Comfort Food: o que é e como está transformando o mercado?

Comfort Food: o que é e como estra transformando o mercado?

Quando você escuta a expressão “comfort food”, o que vem à sua mente? Provavelmente uma variedade de sabores que despertam uma sensação gostosa e confortável, certo? Essa é a proposta desse estilo culinário, que busca temperos, modos de preparo e detalhes típicos da cozinha caseira. 😋😋

O comfort food tem ganhado espaço inclusive na alta Gastronomia, por ser tão bem-aceito entre amigos, colegas e familiares que querem desfrutar de um momento gastronômico agradável, sem precisar cozinhar. E é claro que esse mercado reserva uma série de oportunidades a quem estiver disposto a aproveitar. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue de olho!

O que é Comfort Food?

A comfort food é a arte de proporcionar bem-estar, simplicidade e emoção por meio dos pratos.

É um termo em inglês usado para se referir exatamente à comida confortável. Essa sensação vem de uma série de memórias culinárias que desenvolvemos ao longo da vida.

Nessas circunstâncias, a apreciação desse tipo de comida costuma estar associada a momentos bastante afetivos. E elas podem ser rebuscadas graças ao talento de alguns chefs.

Por que se tornou uma tendência em Gastronomia?

Depois de vivermos a era do fast e do junk food, muitas pessoas perderam um pouco a conexão com aqueles pratos que realmente despertaram seus sentidos para a Culinária. Hoje, no entanto, temos a oportunidade de rebuscar esses valores, principalmente em nossos grupos sociais, por meio da comfort food.

Quer uma prova disso? Observe o quanto os termos “tradicional” e “caseiro” têm estado até mesmo entre as embalagens de produtos alimentícios. Em resumo, as pessoas sentem falta da comida de casa, e a Gastronomia está atenta a isso.

O que esperar do futuro desse mercado considerando esse cenário?

Embora os indícios sejam de um futuro recheado de comidas rápidas e práticas, não são poucas as pessoas que valorizam e até estão dispostas a pagar mais por comfort food. O segredo está na experiência que envolve o alimento e traz à tona uma série de bons sentimentos.

Em uma era tão tecnológica e de tantas inteligências artificiais, as refeições podem se transformar em um portal para as conexões humanas e simples. Por isso, é cada vez mais fácil encontrar um grupo de amigos ou uma família desfrutando de pratos assim.

Aliás, para quem se interessa pela área, saiba que é possível se especializar em diferentes categorias de comfort food, como:

  • comidas nostálgicas — que são aquelas que lembram alguém, alguma data especial ou algum lugar;
  • comidas de indulgência — que são as que se importam menos com as calorias e mais com o prazer de comer bem;
  • comidas de conveniência — que são as que estão acessíveis em vários locais, como produtos industrializados que simulam os caseiros;
  • comidas de conforto físico — cuja temperatura e textura causam um prazer à parte do sabor.

No entanto, para que esse futuro de comfort food seja de fato possível, é fundamental que tenham profissionais capacitados e interessados em desenvolver esse tipo de culinária. Por isso, se você se interessa pela área, talvez seja uma boa hora para começar a dar os seus primeiros passos na carreira em Gastronomia.😉

Que tal ser um chef especializado em comfort food?

E sabe qual o primeiro passo? Obter um diploma de ensino superior.👩🏽‍🎓Aqui na Anhanguera, oferecemos um curso tecnólogo em Gastronomia de dois anos que te prepara pra criar deliciosas comfort foods e muito mais. Com professores capacitados, infraestrutura de ponta, avaliação continuada e programas de bolsas e descontos, você vai se tornar um chef de sucesso! 👨🏽‍🍳

Vem estudar com a gente! Inscreva-se para o vestibular online do curso de Gastronomia da Anhanguera e comece agora!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados