O que se estuda em Gestão de Recursos Humanos? Saiba o que esperar dessa Faculdade!

Onde existe uma grande empresa, há um setor de recursos humanos. Quando chega a hora de administrar um número significativo de profissionais no dia a dia, é sempre melhor contar com um profissional especializado. E se você pensa em seguir carreira nessa área, o primeiro passo é entender o que se estuda em Gestão de Recursos Humanos.

Na prática, isso envolve um campo de conhecimento bem mais diverso do que muitos imaginam. A grade curricular em gestão de recursos humanos é uma combinação de matérias de humanas e exatas. E você deve usar cada uma delas no seu dia a dia. Acompanhe e veja o que se estuda em gestão de recursos humanos!

Quais áreas do conhecimento você estuda em Gestão de RH?

O curso, em si, é bem amplo, abordando temas relacionados com Direito, Administração e Ciências Humanas. Veja, aqui, alguns dos principais conteúdos que você vai encontrar no curso.

Gestão de departamento pessoal

A área de Recursos Humanos e o Departamento Pessoal são áreas distintas, mas que atuam lado a lado numa empresa. Enquanto o DP lida mais com a parte burocrática, como organização de papelada, contratação e assinaturas, o RH monitora o banco de talentos da companhia, faz seleções e promove ações para aumentar o engajamento dos colaboradores.

Como parte do curso, você vai aprender um pouco dos dois. Afinal, para poder administrar os recursos humanos de um negócio, você precisa entender várias outras questões sobre o funcionamento do setor e da empresa como um todo.

Empreendedorismo

É praticamente obrigatório para qualquer profissional aprender um pouco sobre empreendedorismo. Mesmo quem não pretende montar um negócio do zero, ainda há muito a ganhar com esse conhecimento.

Dentro da carreira de gestão de RH, essa matéria tem um significado extra. Afinal, você vai lidar com empreendedores no dia a dia, seja ao coordenar certas parcerias para a empresa, seja na hora de auxiliar o crescimento do negócio. À medida que você estuda em gestão de recursos humanos, logo vai notar como algumas das suas análises e escolhas impactam o desempenho da empresa.

Recrutamento e seleção

Quando você procura um emprego, um dos primeiros setores que você vai conhecer é o RH. É lá que acontece a maior parte do processo de recrutamento e seleção, desde a análise do seu currículo até sua avaliação pessoal e psicométrica.

Agora, imagine que você deve estar do outro lado, aplicando essas avaliações e tirando suas conclusões. Obviamente, você não vai chegar lá sem nenhum preparo. O curso de gestão de recursos humanos dá todos os fundamentos necessários para analisar um candidato e descobrir se é a pessoa certa para a empresa.

Isso inclui, sim, algumas ferramentas específicas de avaliação, mas o importante é entender seus princípios. Assim, sempre que surgir uma ferramenta nova ou você tentar criar uma dinâmica própria, não vai estar no escuro.

Treinamento e desenvolvimento de pessoas

Esse é um dos papéis mais importantes dos profissionais de RH hoje em dia. Além de aprender como buscar os melhores profissionais para a empresa, você aprende como desenvolver certas competências e fortalecer o time já presente na organização.

Os conteúdos específicos que você estuda em gestão de recursos humanos vão variar de acordo com os avanços na área. Ferramentas e metodologias vêm sempre sendo atualizadas de acordo com o mercado. Mas, novamente, o importante é dominar os fundamentos. Isso já dá uma boa base para aprender coisas novas no futuro.

Cargos, salários e benefícios

Claro que, para administrar uma empresa, você deve lidar com algumas obrigações trabalhistas. Principalmente o plano de cargos, salários e benefícios do negócio. O setor de RH acompanha todos esses números, como eles são distribuídos, seu impacto na empresa e, claro, como eles se ajustam às exigências de cada categoria.

Também é bom lembrar que essas são ferramentas na gestão de pessoas. Cargos são conjuntos de tarefas e atribuições do profissional, os quais devem estar bem definidos no momento da contratação. Salários e benefícios são dois fortes atrativos para profissionais de talento e incentivos para a melhor performance.

Leis trabalhistas e relações sindicais

Boa parte do que você estuda em gestão de recursos humanos tem a ver com a legislação e suas aplicações. Afinal, há várias leis que as empresas devem respeitar quando fazem contratações, planejam sua atuação e administram a equipe no dia a dia. Principalmente, leis relativas ao pagamento de horas extras, atribuição de funções, férias, entre outras.

E, claro, há também a questão dos sindicatos, que são grupos de trabalhadores organizados para reivindicar direitos em nome da categoria. É quase certo você ter que lidar com algumas negociações e mediar a relação entre a equipe e a empresa.

Formação ética e sociocultural

Não podemos nos esquecer do grande papel ético e social do profissional de gestão de recursos humanos. Afinal, é dever do negócio pautar suas relações de trabalho com base na ética, proporcionando benefício mútuo para a empresa e para a equipe.

Você vai estudar bastante sobre ética e temas socioculturais, até para poder levar em conta as particularidades da empresa e da cultura corporativa na qual ela está inserida. As expectativas são sempre diferentes em cada local e você deve aprender a navegar essas negociações.

Quanto tempo dura o curso?

O curso tecnólogo em gestão de recursos humanos na Anhanguera dura 4 períodos. Nesse tempo, você vai mergulhar em vários conteúdos sobre gestão, administração, legislação e tudo mais que precisa. A formação é rápida, mas prepara por completo para o mercado de trabalho.

A faculdade de gestão de recursos humanos é feita especialmente para o mercado de trabalho atual. Cada vez mais negócios precisam de profissionais que saibam como identificar qualidades, reforçar a cultura organizacional e cultivar equipes mais eficazes e satisfeitas dentro das empresas.

Dê o primeiro passo na carreira em RH na Anhanguera!

Entender o que se estuda em gestão de recursos humanos é um bom ponto de partida. Se você quer seguir carreira em RH, é importante entender todos os fundamentos e continuar se atualizando em sua área.

E aí, o que está esperando? Acesse o site e se inscreva no Vestibular da Anhanguera agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 31

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados