O que se estuda em Teologia? Conheça a grade curricular do curso

O que se estuda em Teologia

Você gosta de aprender sobre tradições religiosas, filosofia e ética? Se sim, o curso de Teologia da Anhanguera pode ser para você. Ele prepara o profissional para atuar em pesquisas histórias, análise e interpretação de tudo isso.

Contudo, mais do que apreciar o campo de estudo, é preciso conhecer com detalhes a grade curricular da faculdade antes de fazer a sua escolha. Assim, você descobre se ela se encaixa com a sua atuação enquanto Teólogo.

Está com dúvidas? Não se preocupe. A seguir, listamos as principais disciplinas do que se estuda em Teologia. Confira e fique por dentro!

Filosofia da Educação

Para entender melhor a cultura e a ética de diferentes religiões, você precisará conhecer as relações da educação com todos esses conceitos. A proposta da filosofia em faculdades na área de educação é justamente ampliar esse conhecimento.

Fundamentos Antropológicos e Sociológicos

Outra disciplina fundamental na grade curricular de Teologia é estudar melhor a compreensão do Homem consigo e com a sociedade, ampliando seu contexto social e cultural. A ideia é ampliar a visão do Homem em sua totalidade, permitindo que você entenda mais sobre a origem dos povos e a influência em diferentes culturas e sociedades humanas.

História da Filosofia, das Religiões no Brasil e Tradição Hebraica

O cenário histórico da origem dos povos, suas tradições e ideais filosóficos proporciona uma visão ampla sobre a influência disso nas religiões, sobretudo no Brasil. É uma disciplina fundamental para mostrar a você alguns aspectos das principais crenças religiosas, alinhados com a discussão de grandes pensadores sobre o assunto.

Metodologia Científica, Prática e Produção de Textos

Entender conceitos e metodologias na produção de textos científicos também é uma prática do que se estuda em teologia. É essencial você saber elaborar boas temáticas e organizar a estrutura dos seus estudos. E, são aprendizados que não interferem nos preços dos cursos EAD e presencial.

Psicologia da Religião

Para se tornar um Teólogo, você precisará compreender como funciona os fenômenos relacionados à cultura e entender pressupostos e crenças do ser humano, bem como suas experiências religiosas. A Psicologia da Religião é uma das matérias de Teologia fundamental para proporcionar essa visão psíquica da consciência religiosa das pessoas.

Religiões Ameríndias e de Matriz Africana

Para entender a fundo o universo individual de cada indivíduo a respeito das suas crenças religiosas, você precisará explorar diversos tipos de religião e sua influência no desenvolvimento do ser humano. Muitas crenças das religiões ameríndias e africanas também se relacionam com outras doutrinas. É por isso que elas estão incluídas na matriz curricular de Teologia.

Teologia Medieval, Moderna e Contemporânea

Como era a relação do homem com a religião em cada período da história? Para que serve a faculdade de Teologia neste sentido? Estudando sobre as características da idade Medieval, Moderna e Contemporânea, você perceberá a influência de crenças coletivas sobre as religiões atualmente e sua relação com o homem, sua divindade e suas práticas religiosas.

Estude Teologia na Anhanguera!

Agora que você já sabe o que se estuda em Teologia, saiba que a Anhanguera se preocupa não apenas com sua formação, mas também com sua empregabilidade. Na prática, estamos falando de professores qualificados, ensino de qualidade e parcerias de ponta para aumentar as suas chances de entrar no mercado de trabalho.

Então, o que está esperando? Faça a sua inscrição para o vestibular online e venha logo para a Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 28

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados