Faculdade de Optometria vale a pena? Saiba aqui

Mulher fazendo exame ocular

O curso superior de Optometria é voltado para pessoas que têm o interesse em trabalhar diretamente com a saúde ocular de pacientes. Hoje em dia, além das opções de formação de nível técnico, os profissionais dessa área da Saúde podem aproveitar todas as vantagens de ter um diploma de nível superior.

Neste post, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre como ser optometrista e como funciona o curso superior da área. Confira e tire suas dúvidas!

O que é Optometria?

A optometria é uma área da Saúde focada nos olhos. O profissional com essa formação é o optometrista, e a sua função é identificar problemas de visão, realizando exames não invasivos, como os testes de acuidade visual.

Os optometristas lidam com problemas na saúde dos olhos que não exigem tratamentos mais avançados. Já doenças como glaucoma e conjuntivite são diagnosticadas e tratadas por um médico oftalmologista.

Qual é a diferença entre as áreas de Optometria e Oftalmologia?

Embora sejam áreas que tratam da saúde ocular humana, o trabalho dos optometristas e oftalmologistas são diferentes.

O optometrista tem a formação voltada para a atuação em áreas técnicas e de laboratório de produtos oftálmicos, interpretando o receituário do médico oftalmologista. Já o oftalmologista está capacitado para diagnosticar problemas da saúde ocular, realizar exames, prescrever óculos e fazer cirurgias quando necessárias.

Como é a faculdade de Optometria?

O foco do curso superior de Optometria é formar profissionais capacitados a usar técnicas específicas para a identificação de problemas na saúde ocular dos pacientes, como miopia, astigmatismo e hipermetropia. O curso superior é oferecido no grau de Tecnólogo na Anhanguera.

O optometrista formato é quem se dedica aos cuidados primários com a visão. Na realização de exame de avaliação, o profissional pode identificar distúrbios visuais e, então, encaminhar o paciente para um médico especialista.

Como é a grade curricular de Optometria?

Ao se matricular no curso de Optometria, o aluno entra em contato com matérias predominantemente da área da Saúde, que exploram assuntos como anatomia ocular, semiologia ocular, bioquímica da visão, contatologia e ergonomia da visão.

Na Anhanguera, a grande curricular de Optometria é voltada diretamente para o mercado de trabalho, com matérias que trabalham casos reais e as habilidades que o futuro optometrista precisará colocar em prática na sua rotina da profissão.

Quais são as áreas de atuação na Optometria?

O mercado de trabalho para os optometristas apresenta diferentes áreas de atuação. Entenda quais são as principais:

  • consultórios, clínicas, hospitais gerais e especializados;
  • policlínicas e centros de atendimento à saúde;
  • unidades de vigilância sanitária;
  • centros de educação infantil e escolas;
  • prestação de serviços de consultoria e auditoria na saúde visual;
  • área de pesquisa científica.

O optometrista ainda pode se especializar em áreas como optometria pediátrica, optometria comportamental e transtornos de motilidade ocular.

Vale a pena a faculdade de Optometria?

Ainda está na dúvida se esse é o melhor curso para seu futuro profissional? Veja aqui três razões pelas quais vale a pena investir no curso superior de Optometria.

Remuneração atrativa

A média salarial para o optometrista é de R$ 6.127,00*, segundo relatório do site de busca de emprego Glassdoor.

Formação de curta duração

Optometria é um curso superior Tecnólogo, o que significa que é uma formação de curta duração para o mercado de trabalho. Você só precisa de aproximadamente 2 anos para conseguir o diploma de Optometria e, a partir daí, adquirir todas as vantagens de ter um curso superior no currículo.

Possibilidade de fazer uma especialização depois do curso

Concluindo o curso superior de Optometria, você pode dar continuidade aos estudos na pós-graduação, fazendo uma especialização para se aperfeiçoar em uma das áreas de atuação da profissão e valorizar ainda mais seu currículo. As especializações de mestrado e MBA têm duração de mais 2 anos.

Por que estudar Optometria na Anhanguera?

Se você se convenceu de que Optometria é o curso perfeito para seu futuro profissional, agora chegou a hora de pensar em escolher a faculdade em que você vai estudar.

A instituição de ensino é um fator crucial em qualquer planejamento para entrar no ensino superior. Dependendo da escolha, você pode contar com atividades extracurriculares que enriquecem sua grade de horários, além de treinamentos e descontos na mensalidade.

Por isso, queremos apresentar para você os principais diferenciais da Anhanguera. Confira e venha estudar com a gente!

Qualificação para ingressar no mercado de trabalho

Veja só alguns programas de qualificação, exclusivos para os alunos da Anhanguera:

  • Aula Destaque: aulas online com profissionais bem-conceituados no mercado de trabalho para tirar dúvidas, aprender com o depoimento de quem tem anos de carreira;
  • Trilhas de Carreira: aluno da Anhanguera pode montar sua trilha de carreira e desenvolver as habilidades em alta no mercado de trabalho;
  • Habilidades Digitais: atividades extracurriculares online para desenvolver as principais competências valorizadas pelas empresas na era digital;
  • Canal Conecta, um portal online de empregabilidade com oportunidade de emprego e estágio em todo o país.

Matriculando-se na Anhanguera, você tem acesso a diversos recursos para se tornar um profissional do futuro que vão impulsionar o seu currículo e ajudar no seu ingresso no mercado de trabalho!

Vestibular online

Você pode participar do vestibular da Anhanguera de forma 100% online. Tanto a inscrição quanto a realização da prova acontece pela internet. Você pode se inscrever pelo nosso site ou pelo Portal Vestibulares, e o resultado sai em poucos dias depois da finalização da prova.

Bolsas de estudos

Veja quais são as opções de bolsas de estudo para economizar na mensalidade da Anhanguera:

  • Bolsa Enem: use sua nota do Enem para conquistar uma bolsa de até 100% da mensalidade na Anhanguera;
  • Bolsa Transferência: bolsa de 50% para quem se transfere para a Anhanguera. O desconto vale até o final do curso;
  • Bolsa Incentivo: desconto para os alunos que apresentam dificuldade de pagar o valor integral da mensalidade.

Outras opções de desconto

Também criamos opções de desconto na mensalidade para os alunos que não se encaixam nos critérios para receber alguma das bolsas de estudo, mas precisam economizar no valor da mensalidade. Veja quais são a seguir.

  • desconto para quem trabalha como militar ou servidor público;
  • desconto especial do programa Amigo Vale-Prêmio para os alunos que indicam a Anhanguera a quem ainda não é matriculado na faculdade;
  • desconto para os alunos que quitam a mensalidade dentro do vencimento (concedido os matriculados nos cursos EAD selecionados para o benefício);
  • isenção de matrícula para quem participa da pré-matrícula;
  • funcionários de empresas conveniadas com a Anhanguera ganham desconto nos cursos de graduação e pós-graduação.

Faça sua inscrição no vestibular!

A faculdade de Optometria é indicada para todos que querem aprimorar suas habilidades na área da Saúde, em especial na saúde ocular. Então, se você já se vê trabalhando como optometrista, não perca tempo e garanta sua vaga na faculdade!

Para começar a construir sua carreira na Optometria, faça sua inscrição no vestibular online da Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 110

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.