O que faz um Nutricionista Esportivo? Descubra 5 funções desse especialista!

Áreas de atuação do nutricionista

O trabalho de um Nutricionista é fundamental para construir uma sociedade mais saudável e consciente de seus hábitos alimentares. Esse profissional possui diversas áreas de atuação, podendo até mesmo trabalhar com esportes.  

O Nutricionista Esportivo tem o papel de ajudar a aumentar a performance dos atletas em torneios e competições através da alimentação e suplementação de vitaminas e minerais. Vale ressaltar que essa é uma área de trabalho diferente da nutrição clínica, pois é focada em atletas de alto rendimento. 

Neste post, vamos te contar tudo o que faz um Nutricionista Esportivo e por que essa profissão é tão importante no mundo do esporte. Continue a leitura e confira!

Avalia a composição corporal dos atletas

Fazer a medição correta da quantidade de músculos e gorduras do corpo do atleta ajuda o Nutricionista Esportivo a pensar na melhor estratégia para otimizar a performance esportiva. 

Para isso, ele deve fazer uma avaliação de composição corporal, haja vista que em outros indicadores, tais como o IMC, não é possível obter todas as informações necessárias com tanta precisão.

Define uma dieta para treinamentos e competições

A dieta é um dos pilares mais importantes para atingir um bom desempenho no esporte. Isso acontece porque é através do alimento que o nosso corpo consegue energia para desempenhar as atividades e atingir metas, além de ser fundamental na recuperação dos músculos. 

Inclui suplementos ergogênicos na dieta

Além da dieta, muitas vezes é necessário suplementos a fim de suprir a carência de vitaminas e minerais necessários para a prática de esportes. 

O Nutricionista Esportivo pode receitar esses suplementos para facilitar a ingestão dessas vitaminas e melhorar o desempenho do atleta em torneios e competições importantes. 

Vale ressaltar que, dada a importância de seu trabalho, a remuneração de um profissional da Nutrição é bastante atrativa, podendo chegar a R $4.163,76, dependendo da área de atuação escolhida e do tempo de experiência do especialista. 

Cria planejamento de hidratações

Cada pessoa tem um organismo diferente e o nível de transpiração é uma dessas variáveis. Por isso, é função do Nutricionista Esportivo estar atento à hidratação necessária, levando em conta o ritmo de cada um. 

Auxilia nos exercícios físicos

A área da Nutrição Esportiva é uma área de atuação do Nutricionista pouco explorada pelos profissionais graduados. Por isso, o mercado está cada vez buscando mais nutricionistas esportivos. 

Esse profissional também tem a função de auxiliar nos exercícios físicos e adequar a dieta de acordo com o objetivo do atleta, como o aumento da resistência e da massa magra.

É importante ressaltar que o Nutricionista Esportivo não cria planos de treinamento, apenas auxilia e analisa se a atividade vai ao encontro dos objetivos do atleta.

Dê o primeiro passo para trabalhar com Nutrição Esportiva!

YouTube video

Antes de começar a seguir nessa direção, é preciso avaliar alguns aspectos, tais como o valor de uma faculdade de Nutrição e qual a melhor instituição para fazer esse curso. Por isso, nós da Anhanguera contamos com um sistema de ensino diferenciado, além de bolsas de estudos para facilitar o seu ingresso na faculdade.

Gostou do conteúdo sobre as funções de um Nutricionista Esportivo? Então inscreva-se hoje mesmo no vestibular da Anhanguera e dê o primeiro passo para ingressar e ter sucesso nessa área!

    

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.