O que faz um Gerente Comercial? Conheça 7 funções desse profissional!

curso de Gestão Comercial

Sem dúvidas o trabalho de um Gerente Comercial é um dos mais importantes dentro de uma empresa. O principal motivo para isso é que esse especialista tem um cargo de liderança, ou seja, é responsável por gerir equipes e tomar decisões. Com isso, seu trabalho pode influenciar diretamente nos resultados das vendas e atração de clientes. 

Entretanto, para entrar nesse mercado, é preciso estudar bastante e estar sempre atualizado para saber lidar com as adversidades que podem surgir ao longo do caminho. Além disso, desenvolver habilidades, tais como espírito de liderança, competitividade, organização e disciplina  podem te ajudar a se destacar nessa profissão.

Neste post, vamos te contar o que faz um Gerente Comercial e como a Anhanguera pode te ajudar a ingressar nesse mercado. Ficou curioso? Então continue a leitura e confira!

1. Planejamento de vendas 

O planejamento de vendas é a primeira coisa que um Gerente Comercial deve fazer. Para isso, é preciso que o especialista conheça de forma aprofundada os procedimentos da empresa a fim de definir os parâmetros de atuação de sua equipe de vendas e saber qual estratégia usar para atingir seus objetivos da melhor forma.  

Além disso, um Gerente Comercial deve entender muito bem de seu segmento e mercado de atuação como um todo. Isso é fundamental para que ele consiga fazer um planejamento que tenha boas chances de dar certo, além de saber o que fazer quando é preciso mudar os planos no meio do processo, isto é, fazer um replanejamento e mudar o foco a fim de melhorar os resultados.   

2. Organização do processo

O curso de Gestão Comercial vai te ajudar a entender como funciona todo esse processo de vendas e o que faz um Gerente Comercial, gerência de equipes de vendas, prospecção e manutenção de clientes, entre outras coisas. Entretanto, alguns conhecimentos só são adquiridos através da atividade prática no dia a dia e do tempo de experiência que o gestor adquire nesta profissão. 

Por exemplo, aprender a se comunicar e ter um bom relacionamento com outras áreas é uma dessas habilidades, sendo muito importante para o sucesso do setor de vendas como um todo. O motivo disso é que eles precisam estar sempre alinhados e com a mesma visão e objetivos da empresa. Por isso, o Gerente Comercial representa o setor de vendas em outros departamentos, tais como o financeiro, marketing, logística, entre outros. 

3. Motivação de vendedores

Quando a equipe de vendedores está desanimada, seja pelas condições de trabalho ou pela falta de perspectiva, é certeza que a produtividade e o rendimento vai despencar. Por isso, o trabalho do Gerente Comercial também tem a função de não deixar isso acontecer. 

Como o cargo de Gerente Comercial é de liderança, é imprescindível que ele saiba como trabalhar em equipe e aprenda a motivá-la a alcançar sempre os melhores resultados. 

Por isso, é ideal estar sempre buscando aumentar o ritmo de vendas. Isso pode ser feito de várias maneiras, tais como oferecer comissões, ajudar a desenvolver o potencial de cada um, permitindo possibilidade de crescimento dentro da equipe, entre outras.  

Ademais, o cargo de Gerente Comercial, assim como qualquer posição de destaque, conta com uma remuneração bastante atrativa, podendo ganhar até R$ 10.223,45 por mês.   

4. Acompanhamento de métricas e resultados

Outra função que não pode ser negligenciada pelo Gerente Comercial é a de acompanhamento de métricas e resultados. 

Fazer o levantamento dessas informações (velocidade de vendas, estatísticas de cancelamento, desempenho por vendedor, resultados de campanhas de marketing, entre outras) é importante para ter uma noção bem clara de pontos fortes do negócio e pontos que devem ser melhorados. 

Vale ressaltar que, ter constância no acompanhamento desses números auxilia no planejamento e evita que apareçam problemas de forma inesperada e atrapalhem a empresa como um todo.  

5. Capacitação de vendedores

Essa é uma tarefa do Gerente Comercial aliada ao setor de Recursos Humanos. O aperfeiçoamento de habilidades e a capacitação de vendedores é fundamental para o crescimento das vendas e do negócio. 

Esses treinamentos incluem o ensino de hard e soft skills, além da utilização de ferramentas capazes de otimizar o serviço e aumentar a produtividade. Além disso, profissionais capacitados têm mais chances de crescimento dentro da empresa, ficando mais feliz e motivado para trabalhar.  

6. Acompanhamento de mercado

Na área de Gestão Comercial, é preciso estar sempre atento ao dinamismo da economia a fim de identificar novas oportunidades (novas regulamentações, por exemplo) ou ameaças (baixa do dólar, crise econômica, entre outras). 

Além do mais, prestar atenção no que os concorrentes estão fazendo também é uma atribuição do Gerente Comercial. Isso ajuda a entender o quanto a sua empresa é competitiva no mercado e pode auxiliar na busca por soluções para aumentar o seu alcance e se destacar.

7. Satisfação dos clientes

A prospecção e a satisfação dos clientes é o principal objetivo do Gerente Comercial. Em suma, preocupar-se com o sucesso dos clientes e com a qualidade dos produtos é primordial para ser bem sucedido em seu negócio.  

O pós-venda também é muito importante para a manutenção desses clientes, pois se ocorrer qualquer problema com o produto, é esperado que o canal de suporte da empresa seja rápido, fácil e eficiente. 

Para isso, é preciso manter um bom relacionamento com os clientes e fornecedores, além de estar sempre disponível para sanar dúvidas e melhorar a experiência do cliente. Aprimorar e desenvolver essas habilidades pode, inclusive, afetar de forma muito positiva a remuneração desse especialista

Venha para a Anhanguera e realize o sonho da faculdade!

E então? Agora que você já sabe o que faz um Gerente Comercial, está esperando o quê para ingressar hoje mesmo na Anhanguera? Nossos cursos contam com uma metodologia que prepara para o mercado de trabalho, unindo teoria à prática de forma equilibrada e eficiente. 

Além do mais, para te ajudar na inserção no mercado de trabalho, disponibilizamos o Portal Conecta. Nele, é possível acessar, de forma gratuita, milhares de oportunidades de empregos, além de conteúdos sobre como evoluir profissionalmente.  

Se interessou pela área de Gestão Comercial? Então faça o vestibular online da Anhanguera e realize o sonho da faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 39

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados