Afinal, qual é o perfil do profissional de Odontologia?

perfil odontologia

Trabalhar em prol da saúde bucal das pessoas, com prevenção, diagnóstico e tratamento de diferentes problemas: assim é a rotina do dentista, que vai atender desde casos simples até situações mais complexas. Diante disso, qual será o perfil da Odontologia? Quais características o profissional da área deve ter para ser bem-sucedido?

O curso de Odontologia, que dura 5 anos, vai abordar diferentes disciplinas teóricas e práticas, preparando você para a rotina da profissão. Além disso, já vai ajudar o aluno a adquirir as principais habilidades para ter um bom relacionamento com os pacientes.

Sonha com essa carreira, mas fica na dúvida se ela combina com você? Então, veio ao lugar certo: confira o post que, nós, da Anhanguera, preparamos e descubra qual é o perfil do dentista!

Capacidade de concentração

Quando a gente fala de qualquer atendimento em saúde, é preciso que o profissional tenha atenção em cada etapa do seu trabalho. No caso do dentista, isso ganha uma importância ainda maior, afinal, ele está lidando com materiais e estruturas de tamanhos milimétricos.

Não dá para fazer um bom procedimento se ele não estiver concentrado, de olho nos mínimos detalhes, não é mesmo?

Dessa maneira, ter foco deve estar no perfil do estudante de Odontologia, pois é um exercício que começa ainda na faculdade. Nas aulas práticas em laboratório, em clínicas-escola e em outras unidades de atendimento, o aluno começa a ter o contato direto com pacientes.

Se você quer fazer o vestibular de Odontologia, saiba que, aqui na Anhanguera, o direcionamento é para a parte prática, a fim de preparar o aluno para todos os desafios da carreira. Por isso, você conta com laboratórios bem equipados e espaços de atendimento gratuitos à população, em que são realizados procedimentos com a supervisão dos professores.

Facilidade para se relacionar com pessoas

Para ter sucesso na profissão, é necessário gostar de trabalhar com pessoas. É que toda a rotina de trabalho do dentista se dá no contato direto com o paciente, do bebê ao idoso. Nesse sentido, a empatia deve fazer parte do perfil da Odontologia para que o profissional consiga se colocar no lugar do seu público, entendendo quais são suas queixas e necessidades.

Aliás, temos que considerar ainda o medo que muitas pessoas têm só de sentar-se na cadeira do dentista e de ouvir o motorzinho. Por isso, é preciso ter a sensibilidade e um olhar humanizado para esses pacientes de forma a passar tranquilidade ao fazer todo o tratamento.

Então, se você busca saber tudo sobre o curso de Odontologia, saiba que é fundamental trabalhar com atenção integral ao paciente. O que isso significa? Que, além de focar o problema bucal, é preciso considerar o indivíduo como um todo, levando em conta, inclusive, o fato de ele estar fragilizado ou amedrontado.

Atuação além da técnica

Deu para perceber a importância da atuação humanizada no perfil do dentista, certo? É que o profissional precisa ter, além de todo o conhecimento técnico e científico, as habilidades também ligadas ao comportamento e ao relacionamento com as pessoas.

Assim, ao escolher uma boa faculdade, como a Anhanguera, você terá uma matriz curricular completa com todas as tendências do mercado e disciplinas interativas para assimilar bem o conteúdo. Além disso, vai desenvolver habilidades visando desenvolver uma postura acolhedora e garantir um atendimento integral aos pacientes.

Com essa formação completa, estará preparado para se candidatar às oportunidades de emprego oferecidas pela melhor plataforma de vagas, o Canal Conecta, exclusiva de nossos alunos.

Senso de análise e capacidade para resolver problemas

Tem interesse nessa profissão e busca saber o valor da faculdade de Odontologia? É importante ter em mente que, na mensalidade, estão incluídas toda a infraestrutura e equipamentos que fazem parte do seu aprendizado.

Na Anhanguera, a preocupação é oferecer tudo o que o aluno precisa para ter uma formação de qualidade. Contudo, a gente sabe como é difícil para muita gente pagar o curso. Por isso, contamos com bolsas, programas de desconto e financiamento para que você não deixe de lado o sonho de ter o diploma de dentista.

Mas, voltando a falar da estrutura do curso: ela é montada para que você aprenda a lidar com casos mais simples até procedimentos mais complexos. Essa é a realidade da rotina dessa profissão, seja na Odontologia Clínica, seja em outras especialidades.

Assim, entre as características do dentista, está o senso de análise e a capacidade de resolver problemas. Isso porque ele vai atender a casos clínicos diferentes e precisa estar preparado para fazer o diagnóstico e realizar o tratamento adequado.

Ética profissional

Além de competências técnicas e habilidades de comportamento, não podemos deixar de falar da importância da ética profissional. Para ser um bom dentista, é preciso atuar pautado na ética, ou seja, as posturas que precisam ser seguidas na profissão.

São princípios que devem guiar a prática profissional, a relação com outros colegas de saúde, instituições, pacientes e seus acompanhantes. As regras sobre o que é ou não permitido em relação a diversos aspectos constam no Código de Ética Odontológica, um documento do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Trabalho em equipe

Outro ponto que precisa fazer parte do perfil da Odontologia é a capacidade de trabalhar em equipe. É que o dentista dificilmente vai fazer um bom trabalho atuando sozinho. Ele precisa do apoio de outros colaboradores, seja na recepção do seu consultório, seja no atendimento ao paciente.

Dessa maneira, desenvolver a habilidade de colaboração e ter uma boa comunicação com sua equipe são fatores que ajudam o profissional a ser bem-sucedido.

Dedicação

Por último, nem precisamos dizer que, para realizar um procedimento bucal, não dá para fazer de qualquer jeito. Então, a dedicação é essencial no trabalho do dentista para que ele ofereça o melhor tratamento ao paciente, siga o Código de Ética e honre o diploma, conquistado com tanto esforço.

Pronto para brilhar nessa carreira?

Mostramos como é o perfil da Odontologia, mas ninguém precisa ficar preocupado por não se encaixar em todas as características. Ao escolher a Anhanguera, você vai desenvolver essas competências ao longo da graduação e sairá preparado para realizar procedimentos de saúde bucal com qualidade e segurança.

Não perca tempo e comece a planejar seu futuro! Inscreva-se no vestibular de Odontologia da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.