Educação física é uma área muito importante para a promoção da saúde, que envolve muito além dos próprios exercícios. Quem se forma nesse curso aprende sobre o corpo humano, seu funcionamento e como promover bem-estar e ganhos físicos, o que envolve mais tarefas do que aparenta.
- 1 Por exemplo, você sabe o que faz um personal trainer?
- 2 1. Avaliar o desempenho físico do cliente
- 3 2. Elaborar rotinas de treinamento
- 4 3. Fazer o acompanhamento físico
- 5 4. Prevenir acidentes e lesões durante o treinamento
- 6 5. Monitorar o estado de saúde do cliente
- 7 Conte com a Anhanguera na sua jornada!
Por exemplo, você sabe o que faz um personal trainer?
O treinador pessoal, como também é chamado, é um profissional que auxilia clientes em busca de melhor condicionamento físico, seja para obter algum benefício estético ou simplesmente para promover sua saúde. É como um professor de educação física, mas para um grupo menor ou uma pessoa só.
Os melhores profissionais da área assumem vários papéis na hora de auxiliar seus clientes a alcançarem essas metas, o que garante um bom espaço no mercado de trabalho. Quer entender o que faz um personal trainer? Confira, aqui, suas 5 principais funções.
1. Avaliar o desempenho físico do cliente
Um dos primeiros pontos que você aprende na faculdade de educação física é como o corpo funciona e como isso afeta o bem-estar de uma pessoa. Isso inclui a função de diferentes músculos, do sistema respiratório, cardiovascular, entre outros.
Tudo isso contribui bastante para a avaliação do desempenho físico. Reconhecer os limites e as dificuldades de quem você assiste é o primeiro passo para atuar como personal trainer.
2. Elaborar rotinas de treinamento
Com base na avaliação física, esse profissional desenvolve um plano de treinos e exercícios para seus clientes, de acordo com suas metas. Pode ser para desenvolver e definir músculos, aumentar a resistência física, auxiliar na melhoria do sistema circulatório, reduzir o peso, melhorar desempenho esportivo, entre outros.
Para cada indivíduo, deve ser elaborada uma rotina que melhor atenda às suas necessidades e leve em conta as restrições.
3. Fazer o acompanhamento físico
Claro que o personal trainer não faz apenas o plano inicial. Como profissional de uma das áreas da educação física, também é responsável por acompanhar seu cliente ao longo desse caminho, mostrando a forma correta de praticar cada exercício. Em muitos casos, não é uma questão de quanto peso é levantado nem da velocidade de uma corrida na esteira, mas sim da postura para tencionar os músculos certos, além de manter o ritmo da respiração.
4. Prevenir acidentes e lesões durante o treinamento
Se um treino não é feito corretamente, há riscos de que ele cause danos severos à saúde, como problemas de postura, exaustão ou distensão muscular. Parte do trabalho do personal trainer é evitar esses incidentes, tanto no planejamento dos treinos quanto durante sua execução.
5. Monitorar o estado de saúde do cliente
A intenção é que, com os treinos regulares, o cliente mostre uma melhora em seu desempenho físico e sua saúde.
Especialmente quando a prática faz parte de algum tratamento médico. Esse profissional também está equipado para monitorar essas mudanças e assegurar que as metas do cliente sejam alcançadas.
Conte com a Anhanguera na sua jornada!
Agora que entende o que faz um personal trainer, pode escolher com mais segurança se quer seguir essa carreira ou se vai se aventurar em outras áreas da educação física. Em todos os casos, o mais importante é contar com uma boa faculdade, que vai preparar você para o mercado de trabalho.
O que está esperando? Inscreva-se no Vestibular da Anhanguera e faça a faculdade dos seus sonhos!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 19
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?