7 dicas para passar em Direito no primeiro ano de vestibular

passar em direito

Ingressar em um curso de Direito é o sonho de muita gente. E, por isso mesmo, estamos nos referindo a uma graduação altamente concorrida — ou seja, com poucas vagas disponíveis e muitos interessados. E então, como fazer para entrar nessa faculdade?

A chave é estudar muito. Mas se o seu interesse é ainda mais específico — ou seja, passar em Direito no primeiro ano de vestibular —, a sua preparação deve ser ainda mais cautelosa e disciplinada.

Pensando nisso, preparamos dicas infalíveis que, sem dúvidas, ajudarão bastante na sua organização para os estudos. Além disso, falaremos um pouquinho sobre a faculdade de Direito e sobre o que deve ser levado em conta na hora de escolher uma boa instituição para estudar. Boa leitura!

Como passar em Direito no primeiro ano de vestibular?

Vamos começar o nosso bate-papo já respondendo à pergunta do título. Conheça algumas dicas para alcançar o seu objetivo!

Preste atenção no edital

Ao longo do curso de Direito, você vai ler bastante. É muito conteúdo para aprender! Por isso, comece desde já e leia o edital com muita atenção e dedicação.

No edital, estão contidas informações importantes não apenas sobre o funcionamento do processo seletivo, mas também sobre as matérias que mais caem no vestibular e sobre o modo como você deve se portar no dia da prova. Fique de olho!

Prepare um cronograma de estudos eficiente

O segundo passo para passar em Direito no primeiro ano de vestibular é caprichar em um bom cronograma de estudos. Essa é uma ferramenta indispensável para quem quer ir bem nas provas!

O cronograma deve separar não só os conteúdos que devem ser vistos ao longo do ano, mas também o número de horas que você estudará todos os dias. Tente segui-lo à risca e faça da hora dos estudos um momento sagrado.

Escolha a faculdade de maneira estratégica

A escolha da faculdade também ajudará você a passar em Direito logo de cara. Para isso, é importante você usar uma estratégia inteligente e evitar distrações.

Escolha uma instituição que, ao mesmo tempo, tenha muita qualidade e várias formas de ingresso. Dê uma chance, também, às faculdades particulares, que são menos concorridas e têm muito respeito no mercado de trabalho!

Faça simulados e estude as provas anteriores

A revisão do conteúdo estudado é quase tão importante quanto o seu primeiro contato com a matéria. É a partir dela que você identificará lacunas no aprendizado e poderá preenchê-las, além de relembrar conceitos há muito esquecidos.

Por isso, faça muitas questões de todas as disciplinas e invista nos simulados. Eles também ajudarão bastante na familiarização com a prova e trarão mais confiança na hora do exame.

Faça revisões periódicas

Ah, mais uma coisinha sobre as revisões: elas não devem ser feitas apenas com o uso dos simulados. Você também pode utilizar outras técnicas!

Além da leitura de resumos, o uso de flashcards e mapas mentais costuma ser bastante útil. Pesquise sobre essas ferramentas e veja qual delas combina mais com você e com o seu modo de aprender.

Busque diferentes formas para aprender

Nem todos aprendemos da mesma forma. Alguns gostam de ler, outros captam melhor o conteúdo ao ouvir uma explicação… tudo varia muito de pessoa para pessoa.

E você? Como aprende melhor? Não se esqueça de que ler a teoria não é a única forma de aprendizado. Podcasts, videoaulas, filmes e outros recursos são igualmente válidos na hora de entender um conceito. Explore as possibilidades!

Tenha tempo para descansar 

Por fim, não deixe de descansar. Estafar o cérebro nunca é uma estratégia inteligente quando o assunto é vestibular e muito menos quando o seu objetivo é passar em Direito logo na primeira tentativa.

Os momentos de lazer são cruciais para que o seu cérebro “recarregue as energias” e esteja pronto para uma nova jornada de estudos. Valorize também as horas de sono e transforme o ato de dormir bem em parte da sua rotina.

Como funciona a faculdade de Direito?

Quer saber tudo sobre Direito? Então, que tal começarmos sobre como funciona essa faculdade?

O Bacharelado em Direito tem duração de 5 anos e é oferecido na modalidade presencial. A ideia é preparar o estudante com a base necessária para que ele possa ingressar no mercado de trabalho e, claro, investir em especializações que o tornem ainda mais capacitado em sua profissão.

Algumas das matérias da faculdade de Direito são:

  • Fundamentos Históricos e Introdução ao Estudo do Direito;
  • Psicologia Aplicada ao Direito;
  • Direito Civil;
  • Direito Processual Civil;
  • Teoria da Argumentação Jurídica;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Penal;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Econômico e Financeiro;
  • Direito Previdenciário;
  • Direito Empresarial e Societário.

E muito mais!

Como escolher uma boa instituição para cursar Direito?

Por fim, não podemos deixar de falar sobre a importância da escolha de uma boa faculdade. A instituição fornecerá a base para que você possa alcançar todos os seus objetivos na carreira e vai te preparar para todos os desafios enfrentados no mercado de trabalho!

Após a graduação, o formado pode encontrar uma carreira de concurso em Direito, que permite o trabalho em órgãos públicos, ou trabalhar em escritórios privados. Empreender e abrir o próprio negócio também é possível e devidamente trabalhado na Anhanguera por meio das Habilidades Digitais!

Por falar nisso, outros dos diferenciais da Anhanguera são:

  • Aula Destaque, que permite aos futuros advogados ter aulas online com especialistas no setor;
  • Trilhas de Carreira, que otimizam o currículo do estudante por meio de cursos com certificados;
  • Canal Conecta, que ajuda na busca pela melhor vaga de estágio para você;
  • infraestrutura adequada (com laboratórios, aulas com recursos digitais, bibliotecas com os principais livros para estudantes de Direito e muito mais);
  • grade curricular atualizada com as tendências mundiais;
  • corpo docente altamente capacitado.

Conheça mais sobre a Anhanguera no site oficial e aproveite para conferir também as nossas formas de ingresso!

Venha estudar com a gente!

Agora que você já sabe como passar em Direito no primeiro ano de vestibular, não perca mais tempo. Coloque as dicas em prática e faça a escolha certa para o seu futuro — venha fazer parte da Anhanguera.

Para conseguir isso, é muito fácil. Basta fazer a sua inscrição para o vestibular agora mesmo e se preparar bastante até o dia da prova. Temos certeza de que o seu desempenho será incrível. Acredite em seu potencial, assim como nós acreditamos, e faça parte da próxima turma de Direito!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content