Entenda para que serve a faculdade de Teologia!

para que serve a faculdade de teologia

É muito comum as pessoas não saberem ao certo para que serve a faculdade de Teologia. Esse curso de graduação visa formar teólogos, que são profissionais dedicados a estudar as religiões, analisar de que maneira elas influenciam o comportamento das pessoas e investigar como dá sua relação com a sociedade.

Isso significa que o curso de Teologia não é destinado somente para quem deseja seguir uma vida religiosa, como pastor ou padre de uma determinada igreja. Na verdade, o teólogo tem um campo de atuação muito mais vasto e, na verdade, nem mesmo precisa ter uma crença definida.

Quer saber mais? Então continue lendo este artigo para entender ao certo como funciona o curso de teologia aqui da Anhanguera, quais são as aplicações dessa graduação e em quais áreas o teólogo pode atuar. Quem sabe essa não pode ser uma boa escolha de profissão para você?

Como funciona o curso de Teologia?

Ao contrário do que muitos acreditam, o objetivo de uma faculdade de Teologia não é formar líderes religiosos. Essa é somente uma das possibilidades de atuação de um teólogo, uma vez que a graduação visa o estudo, a pesquisa e a análise de diversos aspectos relacionados a religiões distintas.

Sendo assim, o curso de Teologia não prepara pessoas para seguirem exclusivamente uma vida religiosa. Ou seja, dessa graduação não sairão padres ou pastores formados, e sim teólogos. Você não será apresentado a uma religião específica, mas a diversas vertentes de fé.

Porém, a faculdade de Teologia pode ter variações de acordo com a instituição de ensino superior que a está oferecendo. Então, em alguns casos, esse Bacharelado de fato tem um foco na formação prática e teórica de ministeriais e de líderes religiosos.

Em outros, o curso pode ser oferecido tendo como foco maior uma determinada congregação religiosa. Assim, o graduando estuda de forma mais aprofundada uma determinada vertente, geralmente do Cristianismo, como o catolicismo ou o protestantismo.

Há, também, a oferta de cursos de Teologia cujo foco está voltado à área filosófica, permitindo uma compreensão espiritual maior, também do modo como o comportamento humano é influenciado pela religião e como acontece a relação entre igreja e sociedade.

De toda forma, independentemente do foco do curso, o modo como funciona a faculdade de Teologia é similar em todas as instituições de ensino, já que ele é teórico. Sendo assim, exigirá muita leitura em todos os períodos da graduação, o que requer disposição e dedicação do estudante, além de mente aberta para aceitar o novo.

Para que serve a faculdade de Teologia?

No início deste artigo esclarecemos dúvidas sobre para que serve a faculdade de Teologia, certo? Entretanto, convém reforçar que essa graduação não é reservada exclusivamente para aqueles que desejam se dedicar à vida religiosa.

O teólogo não precisa, necessariamente, ter uma vocação religiosa, uma vez que essa graduação é bem mais rica e possibilita entender melhor como as religiões se organizam e de que maneira funcionam.

As competências de um teólogo envolvem o estudo e a análise dos diversos aspectos da fé em sua filosofia e a sua influência na sociedade e no comportamento humano. Assim, esse profissional dedica-se a entender a religião em sua essência, em seus dogmas e na base da crença dos seus seguidores.

Além disso, é papel desse especialista, por exemplo, realizar pesquisas que permitam conhecer mais profundamente livros e escrituras sagrados, as simbologias, a história das religiões, seus fenômenos, a história da igreja em si, a Bíblia, bem como questões espirituais.

Portanto, essa graduação permite uma proximidade maior das crenças e da igreja com a sociedade e o mundo atual. Também possibilita conhecer e entender a origem de tradições e de costumes, em que se baseiam e de que maneira contribuíram para a realidade que vivemos atualmente.

O que o profissional formado em Teologia pode fazer?

Agora que ficou claro para que serve a faculdade de Teologia e também como funciona essa graduação, é hora de conhecer as diferentes áreas da Teologia, apresentando as opções de atuação para um profissional desse ramo. Confira!

Líder religioso

Mesmo que o foco dessa graduação não seja exclusivamente formar líderes religiosos, essa é uma alternativa. Quem deseja atuar dentro de uma determinada igreja pode adquirir conhecimentos mais aprofundados dessa crença para estar apto a ser um líder.

Missionário

Quem não tem interesse em liderança ministerial ou eclesiástica pode atuar em ações humanitárias por meio de agências missionárias. Essas organizações oferecem suporte espiritual para pessoas ou populações em situação de risco, e costumam contratar teólogos para isso.

Docente ou pesquisador

Aqueles que desejam se manter no ramo acadêmico podem se formar em Teologia com o intuito de ministrar aulas no ensino fundamental, ensino médio ou superior, bem como em projetos educacionais. Pode ainda estar à frente de pesquisas sobre textos sagrados, dogmas, história, tradições e outros aspectos das religiões.

Editor ou redator

Livros que tratam de temas religiosos são publicados em grande número todos os anos, e eles precisam de profissionais especializados para elaborar o seu conteúdo ou fazer a sua editoração. Isso proporciona outra oportunidade de atuação para um teólogo.

Capelão

Essa é uma opção para quem deseja prestar suporte espiritual para pessoas, mas não quer atuar especificamente dentro de uma igreja. A capelania pode ser realizada em prisões, em escolas, em ambientes militares, em hospitais, em empresas e diversos outros locais. O teólogo é contratado para prestar essa assistência espiritual e, em alguns casos, realizar cultos.

Sendo assim, para fazer uma faculdade de Teologia, você não precisa ter conhecimentos aprofundados em uma determinada religião, não há necessidade de ter vocação para a vida religiosa, nem o desejo de atuar dentro de uma igreja. As áreas de atuação são muito distintas e envolvem também pesquisas, incluindo históricas, filosóficas e antropológicas.

O que você precisa fazer é escolher uma das melhores faculdades que disponibilizam esse curso, a fim de garantir uma formação completa que permita visualizar de forma ampla a riqueza desse campo. Assim, você garante uma compreensão histórica da formação da sociedade, das crenças e dos comportamentos humanos.

Ficou claro para que serve a faculdade de Teologia? Percebeu como esse ramo também é bastante interessante, em especial para quem gosta de história, filosofia, desenvolvimento e comportamento humano? Se é o seu caso, quem sabe não se trata de uma boa oportunidade para cursar o seu nível superior!

Já que você está pensando em ingressar no ensino superior, confira este artigo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre essa etapa e dar o primeiro passo em direção a uma carreira de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 450

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados