O que faz um personal trainer? Conheça 5 funções desse profissional!

Educação física é uma área muito importante para a promoção da saúde, que envolve muito além dos próprios exercícios. Quem se forma nesse curso aprende sobre o corpo humano, seu funcionamento e como promover bem-estar e ganhos físicos, o que envolve mais tarefas do que aparenta. 

Por exemplo, você sabe o que faz um personal trainer?

O treinador pessoal, como também é chamado, é um profissional que auxilia clientes em busca de melhor condicionamento físico, seja para obter algum benefício estético ou simplesmente para promover sua saúde. É como um professor de educação física, mas para um grupo menor ou uma pessoa só.

Os melhores profissionais da área assumem vários papéis na hora de auxiliar seus clientes a alcançarem essas metas, o que garante um bom espaço no mercado de trabalho. Quer entender o que faz um personal trainer? Confira, aqui, suas 5 principais funções.

1. Avaliar o desempenho físico do cliente

Um dos primeiros pontos que você aprende na faculdade de educação física é como o corpo funciona e como isso afeta o bem-estar de uma pessoa. Isso inclui a função de diferentes músculos, do sistema respiratório, cardiovascular, entre outros. 

Tudo isso contribui bastante para a avaliação do desempenho físico. Reconhecer os limites e as dificuldades de quem você assiste é o primeiro passo para atuar como personal trainer.

2. Elaborar rotinas de treinamento

Com base na avaliação física, esse profissional desenvolve um plano de treinos e exercícios para seus clientes, de acordo com suas metas. Pode ser para desenvolver e definir músculos, aumentar a resistência física, auxiliar na melhoria do sistema circulatório, reduzir o peso, melhorar desempenho esportivo, entre outros. 

Para cada indivíduo, deve ser elaborada uma rotina que melhor atenda às suas necessidades e leve em conta as restrições.

3. Fazer o acompanhamento físico

Claro que o personal trainer não faz apenas o plano inicial. Como profissional de uma das áreas da educação física, também é responsável por acompanhar seu cliente ao longo desse caminho, mostrando a forma correta de praticar cada exercício. Em muitos casos, não é uma questão de quanto peso é levantado nem da velocidade de uma corrida na esteira, mas sim da postura para tencionar os músculos certos, além de manter o ritmo da respiração.

4. Prevenir acidentes e lesões durante o treinamento

Se um treino não é feito corretamente, há riscos de que ele cause danos severos à saúde, como problemas de postura, exaustão ou distensão muscular. Parte do trabalho do personal trainer é evitar esses incidentes, tanto no planejamento dos treinos quanto durante sua execução.

5. Monitorar o estado de saúde do cliente

A intenção é que, com os treinos regulares, o cliente mostre uma melhora em seu desempenho físico e sua saúde. 

Especialmente quando a prática faz parte de algum tratamento médico. Esse profissional também está equipado para monitorar essas mudanças e assegurar que as metas do cliente sejam alcançadas.

Conte com a Anhanguera na sua jornada!

Agora que entende o que faz um personal trainer, pode escolher com mais segurança se quer seguir essa carreira ou se vai se aventurar em outras áreas da educação física. Em todos os casos, o mais importante é contar com uma boa faculdade, que vai preparar você para o mercado de trabalho.

O que está esperando? Inscreva-se no Vestibular da Anhanguera e faça a faculdade dos seus sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados