Entenda qual a função da OAB no mundo do Direito!

tipos de advogados

Você sabe qual a função da OAB? Se ainda não tem esse conhecimento, saiba que não é o único! Muita gente não conhece as responsabilidades dessa entidade, sabe apenas que um bacharel em Direito precisa passar no exame da Ordem para advogar.

Pensando nisso, resolvemos trazer este post. Aqui, contamos tudo o que você precisa saber sobre o papel da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Direito e na sociedade.

Bora ficar por dentro do assunto com a gente?

O que é a OAB?

Para começar, é interessante saber exatamente o que é a OAB, não é mesmo? Ela é uma entidade criada com intuito de representar a classe brasileira de advogados e definir as normas da categoria no país.

Ao contrário do que muita gente imagina, a Ordem é um serviço público independente, não sendo subordinada ao poder público.

Qual é a função da OAB?

Entendendo o que é a Ordem dos Advogados do Brasil, é a vez de descobrir a função dela. Na prática, ela é responsável por orientar e fiscalizar o exercício da advocacia, prevenindo as atividades que ferem o Código de Ética.

Além disso, como dissemos, a OAB aplica o Exame da Ordem — uma avaliação que autoriza os bacharéis em Direito a atuarem na profissão. Isso significa que, se o graduado não passar nessa prova, não poderá exercer sua formação. 

Outra função da OAB que a grande parte das pessoas desconhece é a defesa da Constituição, do Estado de Direito, da justiça social e dos Direitos Humanos. Assim, a Ordem tem participação ativa na construção de uma sociedade mais justa!

Por que os advogados precisam se registrar na OAB?

Se você ficou na curiosidade para saber por que um bacharel em Direito precisa passar na prova da OAB para advogar, chegou a hora de acabar com essa dúvida! A verdade é que existem duas razões principais para um advogado ser registrado na Ordem.

A primeira é que sendo vinculado à OAB, o profissional tem a entidade para ajudá-lo a lutar pelos seus direitos. Afinal, a organização regulamenta toda a profissão. Assim, se houver alguma inconsistência na atividade do Direito, a Ordem pode intervir.

O outro motivo é que a exigência da aprovação no Exame da Ordem transmite maior credibilidade da profissão para a sociedade. Isso porque a prova tem um nível de dificuldade bem avançado, aprovando somente profissionais que realmente se dedicaram ao Direito.

Como se tornar um advogado?

Após entender a função da OAB no mundo do Direito, é possível que você queira saber como se tornar um advogado. Afinal, um profissional de sucesso na área tem um salário muito atraente!

O primeiro passo para ser um advogado é cursar uma faculdade de Direito renomada e reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), como a Anhanguera. Assim, você garante uma boa educação e melhores oportunidades no mercado.

Na Anhanguera, além de estudar com um corpo docente de respeito e em uma infraestrutura massa, você pode ter a oportunidade de conseguir bolsa de estudos em Direito. Bom, hein?

Como você viu, a Ordem dos Advogados do Brasil é uma entidade que atua não só para o direito dos profissionais da categoria, mas também da sociedade. Agora que você sabe qual a função da OAB e como se tornar um advogado, já pode colocar a nossa dica em prática e vir para a Anhanguera!

E aí, bora fazer parte do time de estudantes de Direito da Anhanguera? Não perca tempo e faça a sua inscrição no vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados