A saúde ocupacional é uma área em grande expansão. Afinal, cada vez mais empresas se conscientizam da importância de se preocupar com a saúde laboral. Assim, faz-se necessário ter uma equipe multidisciplinar para atender os colaboradores.
Nesse sentido, você sabe o que faz o técnico de enfermagem do trabalho? Ele também é integrante do time de profissionais que visam promover um ambiente ocupacional mais saudável para os colaboradores de uma organização.
A seguir, confira 5 funções do técnico de enfermagem do trabalho!
1. Prevenção de doenças e acidentes ocupacionais
O técnico de enfermagem do trabalho atua nos programas de prevenção de doenças e acidentes ocupacionais. Desse modo, ele participa de campanhas de conscientização de saúde e de segurança do trabalho.
Nesse cenário, o profissional também auxilia na observação do estado de saúde dos colaboradores da empresa, fazendo levantamentos de enfermidades laborais, lesões e outros problemas de saúde.
2. Visita aos colaboradores
Quando um colaborador fica doente ou se acidenta, tendo as causas nas atividades profissionais, o técnico de enfermagem do trabalho pode fazer visitas domiciliares e hospitalares a essas pessoas a fim de compreender o estado de saúde deles.
3. Atendimento ambulatorial
É comum ter ambulatórios internos em empresas de médio e grande porte para prestar atendimentos ambulatoriais aos colaboradores, em casos mais simples e imediatos.
Nesse ambiente, o técnico de enfermagem pode auxiliar nos procedimentos, além de preencher relatórios de atividades dos serviços médicos prestados.
4. Exames ocupacionais
Os exames ocupacionais são aqueles com objetivo de avaliar a saúde do trabalhador. Assim, eles são realizados antes, durante e ao fim do vínculo do funcionário com a empresa.
Nesse caso, o técnico de enfermagem pode auxiliar na realização dos exames, como na coleta de sangue e outros materiais, além de diversas atividades.
5. Planejamento e orientação
O trabalho da enfermagem exige planejamento e orientação para que as atividades sejam executadas da melhor maneira possível. Sendo assim, o técnico de enfermagem do trabalho pode atuar na programação das tarefas do ambulatório de uma empresa.
Por exemplo, no recebimento e armazenamento de insumos médicos, organização do ambulatório, elaboração de campanhas de saúde, etc.
Que tal dar o pontapé inicial para a sua carreira com a Anhanguera?
Como você viu, o técnico de enfermagem do trabalho apresenta funções importantes para a saúde ocupacional. No entanto, esse é um cargo a nível médio, o que pode limitar o salário do profissional.
Nesse caso, para alcançar melhores oportunidades de remuneração, é interessante cursar o bacharelado em Enfermagem e, então, se especializar em Enfermagem do Trabalho.
Para isso, você pode contar com a Anhanguera, que oferece uma infraestrutura de primeira e professores incríveis que te preparam para o mercado de trabalho!
Neste post, você aprendeu o que faz um técnico de enfermagem do trabalho e 5 funções desse profissional. Se por acaso, essa é a carreira que faz sentido para a sua vida, não perca tempo venha fazer parte do time de estudantes de Enfermagem Anhanguera!
Quer saber por onde começar a sua jornada profissional? Se inscreva no vestibular online da Anhanguera!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 71
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?