modelos de currículo para entender as diferenças:

  • currículo simples em texto ― forma mais comum, com tópicos descritivos distribuídos como o candidato queira;
  • currículo cronológico ― ressalta a trajetória profissional por ordem dos acontecimentos, como uma linha do tempo;
  • currículo temático ― ressalta conhecimentos e habilidades;
  • currículo combinado ou misto ― mescla experiência profissional e educação de maneira equilibrada;
  • videocurrículo ― é o currículo em vídeo, mais usado para entrevistas de emprego online;
  • currículo com carta de apresentação ― inclui um texto narrativo sobre sua trajetória;
  • currículo com fotografia ― costuma ser utilizado quando o processo seletivo solicita.

Aprenda a fazer a formatação

No caso do currículo de um estudante de Odontologia, ou de um profissional recém-formado, o modelo mais indicado é o currículo simples em texto. Porém, você não jogará as informações em uma folha de papel e pronto. Lembra que o objetivo é impressionar?

Para começar, vamos falar sobre o design do seu currículo. Como dissemos, procure que ele seja leve, tenha espaços em branco e não seja um amontoado de informações que poluem a visualização.

Na internet, existem zilhões de modelos de currículos com templates prontos e gratuitos para você baixar e preencher. Uma sugestão é utilizar os recursos do Google Documentos. Além de apresentar vários templates, seus arquivos são gravados na nuvem automaticamente.

Agora algumas dicas de formatação:

  • utilize margens amplas;
  • utilize, se quiser, linhas para separar grandes partes, desde que sejam discretas;
  • caso queira fugir do “pretinho básico” nas cores, tudo bem, mas seja coerente. Por exemplo, cores como bordô e cinza são sóbrias e caem muito bem;
  • prefira utilizar somente 1 tipo de fonte para todo o texto;
  • destaque os subtítulos com fonte maior;
  • utilize negritos e itálicos com cuidado;
  • tenha um padrão de escrita para datas, nomes de instituições, cursos, tanto na maneira de escrever quanto na ordem das informações. 

Organize o currículo de forma lógica

Agora que você já formatou seu currículo de Odontologia, é importante escolher a organização lógica. Sugerimos que você separe o documento com as seguintes seções.

Dados pessoais

Divulgue informações pessoais básicas e dados para contato. Por exemplo:

Bruno Cortella Ramos ― estudante do 8.º semestre de Odontologia

Telefone/WhatsApp: (00) 10000-0001

Cidade: Vitória, Espírito Santo

E-mail: bcramos@emaildeodonto.com.br

LinkedIn ― Facebook ― Instagram (optativo)

Objetivo

Em um parágrafo de, no máximo, 5 linhas, com frases curtas e em ordem direta, você vai escrever suas pretensões de carreira e por que está se candidatando àquela vaga. Evite adjetivos em excesso e bajulação ao recrutador/empresa.

Experiência laboral

Coloque suas experiências mais relevantes, ainda que tenha tido pouca ou nenhuma atuação na área (como é o caso do currículo de estágio de Odontologia ou primeiro emprego). Quanto à formatação, busque sempre a ordem reversa ― da experiência mais recente para a mais antiga.

Formação Acadêmica

Os locais onde você estuda(ou), também em ordem cronológica reversa. Se houver experiências internacionais, como intercâmbio, vale inserir aí.

Habilidades

Aqui, você vai descrever suas habilidades ou áreas em que mais se destaca. Lembre-se de destacar o que faz o profissional de Odontologia do seu nível de experiência. Veja alguns exemplos gerais:

  • assistência em cirurgias corretivas;
  • extração de dentes;
  • limpeza;
  • procedimentos emergenciais;
  • restauração;
  • saúde da família.

Para os estágios, você também pode mencionar habilidades relacionadas às matérias de Odontologia nas quais você se dá melhor.

Informações adicionais

Nessa área, você pode inserir outras informações relevantes:

  • participação em eventos, como congressos, palestras;
  • experiência com tecnologias da área;
  • idiomas que domina;
  • trabalho voluntário.

Destaque informações importantes

Uma confusão comum na hora de montar o primeiro currículo para Odontologia é achar que todas as experiências da vida são importantes. Se isso for feito com a mera tentativa de rechear o documento, não perca seu tempo. Afinal, os recrutadores sabem quando alguém está enrolando e, provavelmente, seu currículo vai parar no arquivo. 

Então, coloque as experiências que realmente achar relevantes, ok? Uma dica para isso é inteirar-se sobre o mercado de trabalho para Odontologia. Se estiver na faculdade ainda, você pode conversar com seus professores sobre o que inserir no currículo. Aos já formados, vale visitar sites de empregabilidade, como o Canal Conecta, exclusivo aqui dos alunos da Anhanguera, e ver quais são as oportunidades em alta.

Confira aqui o que não fazer 

Para terminar, confira os principais erros que as pessoas cometem na hora de montar seus currículos. Veja exemplos do que não fazer!

  • deixar passar erros de ortografia, gramática e formatação;
  • deixar seu currículo muito longo;
  • destacar mal suas realizações;
  • ignorar lacunas em seu histórico profissional;
  • inserir contatos inválidos ou inapropriados;
  • mentir ou exagerar a verdade;
  • não filtrar as informações importantes;
  • não inserir um objetivo;
  • usar o mesmo currículo para diferentes vagas, sem adaptá-lo.

Tudo pronto para conquistar sua vaga de Odonto?

Agora, você já sabe como fazer um currículo de Odontologia. Basta pôr a mão na massa e deixar o seu prontinho. Mas, antes de terminarmos, uma pergunta: como anda sua formação universitária?

Saiba que a faculdade é essencial para sua formação profissional seja completa e você consiga realmente crescer na carreira. Mesmo que você já tenha um curso técnico em Odontologia, saiba que precisa ir além e conquistar o diploma da graduação.

Então, dê mais um grande passo na sua carreira. Inscreva-se já no vestibular da Anhanguera e estude em uma das melhores faculdades do país!

¹ Fonte Globo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content