Tipos de coach: conheça as variações da profissão

o-que-e-coach

Você sabe o que é coach? Em tradução literal, o termo significa treinador. O profissional pode atuar como um treinador comportamental, de mentalidade, de medidas gerenciais e de diversos outros aspectos. Basicamente, existem muitos tipos de coach que se formam no curso de Coaching e Desenvolvimento Humano — de acordo com o objetivo de desenvolvimento que um ser humano pode ter.

Em uma empresa, na sua vida profissional, nos seus relacionamentos ou nas suas metas de vida: um coach pode, literalmente, tirar você do seu estado atual e ajudar na conquista de qualquer coisa que queira. Quer saber mais sobre o assunto e conhecer os diferentes tipos de coach? Então, vem com a gente! 😎

Quais são os tipos de coaching?

De modo geral, existem diversos tipos de coaching, e você pode escolher uma opção para trabalhar. Veja, abaixo, os principais! ✔️

Coach Financeiro

O Coach Financeiro é o profissional que ajuda a atingir objetivos bastante específicos sobre seus sonhos relacionados a dinheiro. Sabe aquele desejo de alcançar a sua independência financeira? Ou construir uma reserva para uma aposentadoria tranquila? 💲

Agora, imagine alguém que auxilie a traduzir essas vontades em objetivos e em metas mensuráveis, algo que possa ser usado para fazer um mapeamento passo a passo do que é preciso realizar para chegar lá. Esse é exatamente o papel desse tipo de coach.

o que é coach

Coach de Negócios

O Coach de Negócios, diferentemente do Coach Financeiro, foca todos os seus esforços em desenvolver objetivos específicos para o seu empreendimento. Então, ele acaba sendo o responsável por ajudar você a alavancar os mais diversos aspectos da sua empresa. 👨🏻‍💼

Entre as principais possibilidades, estão:

  • novos investimentos;
  • abertura de filiais;
  • fusões empresariais;
  • exportação de produtos;
  • implementação de novos métodos e sistemas;
  • contratação e desenvolvimento de pessoas;
  • adoção de novos projetos.

Coach de Carreira

Um Coach de Carreira ajudará principalmente a definir objetivos claros e precisos para a sua carreira. Ele é de suma importância aos profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho, ou ainda os que querem fazer uma transição de carreira.

É muito comum que, em certa altura, algumas pessoas percebam que estão esgotadas e que querem mudar o rumo de suas vidas profissionais. Mas a maioria delas não sabe nem sequer por onde começar. E é aí que o Coach de Carreira entra.

Coach Esportivo

O Coach Esportivo é o mais comum e pioneiro tipo de coach. Ele é justamente o treinador comportamental que desempenha o papel adaptado a todas as outras áreas do coaching. Sendo assim, ele também tem o papel de combinar objetivos pretendidos a todos os esforços necessários para alcançá-los.

Se um esportista quer se tornar o melhor no seu time, no seu esporte ou em uma competição específica, por exemplo, é primordial contar com o apoio de um profissional que conheça esse ambiente e que tenha as ferramentas e os recursos certos para fomentar seu desenvolvimento.

Coach de Relacionamento

Se engana quem pensa que um coach atua apenas com questões relacionadas ao trabalho e ao bom desempenho pessoal. Ele também auxilia (e muito) em questões bastante particulares, como os relacionamentos interpessoais.

Tanto as relações conjugais quanto familiares, de amizade e quaisquer outras, precisam de esforços para que funcionem e sejam saudáveis. Mas, muitas vezes, acabamos negligenciando essa etapa.

Já imaginou poder contar com alguém que ajude a fazer uma análise geral dos seus relacionamentos e, principalmente, do seu comportamento em relação às pessoas por quem preza? A partir daí, é traçado um plano para desenvolver novas habilidades comportamentais e adotar atitudes que realmente contribuam para trocas mais saudáveis.

o que é coach

Coach Individual para Executivo

Ter um objetivo de carreira é muito diferente de definir que você quer uma carreira executiva. Os focos de desenvolvimento se distinguem consideravelmente nesses dois aspectos. Por isso, a atuação de um Coach Executivo é diferente de um Coach de Carreira.

Nesse caso, o trabalho do coach é focado em empresários, CEOs, altos executivos e profissionais que ocupam cargos de liderança. Suas demandas e desafios costumam ser bastante diferentes, e seu foco geralmente está em desenvolver a carreira de forma equilibrada com a vida pessoal.

Quais são as áreas de coaching?

Os profissionais de coaching têm ganhado bastante espaço no mercado, valorizados por serem capazes de estimular e potencializar o crescimento pessoal das pessoas.

Temas como aumento de produtividade, ganhos de desempenho, desenvolvimento de habilidades e gestão de tempo estão entre os assuntos mais buscados por quem procura o profissional. Mas se você está em busca de uma área do coaching com atuação voltada para negócios, saiba que um coach empresarial também atua diretamente com líderes e equipes empresariais no desenvolvimento de estratégias.

Alguns dos principais campos de atuação de coaching são: 🧐

  • Coaching Pessoal;
  • Coaching de Performance;
  • Coaching de Família;
  • Coaching de Finanças;
  • Coaching Esportivo.

O que é preciso para trabalhar como coach?

Para ser um coach, não é necessário ter um diploma de ensino superior. Essa ainda é uma profissão não regulamentada no país e, por essa razão, só é preciso fazer um curso que proporcione os conhecimentos técnicos para orientar e atender uma empresa ou pessoa.

Outra alternativa é buscar uma graduação no ramo, que possibilita aprofundar seus conhecimentos e se tornar um profissional completo. Na Anhanguera, você encontrará o curso de Coaching e Desenvolvimento Humano, que pode ser feito nas modalidades semipresencial e EAD. 😍

A faculdade é uma oportunidade de trabalhar os conceitos abordados de modo mais aprofundado. Assim, é possível explorar melhor os conhecimentos, além de construir um desenvolvimento profissional mais substancial.

Outra dica para se tornar coach é desenvolver algumas habilidades e aptidões fundamentais para o profissional. Algumas delas são:

  • competência da escuta ativa;
  • relacionamento interpessoal;
  • flexibilidade constante;
  • boa comunicação;
  • inteligência emocional.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que é coach e quais são os principais tipos existentes, lembre-se de investir em uma boa formação para se tornar um profissional de sucesso. Na Anhanguera, você encontrará mensalidades acessíveis, infraestrutura de ponta, grade curricular atualizada e corpo docente qualificado!

Gostou do post e quer ser um coach de sucesso? Então, não perca mais tempo e inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados