Aprenda o que é Psicologia Comportamental, e como você pode atuar na área!

mercado de trabalho psicologia

Como bem sabemos, vivemos em uma diversidade e é cada vez mais importante saber a melhor forma de lidar com ela. Afinal, muitas pessoas têm posicionamentos diferentes do outro e caso não exista uma inteligência emocional, conflitos existirão. Portanto, é muito importante aprender o que é psicologia comportamental.

No que lhe concerne, existem matérias na grade curricular do curso de Psicologia que focam no estudo do comportamento do ser humano. Assim, é possível compreender o porquê dos indivíduos preservarem certos tipos de pensamentos e tomarem decisões que nem sempre fazem parte da verdade que a outra pessoa acredita. 

Conheça mais detalhes sobre essa área abaixo.

O que é Psicologia Comportamental

Dentro da faculdade de Psicologia existe essa área que também é conhecida como behaviorismo. Em suma, trata-se de um estudo que mostra o quanto nossos estímulos influenciam diariamente no nosso comportamento. Assim, existem inúmeros fatores que nos fazem pensar e agir da forma que conhecemos. 

Entretanto, eles podem ser nocivos para nossa evolução e/ou convívio humano. Acredita-se que a partir de uma terapia cognitivo comportamental o indivíduo possa validar seus padrões de pensamentos e identificar certas atitudes que demonstram uma influência negativa no seu amadurecimento.

Os benefícios da terapia cognitivo comportamental

Agora que você já sabe o que é psicologia comportamental, percebeu o quanto ela é necessária em um mundo que constantemente apresenta conflitos por conta de crenças limitantes. Assim, o indivíduo não consegue resolver seus problemas internos e esse comportamento traz dificuldades na vida pessoal e profissional.

Por meio da terapia é possível abrir a mente e enxergar mais possibilidades nas variadas esferas da vida. Além de fazer uma interpretação dos fatos de uma maneira mais ampla e que realmente estimule um pensamento crítico. Consequentemente, ele conquistará o autoconhecimento e lidará melhor com as inúmeras situações existentes. 

As possibilidades de atuação na área

Ao longo da Faculdade de Psicologia, você aprenderá muito sobre a mente humana e o quanto o meio em que vivemos influencia na nossa construção. Quando entendemos o que é psicologia comportamental, percebemos que existem inúmeras possibilidades de atuar nessa área tão rica e fundamental.

Por exemplo, é possível ajudar pessoas que sofrem com crises de ansiedade, depressão e também problemas que geram um pensamento obsessivo-compulsivo, conhecido popularmente como TOC

Neste caso, o papel do profissional é essencial para aprimorar técnicas que disponham de embasamento científico e que realmente contribuam na melhora da qualidade de vida dessas pessoas. Seja crianças, jovens ou idosos, a negligência desse tratamento traz muito sofrimento, além de problemas sociais e que até afetam o desempenho e a produtividade do mesmo.

Veja quanto ganha um Psicólogo no Brasil:

A importância de escolher uma faculdade de confiança

Como você já entendeu o que é psicologia comportamental, chegou o momento de pensar no seu futuro e ajudar tais pessoas a ter uma rotina mais confortável e sem comportamentos negativos

Para isso, é essencial contar com uma faculdade que ofereça corpo docente experiente e uma estrutura que garanta sua empregabilidade no mercado.

A Anhanguera possibilita uma graduação mais acessível e dispõe de modalidades de ensino que se encaixam no seu dia a dia. Por isso, inscreva-se no nosso vestibular e dê início ao seu sonho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados