Portfólio: o que é e como fazer?

Portfólio: o que é e como fazer?

Candidatos em busca de emprego no mercado às vezes se deparam com a necessidade de apresentar um portfólio. Mas, afinal de contas, o que é esse material, quais os modelos mais atraentes e como fazê-lo?🤔

Se você tem essas dúvidas ou até sabe o que é portfólio, mas acha que é complicado criar um, este material traz todas as informações para montar um modelo completo que vão conquistar seus futuros contratantes. Confira.🚀

O que é um portfólio?

Portfólio é um conjunto de arquivos que reúne os trabalhos realizados por um profissional em sua área. Pode ser digital ou físico e, como um currículo, serve para demonstrar de forma prática as habilidades, conhecimentos e experiências do indivíduo.

Em áreas criativas como design e marketing, por exemplo, é muito comum que as empresas e contratantes solicitem que o candidato apresente seu modelo de portfólio.

E, mesmo um aluno de um curso livre de tratamentos de imagens sem nenhuma experiência pode montar sua compilação usando trabalhos realizados durante suas aulas.🚀

Qual a melhor forma de fazer um portfólio?

Existem diferentes modelos de portfólio e, para escolher entre eles, o ideal é analisar o que o mercado de atuação aceita com mais frequência.

O investimento também pode ser outro fator para ajudar nessa decisão, afinal de contas, é possível criar um gratuitamente ou gastar com impressões, hospedagens de site etc.

Conheça os principais formatos para ajudar:

  • Portfólio físico, que é interessante para profissionais como arquitetos ou ilustradores que encontram presencialmente com seus potenciais contratantes;
  • Portfólio digital, que é muito comum entre profissionais de marketing ou que trabalhem remotamente;
  • Plataformas digitais e redes sociais também são opções digitais com boa aceitação porque oferecem áreas ou ferramentas específicas para dar destaque às produções profissionais.

Além de se preocupar com a forma de criá-lo, também é preciso garantir que ele mostre seus diferenciais e versatilidade.

Um bom volume de cursos e capacitações também pode chamar atenção nesse contexto, e a dica é assinar um plano de cursos rápidos que vão enriquecer seus conhecimentos. Veja mais dicas a seguir.

Como montar um portfólio simples e atraente?

Depois de saber o que é portfólio e a melhor forma de desenvolvê-lo, é hora de iniciar sua produção considerando algumas dicas simples.

Defina o objetivo da criação do portfólio

Um portfólio pode ser feito para conquistar clientes ou ser contratado por uma empresa: tudo depende da sua meta de carreira. 😉

Também pode ser direcionado para ressaltar diferenciais do profissional, como ser mais inovador ou tradicional nas suas execuções. Defina o objetivo antes de começar a montá-lo.

Escolha quais materiais vão compor o portfólio

Seja um profissional com muitas experiências, seja alguém que só tem materiais criados no curso profissionalizante, a escolha de quais produções serão apresentadas no portfólio também é uma etapa importante.

Isso porque ele não deve ser muito grande, mas deve aproveitar o máximo da atenção do contratante com os melhores exemplos.

Capriche no design e na organização

Para quem deseja ter uma carreira nessa área, o portfólio deve ser visualmente agradável, com descrições claras e objetivas. Isso demonstra capricho e organização, dois talentos muito valorizados no processo de contratação de um profissional.😉

Uma dica final para fazer um portfólio é usar templates gratuitos para fazer sua primeira versão. Um bom site para isso é o Canva, com muitos modelos grátis para você testar.

Eles oferecem ferramentas de personalização e, com o tempo, você pode implementar seu próprio estilo, trocar os exemplos e reorganizar a estrutura, especialmente se fizer mais cursos e quiser atualizar seu portfólio.🔝

Pronto para fazer um portfólio completo?

Agora que você já sabe o que é portfólio, que tal deixá-lo ainda mais atrativo para os empregadores? ⬇️

Inscreva-se nos cursos livres ofertados pela Anhanguera. Também conheça o modelo de assinatura AEDU Flash e seus benefícios.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 55

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados