O que é rematrícula e como funciona?

alunos que fizeram rematrícula

Quando alguém inicia a jornada de formação em um curso superior, deve estar ciente de que passará por várias etapas. Uma delas é cumprir todas as matérias da ementa. A aprovação em cada disciplina significa uma redução do caminho a ser percorrido até a obtenção do diploma.

Com duração de um semestre letivo, as disciplinas são agrupadas em períodos. Montado pela coordenação da faculdade, baseado nos preceitos do Ministério da Educação (MEC), cada período apresenta um conjunto de matérias a serem cursadas.

Quando você entra na instituição, independentemente da forma de ingresso, é necessário fazer a matrícula para que fique habilitado a iniciar a trajetória no ensino superior. Mas, após o fim de cada período, para prosseguir na instituição, justamente por cada semestre significar um estágio diferente do processo de aprendizagem, a faculdade exige uma renovação de matrícula, a rematrícula.

Neste artigo, nós da Anhanguera vamos deixar você por dentro de todas as informações que precisa saber para entender esse processo, de maneira objetiva e simples, principalmente para o calouro. Continue com a leitura e veja os seguintes tópicos!

O que é rematrícula?

Trata-se da validação da continuidade dos seus estudos. Só com o registro a permanência na instituição é garantida.

Sabemos que um semestre letivo é desgastante e trabalhoso. Afinal, são várias aulas, provas, trabalhos e seminários. Assim, os dias de férias devem ser aproveitados, mas com a devida atenção ao calendário escolar. É por isso que você deve ficar atento às datas para fazer rematrícula!

Ao efetivar a rematrícula, as disciplinas ofertadas e não cursadas ficam disponíveis para inscrições nas turmas. O aluno deve aproveitar o momento para analisar as descrições das matérias e preparar-se para o que virá adiante.

Apesar de o estudante ter autonomia para montar sua própria grade estudo, com o poder de definir quantas e quais disciplinas vai fazer, o discente deve saber que a disposição organizacional das matérias é modular. Em certos casos, o cumprimento de uma disciplina correspondente a um período é requisito para a realização de outra no período posterior.

O ideal para o aluno é o cumprimento do ciclo regular, ou seja, executar a programação de todo período no prazo estipulado pela instituição. Assim, ele consegue otimizar o tempo e não extrapolar a data prevista para a formação.

Para que serve a rematrícula na faculdade?

A rematrícula dá a garantia de que a vaga no curso continue ativa. Logo, antes de começar o novo semestre, é ideal que o estudante resolva todas as pendências, financeiras e acadêmicas, para continuar sem entraves. Iniciar um novo período sem a rematrícula pode gerar problemas, pois o seu nome não estará presente nos diários dos professores. Além disso, fazer a rematrícula após o prazo pode gerar multa por atraso, o que ninguém deseja, certo?

Assim, para que você não perca nada, deve incorporar à sua rotina o acesso ao Portal do Aluno da instituição — aqui na Anhanguera, o AVA. Os informes da coordenação do curso e da secretaria auxiliam na lembrança dos prazos e das novidades em relação aos acontecimentos da comunidade acadêmica.

Não só em função das atividades e notas publicadas pelos professores, mas para tornar-se inteirado sobre o que acontece na faculdade e os impactos dos hábitos da instituição na sua carreira escolar.

Com o conhecimento de que alunos possam passar por dificuldades, na Anhanguera oferecemos um amplo canal de relacionamento. Pautadas pela flexibilidade, as ações visam encontrar a melhor solução para toda demanda específica, por meio do respeito, diálogo e compreensão. Os corpos administrativo e docente tentam proporcionar a melhor experiência até nas ocasiões nas quais a burocracia prevalece.

Quando e como fazer a rematrícula?

Nos prazos convencionados, o aluno deve emitir o boleto e quitar a primeira mensalidade do semestre seguinte (janeiro para o primeiro semestre do ano e julho para o segundo). Aqui na Anhanguera, a fatura encontra-se disponível no Portal do Aluno.

O estudante não pode estar inadimplente para fazer a rematrícula. Procure quitar as mensalidades em aberto. Para solucionar pendências, faça um acordo por meio de nossas plataformas:

  • atendimento presencial na sua unidade;
  • canais de atendimento: 0800-773-4444 ou 3003-9344 de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 20:40, e aos sábados, das 8:00 às 16:00;
  • Portal do Aluno;
  • WhatsApp, Chat, Facebook/Messenger e Telegram. Esta opção é válida para alunos com atrasos de até 30 dias.

Apertou e não tem condições de pagar? Existem alternativas que podem aliviar o seu bolso e ajudar a conseguir o diploma. Oferecemos bolsas de estudo e participamos de programas do governo como Prouni (Programa Universidade para Todos) e FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Procure informações na secretaria e nos serviços de atendimento da sua unidade.

Quais são os riscos de perder o prazo da matrícula?

Se tudo na vida requer planejamento, a faculdade não poderia ser diferente. Movido por metas, interesses e com a percepção das próprias limitações, cada aluno elabora o próprio cronograma. Alguns conseguem pegar mais disciplinas por semestre, enquanto outros se empenham em enquadrar a rotina nas demandas da faculdade e ficam limitados a uma pequena carga horária.

Vale ressaltar que a quantidade de vagas por disciplina é limitada, e a não realização do procedimento no prazo pode frustrar as expectativas de quem pretendia cumprir o calendário escolar em determinado tempo.

Nesse sentido, a rematrícula tem papel crucial para os estudantes que traçam a trilha do curso superior na ponta do lápis. Ela permite uma confirmação antecipada de registro nas matérias, o que assegura a vaga pretendida.

Como você viu, a rematrícula é um processo que vai acompanhar você durante toda a graduação e garante o desenvolvimento sem problemas do seu curso superior. A forma mais eficiente de evitar consequências negativas em virtude da não efetivação da rematrícula, como multas e perda da vaga, é estabelecer uma programação financeira. Além disso, fique atento às datas e aos principais meios de comunicação da Anhanguera, como o AVA.

Na página oficial do Facebook aqui da Anhanguera, você encontra um fórum específico para tirar dúvidas sobre esse processo tão importante no seu percurso acadêmico. Ainda tem alguma pergunta? Então, acesse o FAQ e saiba tudo sobre a rematrícula!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.