Quantos anos dura Ciências Contábeis? Veja a duração média dessa Faculdade!

Ciências Contábeis quantos anos

Se você tem interesse em fazer uma faculdade, precisa se planejar para os estudos. Nesse sentido, saber quantos anos dura o curso de Ciências Contábeis é importante para quem se interessa pela área de Contabilidade. Assim, você pode ter uma noção de quanto tempo precisará se dedicar para ter o diploma.

Pensando nisso, este artigo visa esclarecer uma dúvida bastante comum entre os estudantes, além de ajudar a entender como funciona a duração de um curso superior. Continue a leitura e confira!

A faculdade de Ciências Contábeis tem duração de 4 anos

O Bacharelado em Ciências Contábeis tem duração prevista de 8 períodos, ou seja, 4 anos. O tempo pode ser menor, caso você já tenha uma graduação e consiga aproveitar algumas disciplinas; ou maior, se tiver alguma dependência, por exemplo. Explicamos em detalhes mais adiante!

Veja a carga horária do curso de Contabilidade por semestre na Anhanguera

  • 1.º semestre: 287 horas
  • 2.º semestre: 287 horas
  • 3.º semestre: 287 horas
  • 4.º semestre: 287 horas
  • 5.º semestre: 287 horas
  • 6.º semestre: 287 horas
  • 7.º semestre: 367 horas
  • 8.º semestre: 367 horas

Veja como funciona a duração de um curso superior

No ensino superior, as disciplinas são divididas em créditos. A medida serve para a integralização curricular e um crédito equivale a 15 horas-aula. Contudo, o tempo de graduação pode variar entre os estudantes. Isso acontece por diversos motivos, como dependência de disciplinas (DPs), utilização de créditos de matérias já cursadas e cursos de curta duração.

Esses fatores são comuns em praticamente todas as faculdades. No caso das DPs, o aluno tende a prolongar o tempo de formação. Elas acontecem quando o estudante não consegue obter a nota mínima necessária para avançar para o próximo semestre em determinada matéria.

Nesse caso, ele fica de DP, ou seja, precisa cursar a disciplina novamente para tentar comprovar que aprendeu o conteúdo. Se isso ocorrer, a repetição da matéria e de sua carga horária prolonga a formação. Por isso, as DPs são um dos motivos que podem aumentar a duração do curso superior.

Além disso, cursos da modalidade Bacharelado costumam ter duração maior do que os de nível Tecnólogo. Isso acontece porque os tecnólogos otimizam o tempo das matérias sem perder a qualidade do ensino. A vantagem, nesses casos, é a possibilidade de entrar mais cedo para o mercado de trabalho.

Contudo, nem todos os cursos podem ser oferecidos nessa modalidade, como é o caso de Ciências Contábeis. Por isso, é fundamental analisar se a faculdade de interesse está realmente comprometida com um ensino de excelência. Também é possível fazer uma graduação menor por meio do aproveitamento de créditos.

Isso ocorre quando o aluno decide cursar uma segunda faculdade e utiliza créditos de matérias já concluídas para realizar esse segundo curso. Em geral, cursos de áreas correlatas apresentam matérias iguais ou equivalentes, tanto em conteúdo quanto em carga horária.

A Anhanguera te ajuda a realizar o sonho da faculdade!

Na Anhanguera, o sonho de se tornar um contador é possível. A instituição é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e oferece formação completa a todos os seus alunos. Você poderá fazer aulas em laboratórios bem-equipados e com a melhor infraestrutura.

O acesso ao Canal Conecta também é um diferencial importante. Nesse portal, é possível encontrar diversas vagas de estágio e de emprego. Dessa forma, você poderá entrar para o mercado de trabalho de Ciências Contábeis antes mesmo de concluir a graduação!

Venha fazer parte da próxima turma de Ciências Contábeis da Anhanguera!

Agora você sabe quantos anos dura a faculdade de Ciências Contábeis. Antes de fazer o curso, vale pesquisar com mais detalhes o que faz o profissional de Ciências Contábeis e qual o salário de um contador.

Depois de tomar a decisão, saiba que os anos da graduação em Ciências Contábeis será muito bem aproveitado aqui com a gente, na Anhanguera. Qualidade de ensino, infraestrutura de ponta e preparação para o mercado de trabalho: tudo com preços acessíveis.

Se você já escolheu a profissão, não perca tempo e faça a sua inscrição no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados