Odontologia Digital: o que é e por que está revolucionando o mercado?

odontologia digital

A tecnologia está mudando nossa forma de viver, trazendo diversas transformações em pequenas atividades do dia a dia e também nas profissões, inclusive na área da saúde. A Odontologia Digital é um exemplo disso, pois aproveita os recursos tecnológicos para oferecer um tratamento diferenciado aos pacientes.

O curso de Odontologia oferece a possibilidade de o profissional atuar em diferentes segmentos. Por mais que o método tradicional seja eficiente e apresente bons resultados, é muito importante buscar maneiras de otimizar os processos e trazer benefícios para profissionais e seus clientes.

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre Odontologia Digital, como funciona a atuação profissional da área e os diferenciais que ela apresenta. Confira mais!

O que é a Odontologia Digital?

A Odontologia Digital representa a aplicação da tecnologia para a otimização de diversos tratamentos dentários. Sendo assim, é possível proporcionar mais conforto aos pacientes e facilitar o trabalho dos profissionais, tornando os processos ágeis e precisos.

A tecnologia, por meio de softwares, prontuários eletrônicos, radiologia 2D e 3D, entre outros recursos, veio para facilitar a vida dos profissionais de Odontologia e permitir que os processos sejam feitos com mais velocidade e precisão. Além disso, ela contribui de modo direto para que os clientes sejam atendidos da melhor forma e que alcancem os resultados esperados em seus tratamentos.

Como funciona a atuação do profissional dessa área?

O profissional que deseja atuar nessa área precisa buscar conhecimento atualizado para dominar as ferramentas tecnológicas que serão necessárias nas atividades. Grande parte dos procedimentos que eram feitos de forma manual e física passam a ser realizados por computadores e por softwares.

Sendo assim, o dentista dessa área é capaz de atuar em diversos processos. Ele é responsável, por exemplo, pela criação de próteses, facetas dentárias e restaurações sem a utilização de moldes. Além disso, pode simular reparações estéticas e mudanças no sorriso, fazer cirurgias guiadas e confeccionar peças por meio de impressão 3D.

Outro ponto de destaque é a possibilidade de fazer uma análise digital efetiva e profunda sobre qual tratamento é o mais adequado em cada situação. Desse modo, o profissional da área precisa ter um conhecimento amplo sobre várias matérias de Odontologia, pois sua atuação costuma ser bastante completa.

Para quem não sabe como fazer currículo para Odontologia, é interessante investir nessa área e tornar a experiência profissional mais completa, para dominar tudo sobre Odontologia. Inserir a tecnologia no cotidiano é uma das melhores maneiras de oferecer conforto aos clientes, agilidade e otimização em cada detalhe. Quem pensa em todos esses avanços destaca-se consideravelmente no mercado de trabalho, tornando-se apto para diversos tipos de atendimento.

Quais são os avanços em relação às práticas tradicionais?

A utilização desse método nos consultórios traz diversos avanços em relação às práticas tradicionais. Confira alguns deles!

Planejamento digital do sorriso

O planejamento digital é um dos avanços relevantes dessa área. Com um scanner intraoral, o dentista tira fotos internas da boca do paciente. Essas imagens vão para o computador, que permite a análise minuciosa de cada detalhe. Além disso, é possível fazer a simulação do tratamento, verificando como ficará o sorriso do paciente.

Cirurgia guiada

Os processos cirúrgicos também passaram por um avanço significativo. Com a cirurgia guiada, conhecida como implantes sem corte, os pacientes podem passar por um implante dentário por meio de um procedimento menos invasivo.

O dentista faz uma radiografia tridimensional da arcada dentária do paciente e planeja a posição e a inclinação de cada implante de forma virtual. Diferentemente da cirurgia convencional, a de implante guiado não necessita de corte nas gengivas, pois uma incisão no local é suficiente para fixar o implante.

Impressão 3D

Outro aspecto que foi otimizado é a impressão 3D, que pode ser utilizada na confecção de peças de restaurações dentárias, coroas e facetas de porcelana. Para isso, basta desenhar o projeto no computador e imprimir em uma impressora 3D, trazendo mais precisão e agilidade.

Quais são os diferenciais e as vantagens da Odontologia Digital?

Com a utilização da Odontologia Digital, os profissionais conseguem aproveitar os diferenciais e as vantagens que fazem a diferença para a qualidade do trabalho. Confira alguns deles!

Melhora no planejamento dos tratamentos

Com a utilização de recursos como escaneamento 3D, que faz parte dessa área, é possível simular em imagens o que será feito em cada paciente. Desse modo, uma previsão realista do resultado do tratamento fica disponível, o que dá mais possibilidades para que o cliente entenda e participe desse processo.

Agilidade nos processos

O tempo é precioso, tanto para profissionais quanto para os pacientes. Por isso, é preciso encontrar maneiras de dar mais agilidade aos processos. Com a ajuda da tecnologia, o planejamento, a confecção de peças e os procedimentos cirúrgicos tendem a ficar mais rápidos, facilitando a rotina dos envolvidos.

Conforto para os pacientes

Qualquer paciente que já precisou tirar um molde físico em um dentista sabe como esse processo é desconfortável e invasivo. Com o auxílio da tecnologia, isso pode ser feito de forma digital, tornando o procedimento mais simples, rápido e confortável aos pacientes.

Redução de custos

Outra vantagem dessa área é a considerável redução de custos que ela oferece. Com os materiais impressos em 3D, por exemplo, o dentista consegue diminuir o tempo dedicado para cada consulta, além de não precisar buscar outras empresas para fazer a impressão de moldes e demais materiais necessários para os procedimentos.

Neste artigo, apresentamos a Odontologia Digital e como ela pode ser interessante para essa profissão. Para aproveitar esse aspecto, é fundamental fazer sua graduação em uma faculdade que acompanha as tendências, usa tecnologia e de fato prepara o aluno para o mercado de trabalho do futuro.

Venha para a Anhanguera!

Os diferenciais da Anhanguera, como apoio personalizado e um sistema de ensino completo, são uma forma de atestar a reputação e a qualidade de ensino oferecidas pela instituição. Desse modo, os estudantes de Odontologia têm a certeza de uma educação de qualidade, que contribuirá para a entrada no mercado de trabalho.

Gostou de aprender um pouco mais sobre este tema? Então, aproveite que está por aqui, inscreva-se no vestibular da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados