Curso de Produção Gráfica: conheça essa opção de ensino superior

Produção Gráfica

Tem criatividade e já pensou em trabalhar na área de publicidade? Uma sugestão de formação profissional para o seu perfil é o curso de Produção Gráfica. O profissional formado na área encontra um mercado de trabalho amplo e diverso, com vários cargos e áreas de atuação para começar a trabalhar.

Neste post, reunimos mais informações sobre o curso de Produção Gráfica e como começar a atuar na área. Tem interesse? Confira e tire suas dúvidas!

O que é produção gráfica?

A produção gráfica abrange todas as atividades de um projeto gráfico, como a seleção dos materiais, a criação da arte, os planejamentos de custos, o processo de impressão, acabamentos e definição de prazo de entrega.

Os profissionais envolvidos nessas etapas precisam ter conhecimentos técnicos em suas respectivas responsabilidades e sobre tipos de impressão, como digital, offset, flexografia, termografia, serigrafia e rotogravura.

Existem inúmeros produtos fabricados por meio de projetos gráficos. Confira os exemplos mais comuns logo abaixo:

  • livros;
  • revistas;
  • cadernos;
  • embalagens;
  • cartões de visita;
  • rótulos;
  • banners;
  • cartazes.

O produtor gráfico é o responsável por planejar e gerir as etapas de pré-impressão e pós-impressão de um projeto. Isso significa tomar decisões sobre materiais, custos e outros detalhes que interferem no trabalho de outros profissionais da equipe.

Porém, é importante ressaltar que o produtor gráfico não é o profissional habilitado para a parte criativa dos projetos de Design. Ele é quem apenas orienta o designer na fase de criação para que a execução do projeto esteja dentro do que foi planejado inicialmente.

Como é o curso de Produção Gráfica?

O curso superior de Produção Gráfica tem o objetivo de habilitar profissionais a cumprir as funções de gestão de processos em projetos gráficos, assessoria técnica, planejamento de processos, entre outros cargos.

Ao longo do curso, o aluno aprende a executar normas e procedimentos técnicos para garantir a qualidade dos projetos gráficos, o respeito ao meio ambiente, a segurança no trabalho e o excelente atendimento aos clientes.

Na Anhanguera, o curso é oferecido no grau de Tecnólogo, o que garante aos alunos de Produção Gráfica o contato com uma grade curricular voltada para o mercado de trabalho, com disciplinas que abordam situações práticas de um produtor gráfico, além dos desafios e das tecnologias que ele vai encontrar após o curso.

O que se estuda em Produção Gráfica?

A grade curricular de Produção Gráfica é composta por matérias que exploram as competências do produtor na gestão dos processos gráficos e as etapas pré e pós-impressão dos projetos.

Ao longo do curso, o aluno aprende assuntos como o funcionamento das máquinas e dos equipamentos do setor gráfico, os tipos de papéis e seus respectivos usos, tipos de impressão e técnicas de acabamento.

Quais são as áreas de atuação em Produção Gráfica?

O mundo da indústria gráfica é amplo e permite que os profissionais do setor trabalhem em diferentes funções. Do atendimento ao cliente às operações do maquinário para impressão dos materiais, existem diversas ocupações que precisam ser preenchidas por uma mão de obra qualificada e dedicada ao trabalho.

O Tecnólogo em Produção Gráfica pode atuar em indústrias gráficas, fornecedores do segmento, agências, departamentos de empresas, entre outras áreas que trabalhem diretamente com a produção de materiais gráficos.

O profissional formado em Produção Gráfica pode atuar em indústrias gráficas e afins como gestor, coordenador e supervisor de produção. Também é possível ocupar cargos relacionados à área de análises e de pesquisas de produtos gráficos, assessoria tecnológica e planejamento de instalações industriais.

Vale a pena estudar Produção Gráfica na Anhanguera?

Agora que você já sabe o que é Produção Gráfica e como começar a atuar nesse setor, vamos explicar as principais vantagens de estudar na Anhanguera. Veja por que vale a pena escolher a nossa faculdade para construir seu futuro!

Bolsas de estudo

A bolsa de estudo é um incentivo financeiro que a Anhanguera oferece aos alunos que precisam economizar na mensalidade do curso. Dependendo do caso, é possível conquistar uma bolsa integral e fazer o curso superior sem se preocupar com as mensalidades.

Veja quais são as opções de bolsas na Anhanguera:

  • Bolsa Enem: use sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e concorra a uma bolsa de estudo de até 100% da mensalidade;
  • Bolsa Transferência: transfira sua graduação para a Anhanguera e ganhe uma bolsa de 50% até o final do curso;
  • Bolsa Incentivo: desconto destinado aos alunos que manifestam a dificuldade de pagar o valor integral da mensalidade do curso escolhido.

Formação para o mercado de trabalho

A abordagem dos professores da Anhanguera privilegia as habilidades e as situações das áreas de atuação que o aluno vai encontrar no mercado de trabalho.

Somado a isso, ao longo da graduação, você vai encontrar atividades extracurriculares e atividades que vão enriquecer sua grade horária:

  • Aula Destaque: aulas com profissionais bem-conceituados no mercado de trabalho exclusivas para alunos Anhanguera. É o momento de tirar dúvidas e aprender com quem tem anos de carreira;
  • Trilhas de Carreira: monte sua trilha de carreira na Anhanguera e desenvolva habilidades em alta no mercado de trabalho;
  • Habilidades Digitais: participe de atividades extracurriculares online para desenvolver competências valorizadas na era digital;
  • Canal Conecta, tenha acesso a um portal online de empregabilidade com milhares de oportunidades de emprego e de estágio no país.

Formas de ingresso variadas

Uma única forma de ingresso nem sempre é a ideal para todos os alunos que buscam o sonho de entrar no ensino superior. Por isso mesmo, a Anhanguera se preocupa em oferecer várias formas de ingresso. Assim, é possível contemplar alunos com diferentes realidades. Veja quais são as opções a seguir:

  • vestibular 100% online;
  • nota do Enem;
  • transferência externa;
  • segunda graduação.

Você pode avaliar cada uma delas e escolher a forma de ingresso que mais favorece sua entrada no ensino superior.

Faça sua inscrição no vestibular e comece seu futuro!

O curso de Produção Gráfica é uma opção para quem gosta de processos gráficos e deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Como vimos, a escolha da faculdade faz toda a diferença na sua formação profissional. Por isso, venha estudar na Anhanguera.

Agora, chegou a hora de garantir sua vaga na faculdade! Aproveite para se inscrever no vestibular online da Anhanguera. Esperamos você!

Ah, você pode se inscrever pelo Vestibulares!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados