Curso técnico de Estética e Cosmética: vale a pena investir?

curso técnico de estética e cosmética

Fazer uma faculdade de Estética e Cosmética é se capacitar para atuar num campo bastante em alta. Com vários novos procedimentos chegando no mercado a cada dia, trabalhar nesse segmento potencializa as chances de atrair muitos clientes. Além disso, as chances de empregabilidade são ótimas para quem se qualifica. Os salários também não deixam a desejar, já que o campo da saúde e do bem-estar tem sempre demanda.

Mas será que vale a pena fazer um curso técnico de Estética e Cosmética? Entre as opções de formação, essa é uma possibilidade. No entanto, é preciso entender as vantagens e as desvantagens antes de dar início aos estudos. Foi pensando nisso que preparamos este post com informações essenciais. Vamos lá? ?

Como funciona um curso técnico em Estética e Cosmética?

Antes de saber como funciona o curso de Estética e Cosmética, é importante entender o que é um curso técnico. Ele se encaixa em uma categoria especial do sistema brasileiro de educação, estando entre o ensino médio e o ensino superior.

Com duração mais curta — aproximadamente 2 a 3 anos —, os cursos técnicos são focados na prática, com conhecimentos que visam a entrada mais rápida no mercado de trabalho.

Também cabe destacar que cursos técnicos e tecnólogos não são a mesma coisa, ok? A formação tecnóloga é de nível superior, já a técnica, não.

Sobre o técnico em Estética e Cosmética, o curso pode ser ofertado em uma instituição de ensino que oferece essa modalidade. É necessário fazer uma busca, pois não são todos que trabalham com esse tipo de formação.

Passando por ele, você será capacitado não só para lidar com procedimentos práticos de beleza, mas também a gerir o relacionamento com os clientes e fazer a gestão de finanças quanto empreendedor. O curso, no geral, apresenta ao aluno uma abordagem completa sobre a área da Estética e Cosmética — incluindo os cuidados com a face, corpo e cabelos. Além de informações sobre o mercado, tendências e indústrias do segmento.

O que o curso habilita?

Se você quer saber tudo sobre Estética e Cosmética, também deseja saber quais serão suas qualificações ao final do curso, não é mesmo? Assim, poderá escolher em qual campo deseja trabalhar por meio de suas preferências.

Um curso técnico de Estética e Cosmética forma profissionais chamados esteticistas, que seguem carreira na Cosmetologia ou na Estética.

O primeiro campo se dedica ao desenvolvimento de cosméticos. ??Já o segundo está relacionado aos procedimentos estéticos, como limpezas de pele, massagens, drenagem linfática, harmonização facial, bronzeamento, depilação, entre outros, noções de imagem pessoal e visagismo.

Além de tudo isso, o esteticista pode trilhar carreira na área da saúde, cuidando de pacientes no pós-cirúrgico, por exemplo. Interessante, não é mesmo?

Quais são as principais vantagens desse tipo de curso?

Você já entendeu como funciona o curso técnico de Estética e Cosmética. Agora, chegou a hora de entender as vantagens e as desvantagens de optar por essa modalidade.

Existem várias vantagens de fazer um curso técnico. Tome nota! ✍?

Têm duração mais curta

Uma das principais características dos cursos técnicos é que eles são de curta duração. Entre 2 a 3 anos, você concluirá sua qualificação. Ou seja, é ideal para quem quer ingressar mais rápido no mercado de trabalho.

São mais em conta

Os cursos técnicos apresentam valores mais baixos, comparado a outras modalidades. Assim, você obtém uma formação com rapidez pagando menos. Vale destacar que as mensalidades variam de acordo com as áreas de interesse.

Preparam para o nível superior

Um dos motivos que tornam o curso técnico mais atrativo é que eles também preparam você para um curso de nível superior. O aprendizado adquirido na formação fará toda a diferença na hora de entrar na graduação, possibilitando até mesmo a eliminação de matérias. Mais uma vez, vai depender da área escolhida, ok?

Quais são as desvantagens?

Mesmo com os benefícios que citamos acima, os cursos técnicos ainda apresentam desvantagens que precisam ser consideradas. Como se trata da sua futura carreira, analisar esses pontos é fundamental. Veja só!

Não oferecem diploma de nível superior

Os cursos técnicos em Estética e Cosmética não são de nível superior. Mesmo que sejam bem-vistos pelo mercado, eles não têm o mesmo peso que uma graduação.

A formação é mais generalista

Por apresentarem cargas horárias mais baixas, a grade dos cursos técnicas precisam focar apenas matérias mais práticas, sem dar tanta importância à base teórica. Sendo que os conhecimentos teóricos bem importantes para várias atuações.

As carreiras são mais limitadas

Mesmo que a demanda por profissionais técnicos seja considerável no mercado, um curso nessa modalidade não garante ao profissional formado uma vasta gama de atuações ou crescimento na carreira.

Quem se forma em uma graduação técnica não pode cursar uma pós-graduação ou participar de alguns concursos públicos. A média salarial também é mais baixa comparada à de quem tem um diploma de nível superior.

Quais são as principais diferenças em relação à graduação?

Já mostramos as diferenças dos cursos técnicos e tecnólogos. Mas qual é a diferença entre uma formação técnica e a graduação do tipo Bacharelado ou Licenciatura?

A graduação tradicional tem um tempo maior de duração — em média, 4 a 5 anos. As principais características é que elas são de nível superior, envolvendo tanto conteúdos teóricos quanto práticos. Ao passar por essa formação, você se torna um profissional mais completo, já que entenderá de tudo um pouco sobre o curso escolhido.

Ao final da formação, receberá um diploma de nível superior. ??‍?Nos dias de hoje, sabemos que isso é um requisito básico para as melhores oportunidades, certo? Esse diploma potencializa a empregabilidade e garante salários melhores.

Entre os tipos de graduação, estão o Bacharelado, a Licenciatura e o já mencionado Tecnólogo. Na Anhanguera, o curso de Estética e Cosmética é do tipo Tecnólogo, dura 3 anos (6 semestres) e pode ser feito na modalidade de ensino semipresencial. Assim, você consegue conciliar a faculdade mais facilmente com outras atividades, como o trabalho. ?

Para ingressar em uma faculdade de Estética e Cosmética, o aluno precisa ter concluído o ensino médio e passar por um processo seletivo. Aqui, na Anhanguera, trabalhamos com processos bem acessíveis, como vestibular online e nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

YouTube video

Venha se tornar um esteticista!

Como você pode perceber, vale muito mais a pena fazer a faculdade de Estética e Cosmética na modalidade tecnóloga. Assim, suas chances de crescer na carreira e trilhar uma jornada de sucesso são bem maiores. Não se esqueça de que é fundamental escolher uma faculdade de qualidade, com diferenciais que focam o aluno e que tenha boas notas no Ministério da Educação (MEC).

Sendo assim, que tal vir estudar Estética e Cosmética com a gente na Anhanguera? Aproveite que está aqui e faça agora mesmo a sua inscrição no vestibular. ?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.