Você sabia que o curso de Psicologia vai muito além do trabalho em clínicas e em hospitais? Uma excelente alternativa é a Psicologia Organizacional, que se aplica aos ambientes profissionais, auxiliando a gestão de pessoas.
O crescimento das empresas está bastante relacionado à capacidade de manter os funcionários produtivos e motivados. E, como você verá mais à frente, os conhecimentos do psicólogo se tornaram preciosos para superar esse desafio.
[hubspot type=cta portal=8726768 id=d05bf82a-e7ff-4005-8919-46479aa7cc40]
Para entender a Psicologia Organizacional e ótimos motivos para fazer a faculdade, continue a leitura deste conteúdo. Tiramos as principais dúvidas sobre o tema!
O que é Psicologia Organizacional?
A Psicologia Organizacional estuda os processos mentais, estados e comportamentos das pessoas nos ambientes profissionais. Seu objetivo é, simultaneamente, cuidar do bem-estar dos colaboradores e ajudá-los a entregar o máximo de produtividade para as empresas.
Essa Psicologia do Trabalho virou uma tendência recentemente. Apesar de a História da Psicologia ter mais de 100 anos, a valorização do colaborador é um acontecimento das últimas décadas, que se inicia com o surgimento da Gestão de Pessoas no início dos anos 1990.
Até então, a expressão Recursos Humanos (RH) tinha uma aplicação quase literal. As pessoas eram vistas como ativos ou recursos no mesmo degrau das finanças, tecnologia e matéria-prima. Já com a Gestão de Pessoas, surge o entendimento de investir em pessoas para que, a partir dele, o resultado apareça.
Por isso, as preocupações atuais das principais empresas são bastante diferentes:
- promover o bem-estar dos funcionários;
- identificar pessoas com perfil adequado ao modo de ser da empresa;
- identificar habilidades comportamentais, como inteligência emocional, comunicação e trabalho em equipe;
- evitar acidentes e doenças;
- atender aos desejos e às necessidades dos colaboradores.
Hoje em dia, os profissionais são considerados clientes internos. O resultado para o dono ou acionista depende, entre outras coisas, de satisfazer as demandas dos colaboradores e desenvolvê-los. Logo, o RH precisa criar uma série de serviços especializados, e não cuida mais só da papelada.
A Psicologia Organizacional é uma das disciplinas que vão entregar o conhecimento necessário para cumprir essas novas missões. Afinal, como os cuidados com as pessoas passaram a abranger processos mentais e comportamentos, surge uma forte demanda por especialistas.
Como é a área de Psicologia Organizacional?
As empresas podem buscar psicólogos do trabalho por diferentes motivos. Normalmente, três áreas utilizam dos conhecimentos desses profissionais:
- Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho;
- Departamento de RH;
- Compliance.
Para o setor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho, o foco é promover o bem-estar dos colaboradores, eliminando doenças e acidentes de trabalho. Assim, o conhecimento do psicólogo ajuda a empresa de diferentes formas:
- avaliar os colaboradores sobre o estado mental, estresse, desgaste etc.;
- educar os funcionários sobre práticas de prevenção;
- emitir laudos psicológicos;
- avaliar as condições do ambiente de trabalho.
Já no Departamento de RH, a Psicologia Organizacional funciona com um setor consultivo, que atua sempre que a Gestão de Pessoas precisa de conhecimento especializado. Os psicólogos do trabalho podem:
- elaborar testes psicológicos, entrevistas e dinâmicas para avaliar o perfil de colaboradores e de candidatos de processos seletivos;
- fazer a gestão de conflitos, melhorando os relacionamentos no ambiente profissional;
- contribuir com o desenvolvimento de carreira do colaborador;
- criar estratégias para desenvolver a inteligência emocional, melhorar a comunicação e outras atitudes dos profissionais;
- estruturar as políticas de diversidade e inclusão;
- identificar e prevenir comportamentos prejudiciais no ambiente de trabalho, como bullying e assédio moral.
Por fim, a setor de Compliance traz medidas internas para combater crimes, desonestidade, assédio e outras condutas antiéticas. Nele, o psicólogo organizacional compõe a rede de apoio caso um colaborador seja vítima.
Se você, mesmo conhecendo a área, você ainda tiver dúvidas sobre qual é a faculdade certa, recomendamos os filmes de Psicologia. Assim, é possível ter uma noção de como é a atuação dos profissionais, perfis psicológicos e outros assuntos que, certamente, vão despertar o seu interesse pela disciplina.
Como estão as vagas para Psicologia Organizacional?
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), foram admitidos 781 psicólogos do trabalho entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021. Do total, cerca de 13% das vagas foram ocupadas por homens e 86% por mulheres.
As vagas se destinam principalmente às pessoas com poucos anos de formação superior:
- 18 até 24 anos — 13%;
- 25 a 29 anos — 30%;
- 30 a 39 anos — 40%;
- 40 a 49 anos — 11%;
- 50 a 64 anos — 3%;
- acima de 65 anos — menos de 1%.
Os salários são elevados. A média salarial da profissão é de R$ 3.524,73* para a carga horária de 38 horas semanais. E você sempre pode ganhar mais se mantiver uma rotina de estudo e de especializações.
Uma dica interessante é buscar um estágio durante a faculdade. Essa modalidade de contratação permite que as empresas vejam o seu trabalho e concede experiência profissional para colocar no currículo.
Como atuar na área de Psicologia Organizacional?
A Psicologia Organizacional exige o curso superior da área e a inscrição no Conselho Regional de Psicologia. E, diferentemente de Direito e de Ciências Contábeis, não é necessário realizar nenhuma prova para obter a habilitação.
Aliás, é importante buscar um diploma reconhecido no mercado. Ao fazer uma boa faculdade, o recrutador terá mais segurança sobre as competências indicadas no currículo profissional, aumentando o interesse pela contratação. Por isso, o curso da Anhanguera é ideal para você.
Aqui, temos mais de 25 anos de atuação e acompanhamos as principais tendências de mercado. Além disso, facilitamos o acesso ao ensino superior para que nossos alunos mudem de vida e conquistem seus objetivos profissionais.
O corpo docente é um diferencial, pois os nossos professores são experientes e contam com títulos, como mestrado e doutorado. Veja 6 matérias da grade curricular de Psicologia para conhecer algumas das áreas abordadas ao longo do curso.
Na Psicologia, você também terá acesso a inúmeros diferenciais que desenvolvem competências desejadas pelas empresas:
- estudos dirigidos para desenvolver habilidades digitais;
- Trilhas de Carreira com conteúdos sobre liderança, inovação e gestão de pessoas;
- acesso a processos seletivos de estágio e de emprego e orientação de carreira no Canal Conecta;
- Aula Destaque com profissionais conceituados da área da saúde e gestão.
A infraestrutura é completa. Durante os estágios curriculares, que são feitos por todos os alunos, você tem acesso à clínica-escola e pode exercer a prática da Psicologia. Com isso, estará mais próximo das exigências das empresas, que buscam profissionais que conseguem aliar teoria e prática.
Agora é com você!
Viu só? Com uma boa graduação, você pode atuar na Psicologia Organizacional e aproveitar os excelentes salários. O curso da Anhanguera é completo e oferece um excelente custo-benefício. Logo, é hora de conquistar o seu diploma.
Inscreva-se agora mesmo na faculdade de Psicologia e use a educação para mudar de vida!
* Sujeito a alterações
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 16
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?