Conheça as áreas da Enfermagem em alta para construir carreira!

áreas da Enfermagem

Você já pensou em qual ramo do mercado deseja atuar? As áreas da Enfermagem são muito diversas, assim como várias profissões do campo da saúde — o qual costuma ser uma das primeiras opções de quem sonha em trabalhar diretamente com os cuidados com a população.

Além de boas remunerações e alta empregabilidade, quem opta pelo curso de Enfermagem ainda conta com diversas possibilidades para construir uma carreira de sucesso dentro dos nichos que curte. Apesar de muita gente achar que o profissional trabalha apenas em hospitais, o mercado é amplo e vai além disso.

E aí, ficou interessado no assunto e quer conhecer as áreas de atuação do enfermeiro? Então, continue a leitura! ?

YouTube video

Quais são as áreas da Enfermagem?

A seguir, você vai conhecer as principais áreas da Enfermagem em alta. Veja só!

O que é a Enfermagem Estética?

A Enfermagem Estética é uma das áreas da Enfermagem em alta, já que os cuidados com a pele e os procedimentos estéticos aumentam cada vez mais. Ao optar por esse campo, os enfermeiros atuam para recuperar e proteger a saúde da derme com segurança e rapidez.

Essa especialização capacita o profissional a realizar diversos procedimentos com o objetivo terapêutico em pacientes queimados, diabéticos, com lesões na pele e úlceras. Também é possível atuar no atendimento pós-cirúrgico.

Alguns cuidados que podem ser realizados incluem:

  • carboxiterapia;
  • drenagem linfática;
  • ultrassom cavitacional.

Como funciona a Enfermagem Geral?

A Enfermagem Geral é uma das áreas de especialização da Enfermagem mais comuns. Um dos locais de trabalho do profissional são os hospitais privados e públicos e as clínicas. As suas funções incluem o acompanhamento de pacientes de vários tipos, desde aqueles que necessitam de cuidados básicos até os de emergência.

Os enfermeiros gerais também realizam outras atribuições, como a assistência em procedimentos médicos, a realização de exames e a coordenação de equipes de auxiliar de Enfermagem. ?‍⚕️

Como é a Enfermagem Obstétrica?

Estar presente em um momento emocionante na vida de várias pessoas, como o parto, traz realização e impacto na vida dos profissionais. Essa é uma das razões pelas quais a Enfermagem Obstétrica se destaca.

Mas, afinal, o que faz esse tipo de enfermeiro? De modo geral, ele cuida da saúde do recém-nascido e da gestante. Além de participar da equipe de médicos e de realizar a orientação dos cuidados iniciais pós-parto, outras atribuições desse cargo incluem o auxílio nos partos e na amamentação, o acompanhamento pré-natal e a assistência em casos de riscos na gravidez. ??

O que é a Enfermagem em UTI?

A Enfermagem em UTI é considerada uma das novas áreas de atuação do enfermeiro, além de ser bem valorizada. Isso porque não é grande o número de pessoas que desejam cuidar de pacientes em estado crítico.

dia a dia do profissional da Enfermagem em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) é cheio e repleto de desafios, e você pode atuar em locais de terapia intensiva, acompanhando o paciente durante toda a internação. Muitos hospitais sofrem com a falta de leitos e, por isso, a assistência de pessoas em situações graves pode acontecer em lugares fora desse ambiente.

Como funciona a Enfermagem da Estratégia de Saúde da Família?

A área de atuação do enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família conta com muitas responsabilidades no hospital onde o profissional atua. Ele é responsável pela supervisão e pelo acompanhamento do auxiliar de Enfermagem e dos Agentes Comunitários de Saúde.

Outras atribuições incluem a capacitação e a promoção de oportunidades de educação continuada para esses profissionais. Esse tipo de enfermeiro também trabalha diretamente na assistência aos pacientes, à família e à comunidade. ?‍?‍?

Ele ocupa cargos em postos de saúde, mas também promove visitações a condomínios e a casas, assim como em praças e em igrejas. É um trabalho essencial no que diz respeito ao atendimento básico.

O que é a Enfermagem Home Care?

Assistência Domiciliar ou Home Care é uma das áreas dentro da Enfermagem que ajudam famílias que necessitam de cuidados, principalmente no caso de idosos, pacientes com doenças crônicas, deficiência ou crianças.

Os enfermeiros que atuam nesse cargo atendem na casa de pessoas. De acordo com a necessidade de cada um, eles também administram medicamentos junto a uma equipe de outros profissionais da saúde.

O que é a Enfermagem Clínico-Cirúrgica?

Se você já ficou em dúvida entre Medicina ou Enfermagem por se interessar pelo campo cirúrgico, essa é uma das áreas de atuação na Enfermagem que apresentam características entre ambas as profissões.

No ramo da Enfermagem Clínico-Cirúrgica, os profissionais trabalham oferecendo todos os cuidados necessários para que o paciente receba a preparação e a internação adequada para procedimentos cirúrgicos, podendo acompanhar a anestesia, os exames, a medicação e a alimentação.

Quais áreas de Enfermagem ganham mais?

Uma das vantagens de escolher o curso de Enfermagem é que existem muitas áreas de atuação que oferecem excelentes salários. Elas são: ?

Qual a melhor área da Enfermagem para trabalhar?

A Enfermagem é responsável por promover a saúde, tratar doenças e manter os cuidados com pacientes. Após a conclusão da graduação, os profissionais podem escolher uma entre várias áreas de atuação em alta para se especializarem.

Apesar dos diversos campos disponíveis, existem aqueles que apresentam um mercado de trabalho mais aquecido, com vagas disponíveis em diferentes locais. Eles são:

  • Enfermagem do Trabalho;
  • Auditoria em Enfermagem;
  • pesquisa e docência na área da Enfermagem;
  • Enfermagem Obstétrica;
  • Enfermagem em UTI.

Para se dar bem nessas áreas, um passo essencial é investir na formação. Para isso, fazer a graduação em Enfermagem em uma faculdade conceituada é fundamental se deseja ocupar bons cargos e receber ótimos salários.

Anhanguera oferece o curso nas modalidades de ensino presencial e semipresencial — opção perfeita para quem tem uma rotina corrida e necessita de flexibilidade. As aulas acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem, e você necessita frequentar o campus cerca de 3 vezes na semana para a realização de trabalhos, de provas e de aulas práticas. ?

O nosso corpo docente também é preparado e especialista no assunto, sendo apto para ensinar aos estudantes tudo sobre Enfermagem e seu dia a dia de trabalho. Além disso, oferecemos acesso exclusivo ao Canal Conectaportal gratuito de vagas de estágio e de emprego.

Já imaginou encontrar uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho em grandes corporações? Com essa parceria, é possível!

Agora é com você!

Agora que já conhece algumas áreas da Enfermagem, percebeu que essa carreira está em alta e que oferece ótimas remunerações, não é mesmo? Para conquistar boas oportunidades no mercado, lembre-se de estudar em uma instituição de ensino renomada e com professores experientes!

Gostou de conhecer as áreas da Enfermagem e quer estudar em uma das melhores faculdades do país? Então, inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.