O curso de Ciência da Computação é concorrido no SISU?

Você já sabe o que fazer após a conclusão do ensino médio? Se tem o sonho de se tornar um engenheiro, saiba que ingressar no ensino superior é uma boa opção para se profissionalizar e conquistar o emprego dos sonhos.

Caso opte por uma instituição de ensino pública, é bom saber se o curso de Ciência da Computação é concorrido no Sisu, já que várias faculdades usam esse programa para selecionar os candidatos. Nesse caso, é bem simples participar, já que ele utiliza a nota do Enem como critério.

Neste post, vamos mostrar se a faculdade de Ciência da Computação é concorrida no Sisu e quais as melhores alternativas de bolsas e descontos. Confira!

Como funciona o SISU?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) funciona como um grande vestibular que faz a seleção de estudantes para faculdades públicas em nível nacional. Esse programa é bem democrático: candidatos de todo o país podem participar do processo seletivo para concorrer a uma vaga nas instituições federais e estaduais de ensino superior.

Sabe aqueles programas de financiamento e bolsa que pedem uma renda familiar máxima? Bem, o Sisu é um pouco diferente e não apresenta muitos pré-requisitos para quem deseja participar. Algumas das exigências são: 🧐

  • não zerar a redação;
  • alcançar a nota mínima (que depende da faculdade e do curso);
  • ter participado da última edição do Enem.

O Sisu não é válido apenas para quem estudou em escolas públicas. Então, estudantes de colégios particulares também podem participar sem problema. Além disso, não há limite de idade, e mesmo que você já tenha uma graduação no currículo poderá concorrer a uma vaga.

A seleção dos estudantes ocorre duas vezes ao ano e não há diferenças em como funciona o Sisu do segundo e do primeiro semestre. Os dois usam a nota do Enem, e o sistema — que é informatizado — seleciona as maiores notas.

A primeira edição, que ocorre no início do ano, costuma abrir as inscrições em janeiro. Já no segundo semestre, o sistema abre para o inscrito no mês de junho. De toda maneira, é fundamental verificar o site do Sisu e ficar de olho no cronograma.

É importante lembrar que você pode escolher até duas opções de graduação. As vagas são ocupadas por quem obteve uma pontuação mais alta no Enem. Logo, o candidato que obteve a nota maior ficará em primeiro lugar, seguido da segunda nota maior e assim por diante.

Quanto preciso tirar no Enem para cursar Ciência da Computação pelo SISU?

Para conquistar o sonho de ingressar em uma faculdade pública e fazer o curso de Ciência da Computação, saiba que você precisará estudar bastante. Isso porque a nota de corte média é de 705 pontos, mas também é possível chegar a pontuações bem mais altas, como 843. 😲

Logo, todos os candidatos que ficam abaixo disso não podem participar do processo seletivo, sendo eliminados. Os demais participam, mas apenas ocupam as vagas aqueles que alcançaram uma pontuação mais alta.

Assim, como foi possível perceber, a nota costuma ser bastante elevada, principalmente por conta da grande concorrência e da baixa oferta de vagas disponíveis.

Além disso, não existem muitas exigências para fazer a inscrição no Sisu, pois não é necessário comprovação de renda ou idade. Boa parte das vagas se destinam aos cotistas, como indígenas, negros e aquelas pessoas que cursaram o ensino médio em escola pública.

É muito difícil conquistar essa nota?

Como vimos, o curso de Ciência da Computação é concorrido no Sisu e, para conquistar o sonho de ingressar nessa graduação em uma faculdade pública, é fundamental tirar uma boa nota.

Para isso, é necessário se dedicar a longas horas do dia aos estudos e desenvolver várias habilidades para se dar bem na prova do Enem. Além disso, você deve ter disciplina e disposição para frequentar cursinhos pré-vestibulares e para tirar as dúvidas com os professores. 👍

Confira outras dicas para conquistar uma boa nota no Enem para o curso de Ciência da Computação:

  • faça simulados do Enem;
  • capriche na redação;
  • faça um cronograma de estudos organizado e detalhado;
  • faça muitos exercícios;
  • leia toda a parte teórica dos conteúdos com muita atenção.

Quais são as melhores alternativas de bolsas e descontos?

Caso o Sisu não seja uma opção viável para você, também é possível concorrer a uma bolsa de estudo oferecida pela própria instituição de ensino. Além do financiamento privado, as faculdades oferecem para seus estudantes programas de incentivo e descontos especiais.

Esse é o caso da Anhanguera, que disponibiliza várias alternativas de convênios, benefícios e bolsas. A intenção é sempre garantir que as mensalidades não pesem no orçamento. Confira, abaixo, algumas alternativas! 😍

Bolsa Incentivo

Essa bolsa de estudo é destinada aos alunos que estão passando por alguma dificuldade financeira. Para concorrer, é necessário fazer a inscrição no vestibular, apresentar os documentos obrigatórios e realizar o pagamento da mensalidade.

Bolsa Primeiro Semestre

A Bolsa Primeiro Semestre está disponível somente nos 6 primeiros meses de curso e, com ela, o candidato pode obter um desconto de até 20%. Para ficar por dentro em detalhes, entre em contato com a unidade em que deseja estudar para saber como ter o pedido da bolsa liberado.

Bolsa Transferência

Esse tipo de bolsa é voltado ao estudante que já faz o curso de Ciência da Computação em outra faculdade, mas quer estudar na Anhanguera. Nesse caso, é possível conquistar um desconto de até 60% das mensalidades — muito bom, não é mesmo?

Bolsa para servidores públicos e militares

Servidores públicos e militares também podem concorrer a uma bolsa para estudar Ciência da Computação. O desconto chega a até 30% das mensalidades em graduações presenciais ou EAD.

Faça o curso de Ciência da Computação em uma faculdade particular!

Agora que já sabe que o curso de Ciência da Computação é concorrido no Sisu, saiba que as faculdades particulares são excelentes alternativas para quem deseja ter menos concorrência e um ensino de muita qualidade. Por isso, venha para a Anhanguera e tenha acesso a diferenciais exclusivos durante a sua formação!

Não perca tempo e estude Ciência da Computação em uma das faculdades mais conceituadas do país. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados