Para ser Jornalista precisa de Faculdade? Entenda a importância da graduação!

Faculdade de Jornalismo preço

Para ser jornalista precisa de faculdade? Esse é um questionamento recorrente feito por quem quer ingressar nessa área. Desde que foi estabelecido que o profissional não necessita do diploma para exercer a profissão, a necessidade de cursar uma graduação no ramo se tornou um debate.

Contudo, pode ter certeza: para ingressar no mercado de trabalho e conquistar as melhores vagas de emprego, investir na formação superior é um pré-requisito básico. Então, se quer conhecer a importância da graduação para o jornalista, continue a leitura para saber mais!

Para ser jornalista precisa de faculdade?

No Brasil, as empresas não são obrigadas a contratar jornalista com diploma de ensino superior. Contudo, na prática, não é isso que ocorre. As redações têm liberdade para escolher os seus profissionais e sempre abrem vagas para aqueles que cursaram faculdade.

O mesmo ocorre com as instituições públicas. É bastante comum a abertura de concursos na área da comunicação que empregam jornalistas para atividades de assessoria de imprensa. Nesse caso, o curso superior é obrigatório.

Logo, se quer atuar na profissão, é essencial fazer uma graduação na área. Ela abre portas e oferece todos os conhecimentos para lidar com o dia a dia profissional.

Qual a importância do curso superior em Jornalismo?

A formação em Jornalismo é essencial, já que os futuros profissionais vão se deparar no curso com matérias e técnicas antes de entrar em uma redação. Durante os 4 anos de graduação, você aprenderá disciplinas de formação básica, como Ética, Teorias da Comunicação e Sociologia.

Além desses conteúdos gerais, os futuros jornalistas entrarão em contato com aspectos práticos da carreira, em matérias realizadas em laboratórios de TV e rádio, internet, redação e fotojornalismo.

Achar que o fato de o diploma não ser mais necessário possa destruir o mercado, abrindo chance para qualquer um ingressar, não é um pensamento compatível com o modo que o próprio mercado vê a questão. Atualmente, quanto mais preparado for o jornalista, mais chances terá no momento de buscar um emprego.

Qual o perfil do jornalista do futuro?

Independentemente da obrigatoriedade do diploma, quem deseja seguir no ramo do Jornalismo precisa ficar atento aos avanços da revolução tecnológica na área da comunicação. Assim, algumas características e qualidades básicas fazem parte de um bom profissional, como:

  • conhecimento em outras línguas;
  • boa escrita;
  • experiência na área;
  • imparcialidade;
  • persuasão;
  • persistência;
  • curiosidade.

Como a Anhanguera ajuda você a conquistar o sonho da faculdade?

Percebeu que para ser um jornalista de sucesso precisa cursar uma faculdade? Então, nada melhor do que estudar em uma instituição de ensino renomada e preparada para oferecer um dos melhores ensinos do país, não é mesmo?

Aqui na Anhanguera, temos um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores experientes, sendo apto para explicar o que faz um jornalista em seu dia a dia de trabalho.

Além disso, é possível cursar Jornalismo EAD e na modalidade de ensino presencial. Assim, você tem toda a liberdade para escolher a alternativa que mais se encaixa em sua rotina. Confira outros diferenciais de estudar com a gente:

  • formas de ingresso facilitadas;
  • infraestrutura completa;
  • acesso ao Canal Conecta, nosso portal de empregabilidade.

Agora é com você!

Agora que já sabe que para ser jornalista precisa de faculdade, lembre-se de investir em sua formação superior. Por isso, venha para a Anhanguera e seja um profissional de sucesso!

Gostou do post e quer cursar Jornalismo na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.