Mesmo que a gente não perceba, a Química está presente em nosso dia a dia, seja nos alimentos e medicamentos que consumimos, seja nos veículos e demais produtos que utilizamos.
Além disso, existem diversos procedimentos relacionados à indústria química que envolvem a otimização e a adequação de métodos relacionados ao controle de qualidade de máquinas, reagentes e produtos.
É aí que entra o especialista em Processos Químicos. Com um amplo mercado de trabalho e vários campos de atuação, esse profissional trabalha em colaboração com outras áreas — como Engenharia e Física — para garantir melhores níveis de produção e de eficiência na atividade industrial.
Ficou interessado na profissão? Quer saber se você tem o perfil adequado para o curso? Confira mais a área neste post que preparamos sobre o assunto!
O que se estuda em Processos Químicos?
Processos Químicos é um curso de graduação na área de tecnologia, voltado para o mercado de trabalho, que forma profissionais tecnólogos aptos a atuar na área de processos industriais, em especial nas áreas química, farmacêutica, petroquímica, entre outras.
Para isso, o foco do estudo está em disciplinas práticas, que envolvem pesquisas de campo, atividades de laboratório na faculdade e visitas técnicas. Entre as principais disciplinas do curso, estão:
- Controle de processos;
- Desenho técnico;
- Cálculo;
- Custos industriais;
- Eletroquímica;
- Física aplicada;
- Processos químicos orgânicos e inorgânicos;
- Processos biotecnológicos.
Diferença entre Química e Processos Químicos
É comum confundir Química e Processos Químicos. Afinal, são áreas relacionadas às reações químicas. Contudo, apesar de semelhantes, são formações distintas. Além disso, exercem funções diferentes no mercado de trabalho.
Enquanto o químico atua com agentes químicos, suas reações e aplicabilidades, o tecnólogo em Processos Químicos foca os processos industriais que provocam transformações químicas em um determinado material. Ou seja, existem diversas áreas em Química nas quais os profissionais podem atuar.
Como é a atuação do profissional dessa área?
Como vimos, a área de Processos Químicos trabalha provendo a otimização dos processos químicos industriais. Por isso, sua atuação fica entre a parte operacional dos equipamentos da indústria e a Engenharia Química.
Trata-se de uma profissão regulamentada, com registro no Conselho Regional de Química (CRQ), que vem ganhando destaque em meio aos processos químicos industriais devido à sua participação na criação de novos produtos, como defensivos agrícolas, embalagens funcionais, entre outros.
Entre as áreas de atuação desse profissional, estão:
- Laboratórios de análises químicas e microbiológicas;
- Estações de tratamento de água;
- Institutos e Centros de pesquisa;
- Desenvolvimento de produtos;
- Indústrias químicas farmacêuticas;
- Agroindústrias;
- Processos químicos nas áreas de celulose, plástico, têxtil, alimentos, bebidas, petroquímica, agroquímica, cerâmica, fármacos, entre outros;
- Instituições de ensino.
Como se preparar para atuar na área?
Se você se interessou por Processos Químicos, provavelmente está se perguntando o que é preciso para atuar nessa área, não é mesmo?
Bom, além da graduação — que já vai contribuir para a aquisição de vários conhecimentos —, é importante desenvolver habilidades que podem contribuir com o perfil profissional. Veja, a seguir, as principais competências do tecnólogo em Processos Químicos!
Domínio dos principais tópicos
Essa é uma aquisição que pode ser feita durante a graduação, visto que o curso conta com várias disciplinas práticas essenciais ao dia a dia da profissão, como:
- Desenho técnico;
- Física aplicada;
- Química aplicada;
- Desenvolvimento de produtos;
- Análise de qualidade;
- Produção industrial.
Afinidade com números
Como o tecnólogo da área trabalha com muitos cálculos, é fundamental que ele tenha afinidade com números. Além disso, ter um bom raciocínio lógico é indispensável, pois muitas tarefas rotineiras exigem análises e rápida tomada de decisão. Ou seja, a matemática guia o dia a dia desse profissional.
Vontade constante de aprender
A área de Processos Químicos está em constante inovação. Com frequência, surgem descobertas capazes de modificar toda a rotina de trabalho. Por isso, é fundamental que o profissional busque o aprendizado estudando continuamente, tanto para relembrar antigos conceitos quanto para aprender coisas novas.
Potencial para realizar pesquisas
A pesquisa é uma etapa importante na rotina da profissão. Por isso, o tecnólogo em Processos Químicos precisa não apenas entender a importância dessa prática, mas também gostar de pesquisar, com capacidade de delimitar e respeitar a metodologia empregada em cada estudo.
Além disso, um pesquisador capacitado compreende em qual momento desistir de uma ideia e buscar por alternativas.
Como é o Curso de Processos Químicos?
O Curso de Processos Químicos visa formar profissionais aptos a utilizar as tecnologias da área de Processos Químicos nas indústrias (química, farmacêutica, automotiva, alimentícia, petroquímica, eletroquímica, de produção de insumos, entre outras).
A grade curricular é composta de disciplinas obrigatórias e eletivas. Além disso, ao longo da graduação, o aluno precisa cumprir atividades complementares, realizar estágio supervisionado e apresentar o trabalho de conclusão de curso.
Tempo de duração
Trata-se de um curso oferecido em grau Tecnológico, com duração média de dois anos, podendo chegar a três anos.
Principais matérias
Visando preparar o egresso para atuar desde a indústria até o gerenciamento de resíduos, durante a graduação, o aluno terá contato com disciplinas práticas e teóricas:
- Química analítica;
- Química orgânica;
- Biotecnologia;
- Bioquímica;
- Tecnologia de alimentos;
- Matemática;
- Estatística;
- Informática Aplicada a Processos Químicos;
- Tecnologia de Polímeros;
- Higiene e Segurança Industrial;
- Química Ambiental Aplicada;
- Tecnologia Química Experimental;
- Práticas de Laboratório.
Salário
A média salarial desse profissional é de R$ 2.881,02* para uma jornada de 42 horas semanais. Esse valor pode chegar ao teto de R$ 6.274,53*. Já imaginou receber um salário acima da média como esse?
Quais são as vantagens em cursar Processos Químicos na Anhanguera?
Para ser tornar um tecnólogo em Processos Químicos, é preciso cursar uma graduação de tecnologia na área. Trata-se de um curso que não é oferecido por muitas instituições de ensino. Para uma boa formação, é fundamental escolher com cuidado e buscar uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Nesse sentido, a Anhanguera é uma excelente escolha! Além de ser credenciado, o Curso de Tecnologia em Processos Químicos da Anhanguera busca formar tecnólogos capazes de aliar o conhecimento técnico ao administrativo, estando aptos a atuar em diferentes indústrias e empresas do ramo industrial.
Para formar profissionais com excelência, a instituição oferece alguns diferenciais aos seus alunos:
- Canal Conecta, com vagas de estágio e emprego em todo o país;
- Trilhas de Carreira, com atividades extracurriculares online e gratuitas;
- Aula Destaque, ministrada por profissionais de excelência em sua área de atuação.
Agora é com você!
Viu como o mercado para tecnólogo em Processos Químicos oferece ótimas opções de atuação? Escolher a faculdade é muito importante para a formação profissional. Então, se você tem interesse em desenvolver atividades de controle e operação dos processos químicos industriais, esse curso pode ser a sua praia!
Não perca mais tempo! Inscreva-se no Curso de Processos Químicos da Anhanguera e dê início a sua caminhada de sucesso!
Ah, você pode se inscrever pelo Vestibulares!
*Sujeito a alterações
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 47
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?