Se o aluno tranca a faculdade, ele perde a bolsa?

A concessão de uma bolsa de estudos, muitas vezes, é a única forma que um estudante tem para começar uma faculdade. Mas, em algumas situações, esse mesmo estudante bolsista precisa parar o curso por um tempo, momento em que começa a ressoar a pergunta: se trancar a faculdade, perde a bolsa?🤔

Veja bem, há muitas variáveis que envolvem a manutenção ou a perda desse benefício. Então, para que você saiba em que situações é possível acabar perdendo a bolsa ao trancar a faculdade, criamos este post no qual explicamos tudo. Venha conosco! 🙋

Se o aluno tranca a faculdade, ele perde a bolsa?

Como você deve saber, há várias categorias de bolsas de estudos públicas e privadas, e todas têm muitas regras para o benefício ser mantido. Mas, regra geral, se você trancar a faculdade, pode perder a bolsa, sim.😱

Porém, trancar a faculdade difere de cancelar a matrícula. Quando você tranca a faculdade, ainda mantém vínculo com a instituição e tem um prazo para voltar. Dependendo do regulamento para a concessão de bolsas de estudo, sua bolsa pode ser mantida por determinado prazo, ou ser retirada imediatamente.

Primeiro semestre

💣Atenção! Em boa parte das faculdades, se você trancar a matrícula no primeiro semestre, não tem conversa! Perde a bolsa, especialmente quando a esta for filantrópica ― ou seja, ajuda pessoas com necessidades socioeconômicas com um percentual maior que outros descontos. 

Porém, é claro que tudo pode ser conversado. Se o motivo para trancar a matrícula for importante, a coordenação do curso pode considerar manter a bolsa mesmo com a suspensão do curso no primeiro semestre.

Prouni

Se você tem uma bolsa do Prouni (Programa Universidade para Todos), é possível trancar a faculdade sem perder a bolsa. 🥳A questão é que isso afeta o tempo total de vigência do benefício. Como assim?

Quem é bolsista pelo Prouni tem o direito de usufruir o benefício durante o período máximo de 8 anos. 📆Ao trancar a faculdade, esse tempo sem fazer o curso é descontado normalmente, e você terá menos tempo de bolsista. 

Então, se sua faculdade for longa, como é o caso de um curso de Medicina, pode ser que, no final da graduação, você tenha que pagar o valor integral das mensalidades.

Bolsas são intransferíveis

Outro ponto importante é que, se você trancar a matrícula e, depois, decidir mudar de curso, pode perder a bolsa. Só que isso também depende de cada instituição. Em certos casos, você pode continuar com a bolsa se pedir transferência para uma graduação da mesma área. Esse é o caso do Prouni. Do contrário, você perde o benefício!👎

Como trancar a faculdade sem perder a bolsa?

Você está pensando em trancar a faculdade mesmo? Veja como não perder sua bolsa.😎

Sempre converse com a administração do curso

Para começo de conversa, você precisa procurar a coordenação do seu curso ou a secretaria do campus. Lá, deverá explicar seu caso, dizendo por que deseja trancar a faculdade e mencionar quanto tempo pretende se afastar. Essas informações serão importantes para que seu caso seja analisado e pedido deferido (aceito), ou não.

Parece um pouco óbvio, mas não cancele sua matrícula simplesmente, sobretudo se você estiver fazendo um curso a distância. O desligamento do curso implica a perda da bolsa, já que o vínculo com a instituição é encerrado. 

Confira o regulamento do curso

Antes mesmo de falar com a administração, vale a pena consultar 📖 o regulamento das bolsas de estudo para saber se seu caso se enquadra em algum critério de suspensão de bolsas e descontos no caso de trancamento.

Saber esses detalhes antecipadamente é importante, sobretudo se estiver passando por algum problema na família ou de saúde🩺, por exemplo, que exija seu afastamento da faculdade. Você também ganhará tempo na hora de conversar com a instituição ou apresentar algum documento que comprove a necessidade de trancamento.

Tenha atenção aos prazos

Uma vez que você trancar a faculdade, é preciso ter atenção ao limite de tempo que a bolsa será mantida durante o trancamento. Deixar passar esse prazo pode até impedir você de pleitear outros descontos na mesma instituição.

É muito comum que o pedido de trancamento tenha de ser renovado a cada semestre. Então, não se esqueça de verificar se há essa exigência, pois você pode se prejudicar se furar o prazo.

Apresente justificativas plausíveis

Para quem é bolsista, não dá para ficar trancando a faculdade por motivos pequenos. Então, é importante apresentar um bom argumento para não perder sua bolsa de estudos.

Especialmente para quem é bolsista de filantropia ou Prouni, os argumentos que costumam ser aceitos de pronto são aqueles fora de controle do aluno, como um falecimento, doença, separação dos pais ou outro problema na família.

O que pode fazer um aluno perder a bolsa da faculdade?

Você viu como manter sua bolsa de estudos durante o trancamento da faculdade. Agora, é importante saber quais alguns motivos e comportamentos dos estudantes que podem levar à perda do benefício. Anota aí!✍️

Ausências

As ausências estão entre as causas mais comuns para perder a bolsa, até sem trancar a faculdade. É uma regra para praticamente todos os cursos ter, no mínimo, 75% de presença em todas as disciplinas. Não atingir esse percentual pode levar você, inclusive, a uma reprovação automática.

Reprovações

Da mesma forma, reprovar em mais de 25% da grade curricular em um semestre pode levar você a perder a bolsa. Então, é preciso cuidar para manter a pontuação mínima em todas as matérias. Estude!🧑‍🎓

Falta de pagamento das mensalidades

Se sua bolsa for parcial, também se lembre de manter as mensalidades em dia. Ficar inadimplente pode levar à suspensão do benefício. Normalmente, isso acontece quando o aluno fica com várias mensalidades em aberto. Às vezes, além de perder a bolsa, também fica proibido de se rematricular no próximo semestre.

Não renovação dos pedidos de trancamento

Só reforçando o que dissemos: não renovar um pedido de trancamento da faculdade ― se houver essa exigência ― pode levar não apenas à perda do benefício, mas também ao desligamento automático do curso. Não vá cometer esse deslize, hein!

Conduta inadequada na instituição

Se você é bolsista, precisa redobrar o cuidado com seu comportamento no campus. Além de manter seu compromisso acadêmico, é preciso ter atenção às regras da faculdade, não causar nenhum tipo de confusão e ser bastante engajado(a) com seu curso. Tudo isso conta, sobretudo quando a bolsa é uma concessão da instituição.

Você acabou de ver que se trancar a faculdade pode perder a bolsa, mas nenhuma instituição quer prejudicar sua vida se seu desempenho for alto e houver bons motivos para o afastamento.

Quer uma bolsa de estudos? Vem pra Anhanguera!

Seu sonho é fazer uma faculdade, mas a grana pode ser um problema para começar os estudos? Então, chegou a hora de vencer esse obstáculo. Na Anhanguera, você tem um extenso programa de bolsas de estudo e desconto que vão garantir sua educação profissional!

Além disso, as mensalidades dos cursos foram pensadas para caber no seu bolso. Nós queremos que você tenha uma carreira brilhante. 

Então, não pense duas vezes: inscreva-se já no vestibular online da Anhanguera e tenha o futuro que sempre desejou!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados