A área da Psicologia é extremamente ampla, trazendo muitas oportunidades para quem quer investir em uma carreira de múltiplos caminhos. E uma dessas alternativas é a Psicologia Jurídica, que vem crescendo cada dia mais!
Mas, afinal, o que é a Psicologia Jurídica? 🤔É a psicologia dos juízes? Nada disso! Essa é uma área que vai, sim, ajudar os juízes a ter mais tranquilidade de espírito, mas não por meio da terapia diretamente aplicada a eles.
Continue a leitura para saber um pouco mais sobre o assunto e entenda quais são as perspectivas da Psicologia Jurídica para o futuro! 🚀
O que é Psicologia Jurídica?
O psicólogo jurídico é o profissional encarregado pela análise psicológica em casos de processos variados. 👩🏽⚖️Além de casos criminalistas, eles também fazem perícias para questões trabalhistas, auxiliam em situações familiares e muito mais.
Logo, como mencionamos no comecinho do nosso bate-papo, a Psicologia Jurídica não é a área que cuida da saúde mental de juízes, delegados e advogados. Ao menos, não diretamente.
Mas sem dúvidas ela ajuda, pois trabalha em parceria com esses profissionais ao fazer com que processos de variados âmbitos ocorram com mais naturalidade.
Por que se tornou uma tendência em Psicologia?
O número de processos no sistema judiciário é exorbitante. Para ter uma ideia, de acordo com dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) de 2022, ocorreram 26,9 milhões de processos em 2021. No mesmo período, foram cadastradas de 27,7 milhões de novas ações. 😯
Porém, isso é bem natural, considerando que, no Brasil, temos uma das maiores populações do mundo e, sem dúvidas, muitos problemas para resolver.
No entanto, há uma demanda especial para o psicólogo em todo esse cenário. Afinal, ele é o profissional encarregado por compreender o que se passa na mente dos envolvidos nos processo, algo que nenhum outro indivíduo é qualificado para fazer.
Nesse cenário, há vários contextos que podem interferir em uma decisão judiciária:
- transtornos;
- síndromes;
- abusos diversos;
- traumas;
- omissões.
E tudo isso pode ser percebido por alguém com o treinamento adequado e um olhar afiado para os detalhes.
O que esperar do futuro desse mercado considerando esse cenário?
Podemos esperar do mercado muitas vagas e valorização! A Psicologia é um segmento que, por si só, tem crescido muito. A maior atenção às questões de saúde mental em período pós-pandemia tem feito com que a demanda por esse profissional não pare de aumentar.
E, claro, com isso vêm as capacitações. Então, especializar-se na área Jurídica como meta de carreira em Psicologia é uma oportunidade não só de conquistar melhores vagas e remunerações, mas também de colaborar com um aspecto muito importante da sociedade: a fluidez e a integridade do judiciário.
Sendo assim, pode ficar tranquilo: não faltam oportunidades para os estudiosos da mente — e tudo parece estar só começando!🧠
Agora é com você!
Gostou de saber mais sobre a Psicologia Jurídica? Agora, é hora de você dar o passo inicial para seguir essa carreira no futuro: começar a sua faculdade, é claro! E por que não escolher a Anhanguera para ser o seu lar pelos próximos anos?🧡🖤
Faça a sua inscrição para o vestibular de Psicologia da Anhanguera agora mesmo e dê início a uma caminhada de muito sucesso por meio de um aprendizado completo e inovador. Estamos esperando por você!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 10
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?