O que faz um Podólogo? Conheça as principais funções desse profissional!

O que faz um Podólogo? Conheça as principais funções desse profissional!

A faculdade de Podologia é um Tecnólogo que possibilita que os estudantes tenham um melhor aproveitamento das disciplinas em relação a um curso técnico, mas sem se esquecer da parte prática para o mercado de trabalho. Por ser uma formação relativamente nova, muita gente tem dúvida sobre o que faz o profissional de Podologia.

Engana-se quem pensa que, após a formação, os podólogos são aptos para cuidar apenas dos pés. Por ser uma graduação da área da Saúde, você estudará vários conteúdos sobre o corpo humano, aprendendo técnicas e tratamentos que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

E aí, ficou interessado pelo assunto e quer saber o que faz o podólogo em seu dia a dia de trabalho? Então, continue a leitura! ?

O que faz o profissional de Podologia em diferentes cargos e setores?

Abaixo, você vai conhecer as funções desempenhadas pelo podólogo em diferentes setores e áreas. Fique ligado!

Os podólogos são responsáveis por cuidar dos pés e tornozelos de adultos, crianças e idosos. Para aguentar um longo dia de trabalho, os pés necessitam de alguns cuidados especiais, que vão além de uma massagem.

É fundamental usar protetores, remover calos, tratar e identificar micoses, lixar e cortar as unhas de maneira adequada, higienizar os pés corretamente, etc. Nesse caso, os profissionais de Podologia são os mais indicados para realizar esses cuidados, com o objetivo de prevenir doenças e oferecer mais bem-estar e saúde aos seus clientes. ?

Outras funções desempenhadas são:

  • orienta clientes sobre o uso de protetores de calos, calçados anatômicos e palmilhas;
  • promove ações para melhorar a saúde dos pés;
  • escolhe procedimentos, técnicas e aparelhos para realizar o tratamento a proteção e a higienização de tornozelos e pés;
  • avalia os movimentos e as condições da pele de tornozelos e pés.

O que faz o podólogo ao promover a ativação da circulação sanguínea?

Um problema bastante comum dos pés é a falta de circulação sanguínea. Isso acontece principalmente com pessoas sedentárias, idosos ou que tenham alguma predisposição genética.

Além disso, pode ser um problema mais sério, como em portadores de diabetes. Em todos os casos, o tratamento com o podólogo pode ter um ótimo impacto. Os profissionais são preparados para fazer massagens específicas com técnicas que melhoram a ativação do fluxo de sangue na área. Além disso, eles utilizam produtos, como hidratantes, que deixam a pele mais macia.

Quais as funções do profissional de Podologia ao tratar e prevenir micoses?

Provavelmente, você já sofreu com um problema bastante comum: as temidas micoses. Elas podem atingir qualquer pessoa, mas tendem a ser mais recorrentes em quem faz atividades físicas e fica com calçados e meias úmidas por um longo tempo.

Os podólogos podem agir na prevenção e tratamento da micose. Eles avaliam as demandas e escolhem as melhores substâncias, como os medicamentos antifúngicos, por exemplo, que conseguem eliminar os fungos e possibilitam que seus pés voltem a ficar mais saudáveis.

O que faz o profissional de Podologia ao contribuir para o tratamento da diabetes?

Sabia que o trabalho do podólogo pode ajudar quem tem diabetes? Isso mesmo! Essa é uma doença crônica que prejudica o processo de cicatrização da nossa pele. Assim, é fundamental adotar uma rotina de cuidados preventivos contra possíveis feridas nos pés.

Nesse caso, os profissionais de podologia podem desempenhar várias funções importantes, como:

  • tratar feridas nas pernas e nos pés que foram provocadas por acidentes;
  • melhorar a hidratação da pele, já que o ressecamento facilita o surgimento de machucados;
  • fazer o corte das unhas e a retirada de cutículas sem riscos de danos físicos ou infecções na região.

Quais as atribuições do profissional de Podologia ao ajudar no desempenho de atletas?

Ao pensar sobre o que faz o podólogo em sua rotina diária, provavelmente você não imaginou nada relacionado com o desempenho de atletas, não é mesmo? No entanto, existe uma área da Podologia conhecida como Podologia Esportiva, que trata dos atritos comuns nos pés de pessoas que praticam exercícios físicos. ⛹️‍♀️

Ao optar por seguir carreira nesse setor, você deverá acompanhar e analisar lesões leves e graves, atuando de modo a evitar danos que possam comprometer o futuro dos atletas. O profissional dessa área trabalha diretamente com equipes ou com esportistas amadores ou de elite.

O que faz o profissional de Podologia ao melhorar a estética dos pés?

Os nossos pés precisam de muitos cuidados, e os profissionais devem saber orientar os pacientes sobre a importância do uso de calçados adequados e a correta higienização dessa parte do corpo.

Quem sofre com calosidades ou com o pé diabético, por exemplo, deve ficar ainda mais atento. Com o acompanhamento de um podólogo, a saúde e a qualidade de vida pode melhorar bastante.

O que faz o profissional de Podologia ao corrigir problemas na postura corporal?

Outra atividade desempenhada pelo podólogo e pouco conhecida é na correção de problemas na postura corporal. Nesse caso, você será responsável por:

  • investigar assimetrias nos pés provocadas por problemas motores;
  • realizar procedimentos para aliviar a inflamação e a dor localizada;
  • tratar disfunções ou lesões que possam prejudicar o equilíbrio humano;
  • avaliar doenças que afetam a forma física do paciente.

A Anhanguera ajuda você a conquistar o sonho da faculdade

Para se dar bem no mercado de trabalho de Podologia e conquistar as melhores posições, é muito importante investir nos estudos, concorda? Então, que tal escolher uma instituição de ensino referência no Brasil, que tenha corpo docente experiente e infraestrutura completa e com laboratórios especializados?

Sabe de quem estamos falando? Da Anhanguera, é claro! Aqui, além dessas vantagens, você terá a oportunidade fazer a faculdade de Podologia EAD, na modalidade de ensino 100% a distância. Essa é uma opção e tanto para quem necessita de mais flexibilidade no dia a dia e precisa conciliar os estudos com a rotina. ?

Também temos mensalidades com preços justos e acessíveis. Para saber mais, basta entrar em nosso site para conferir todos os valores atualizados!

Agora é com você!

Agora que já sabe o que faz o profissional de Podologia, venha para a Anhanguera e tenha acesso a um ensino de excelência! Não perca mais tempo e invista no seu futuro. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 31

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados