Tipos de coach: conheça as variações da profissão

Tipos de coach

Um coach é, em tradução literal, um treinador. Ele pode atuar como um treinador comportamental, de mentalidade, de medidas gerenciais e de diversos outros aspectos. Basicamente, existem muitos tipos de coach que se formam no curso de Coaching e Desenvolvimento Humano — de acordo com o objetivo de desenvolvimento que um ser humano pode ter.

Em uma empresa, na sua vida profissional, nos seus relacionamentos ou nas suas metas de vida: um coach pode, literalmente, tirar você do seu estado atual e ajudar na conquista de qualquer coisa que queira. Quer saber mais sobre o assunto e conhecer os diferentes tipos de coach? Então, vem com a gente!

Coach Financeiro

O Coach Financeiro é o profissional que ajuda a atingir objetivos bastante específicos sobre seus sonhos relacionados a dinheiro. Sabe aquele desejo de alcançar a sua independência financeira? Ou construir uma reserva para uma aposentadoria tranquila?

Agora, imagine alguém que auxilie a traduzir essas vontades em objetivos e em metas mensuráveis, algo que possa ser usado para fazer um mapeamento passo a passo do que é preciso realizar para chegar lá. Esse é exatamente o papel desse tipo de coach.

Ah, e você também pode procurar um Coach Financeiro para outros objetivos, como:

  • comprar uma casa;
  • adquirir seu segundo imóvel;
  • trocar de carro;
  • preparar seu casamento;
  • fazer uma viagem e assim por diante.

Coach de Negócios

O Coach de Negócios, diferentemente do Coach Financeiro, foca todos os seus esforços em desenvolver objetivos específicos para o seu empreendimento. Então, ele acaba sendo o responsável por ajudar você a alavancar os mais diversos aspectos da sua empresa.

Entre as principais possibilidades, estão:

  • novos investimentos;
  • abertura de filiais;
  • fusões empresariais;
  • exportação de produtos;
  • implementação de novos métodos e sistemas;
  • contratação e desenvolvimento de pessoas;
  • adoção de novos projetos.

As possibilidades são diversas. Para ter uma ideia, um Coach de Negócios pode atuar com questões financeiras, jurídicas e de gestão de um negócio, além de aspectos criativos, de inovação e até mesmo de tecnologia.

Coach de Carreira

Um Coach de Carreira ajudará principalmente a definir objetivos claros e precisos para a sua carreira. Ele é de suma importância aos profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho, ou ainda os que querem fazer uma transição de carreira.

É muito comum que, em certa altura, algumas pessoas percebam que estão esgotadas e que querem mudar o rumo de suas vidas profissionais. Mas a maioria delas não sabe nem sequer por onde começar. E é aí que o Coach de Carreira entra.

Ele guiará não apenas essa transição, mas também a análise visando entender se é realmente isso que você quer ou se é apenas uma fase de cansaço. Além disso, ele proporcionará uma série de ferramentas que ajudarão a descobrir o que realmente importa para a sua vida e o que quer fazer a partir desse ponto, como:

Ele também ajudará a traçar um caminho eficiente que faça com que você fique bem-posicionado, mesmo após a transição. Isto é, desenvolver competências, habilidades e conhecimentos que farão com que seu perfil profissional seja competitivo mesmo em uma nova carreira.

Coach Esportivo

O Coach Esportivo é o mais comum e pioneiro tipo de coach. Ele é justamente o treinador comportamental que desempenha o papel adaptado a todas as outras áreas do coaching. Sendo assim, ele também tem o papel de combinar objetivos pretendidos a todos os esforços necessários para alcançá-los.

Se um esportista quer se tornar o melhor no seu time, no seu esporte ou em uma competição específica, por exemplo, é primordial contar com o apoio de um profissional que conheça esse ambiente e que tenha as ferramentas e os recursos certos para fomentar seu desenvolvimento.

Isso não diz respeito apenas ao aprimoramento das habilidades físicas de um atleta, mas também ao seu condicionamento mental. Quanto mais forte um atleta é em relação ao que acredita sobre si, melhores tendem a ser os seus resultados efetivos. E é esse conjunto de habilidades e atitudes que um Coach Esportivo vai trabalhar.

Coach de Relacionamentos

Se engana quem pensa que o um coach atua apenas com questões relacionadas ao trabalho e ao bom desempenho pessoal. Ele também auxilia (e muito) em questões bastante particulares, como os relacionamentos interpessoais.

Tanto as relações conjugais quanto familiares, de amizade e quaisquer outras, precisam de esforços para que funcionem e sejam saudáveis. Mas, muitas vezes, acabamos negligenciando essa etapa.

Já imaginou poder contar com alguém que ajude a fazer uma análise geral dos seus relacionamentos e, principalmente, do seu comportamento em relação às pessoas por quem preza? A partir daí, é traçado um plano para desenvolver novas habilidades comportamentais e adotar atitudes que realmente contribuam para trocas mais saudáveis.

Coach Individual para Executivo

Ter um objetivo de carreira é muito diferente de definir que você quer uma carreira executiva. Os focos de desenvolvimento se distinguem consideravelmente nesses dois aspectos. Por isso, a atuação de um Coach Executivo é diferente de um Coach de Carreira.

Nesse caso, o trabalho do coach é focado em empresários, CEOs, altos executivos e profissionais que ocupam cargos de liderança. Suas demandas e desafios costumam ser bastante diferentes, e seu foco geralmente está em desenvolver a carreira de forma equilibrada com a vida pessoal.

Para trabalhar com qualquer uma dessas situações, é muito importante se dedicar a uma capacitação completa. Seja qual for a área de atuação escolhida, existem muitos cursos disponíveis no mercado, em especial o da Anhanguera.

Entre os nossos diferenciais, estão:

  • preparo para atuar em diversas áreas;
  • desenvolvimento de habilidades como liderança e empreendedorismo;
  • plataforma própria de aprendizagem;
  • curso 100% online;
  • simuladores e experimentos demonstrativos gravados;
  • duração online de 3 semestres;
  • conteúdos atualizados;
  • acesso ao Canal Conecta.

Agora é com você!

O objetivo do curso é justamente formar um profissional que ofereça todo o suporte ao desenvolvimento de pessoas e de seu desempenho. Além disso, ele aborda a aprendizagem sobre o comportamento humano individual e coletivo, o desenvolvimento de lideranças e o gerenciamento de indicadores e de métricas de desempenho voltados aos resultados organizacionais e ao bem-estar das pessoas no trabalho.

Conheça agora mesmo o curso superior de Tecnologia em Coaching e Desenvolvimento Humano da Anhanguera e faça a inscrição no vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content