Como estudar faltando um mês para o vestibular?

como estudar faltando um mês para o vestibular

A preparação para o vestibular é algo que leva tempo. Por conta do grande conteúdo abordado nas provas — sejam elas os vestibulares próprios das instituições, seja o Enem —, é preciso de tempo para organizar a matéria e ver tudo o que realmente importa para essas provas.

No entanto, se você está por aqui, é por um dos motivos a seguir: ou quer saber como revisar o seu conteúdo na reta final ou precisa se “virar nos 30” e quer saber como estudar faltando um mês para o vestibular.

Pensando nessas duas possibilidades, passaremos algumas dicas para ajudar você, ok? Esperamos que goste do conteúdo e que as informações sejam úteis para a sua preparação nesse momento tão importante. Boa leitura!

Como estudar faltando um mês para o vestibular?

Se você ainda não começou a estudar esse ano e pretende fazer uma corrida contra o tempo na reta final, as próximas dicas são para você. Vamos lá?

Leia o edital e pesquise temas de maior incidência no vestibular

O primeiro passo para a preparação é entender como é a prova do vestibular e o que é cobrado nela. Para isso, a leitura do edital é indispensável!

No edital, também são informados os principais conteúdos cobrados nas provas, ou seja, o que você deve estudar. Dar uma olhada nessa parte do documento e pesquisar a incidência dos assuntos nas provas é algo que ajudará na delimitação do que você realmente precisa ver.

Faça um cronograma de estudos

A partir dessa coleta de informações, é hora de organizá-las! Com os principais assuntos em mãos, chegou a hora de fazer um cronograma de estudos para a faculdade e mandar ver!

É importante priorizar as matérias com as quais você tem mais dificuldade. Afinal, elas serão o seu diferencial na prova. Ainda assim, não esqueça aquelas com as quais você tem mais facilidade — elas são os seus pontinhos garantidos. Busque o equilíbrio com sabedoria.

Estude no tempo livre

Nem sempre dispomos de muito tempo para estudar, em meio a tantas obrigações do dia a dia. Mas o importante é dedicar um tempo todos os dias para isso, mesmo que não sejam horas e horas a fio.

E lembre-se: estudar no tempo livre não significa não ter lazer, ok? Descansar também é fundamental para a absorção do conteúdo. Nada de ultrapassar os próprios limites!

Conte com formas alternativas de estudar

Não sabe como começar a estudar para o Enem ou outro vestibular? A dica é: busque uma forma de estudo que mais combine com você.

Há muitas técnicas que podem ser utilizadas, como a Pomodoro, na qual você estuda por um certo período e tira uma pausa. Essa estratégia é excelente para quem não tem o hábito de estudar e para quem precisa correr contra o tempo, como você!

Não se esqueça das questões

Sabemos que o tempo é curto, mas é muito importante que você faça o máximo possível de questões sobre os temas vistos. Pelo menos umas 10 sobre cada conteúdo!

Isso ajudará não só na fixação do conteúdo, mas também na descoberta de possíveis lacunas no aprendizado, e dará tempo para que você possa preenchê-las e tirar as suas dúvidas antes do dia da prova.

Gerencie bem o seu tempo

Por fim, uma dica indispensável: gerencie o seu tempo de maneira inteligente. Há pouco dele, e a procrastinação deve ser devidamente excluída de seu vocabulário nesse momento!

Conseguir uma vaga na faculdade estudando apenas um mês é um grande desafio, por isso, leve-o a sério. É possível, mas exigirá comprometimento e muita disciplina de sua parte. Estamos torcendo por você!

Como revisar o estudo faltando um mês para o vestibular?

Agora, se você estudou ao longo de todo o ano e quer saber como fazer uma revisão eficiente no mês final, confira as dicas a seguir.

Faça questões e simulados

A melhor e mais eficiente maneira de revisar o conteúdo visto ao longo do ano é fazer simulados e questões sobre os temas estudados.

Assim, você identifica quais são as dúvidas persistentes naquele assunto e relembra conceitos que já tinham sido esquecidos. Sem contar, é claro, que se prepara na prática para o dia da prova!

Use mapas mentais

Mapas mentais são excelentes para a memorização de conceitos e a sua relação com outros temas.

Dentre as técnicas de estudos, essa é uma das mais eficientes! O simples ato de montar o mapa já é uma ótima revisão, mas eles são ótimos para relembrar os conceitos ao longo do ano e também no último mês antes do vestibular.

Invista nos flashcards

Os flashcards também são uma maneira muito eficiente de estudar. Eles consistem em pequenos papéis (como post-its maiores) contendo uma pergunta em um lado e, no verso, a resposta correspondente.

Os flashcards podem ser utilizados tanto para um estudo solitário quanto em um grupo. Faça perguntas para seus colegas ou para si e tente relembrar os conceitos vistos!

Não passei no vestibular. E agora?

Não se preocupe! Você está no caminho certo. O tempo que você estudou não foi perdido e agora, você tem muito mais conhecimento do que tinha antes de começar, certo?

A jornada para o vestibular é uma escada longa e você, certamente, já andou muitos degraus. Por isso, levante a cabeça e comece a se preparar para uma nova fase de estudos!

Mas há esperança de você ingressar na faculdade ainda esse ano. Que tal fazer o vestibular online da Anhanguera?

Nossa faculdade é uma instituição renomada, que oferece uma série de cursos e tem toda a infraestrutura física e digital para que você possa se tornar um ótimo profissional. Aqui, você pode conquistar uma bolsa de 100% e muito mais!

Saiba mais sobre as nossas bolsas, benefícios e convênios e também sobre as formas de ingresso da Anhanguera visitando o nosso site institucional.

Aproveite também e confira os nossos diferenciais, como a Aula Destaque, as Trilhas de Carreira e as Habilidades Digitais. E venha fazer parte desse time!

O que você está esperando?

Agora que você já sabe como estudar faltando um mês para o vestibular, não perca mais tempo! Comece a organizar os seus estudos ou revisão desde já e faça um bom uso de suas horas, sem desperdiçá-las.

Aproveite e inscreva-se agora mesmo para o vestibular Anhanguera no curso de seus sonhos! Essa é mais uma chance de ingressar, já no próximo semestre, em uma faculdade que é referência no ensino.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados