Você sabe exatamente o que faz um engenheiro mecânico industrial? Ele é o profissional responsável por desenvolver o maquinário para indústrias de diversos segmentos do mercado, como aeronáutica, informática, automotiva e muito mais!
Por esse motivo, existem várias áreas da Engenharia Mecânica Industrial. Legal, né? Quer saber mais sobre essa profissão que oferece grandes oportunidades salariais no mercado de trabalho?
Continue a leitura e confira 4 funções de um engenheiro mecânico industrial!
1. Desenvolvimento de equipamentos e máquinas
Como dissemos, o engenheiro mecânico está envolvido em todas as etapas do desenvolvimento de equipamentos e máquinas, desde a concepção até a supervisão da execução.
Dessa maneira, o profissional participa da criação de:
- equipamentos de energia de fontes limpas, como eólica e solar;
- bombas da indústria petroquímica;
- melhora na potência de automóveis, visando a sustentabilidade;
- aprimoramento de eletrodomésticos;
- etc.
Sendo assim, essa é uma das funções mais conhecidas de um engenheiro mecânico industrial e que atrai muitos estudantes com vontade de se tornar um profissional da área!
2. Testes de equipamentos
Além de desenvolver os equipamentos, o engenheiro mecânico industrial testa essas máquinas para entender se elas estão prontas para serem lançadas no mercado ou se precisam de ajustes.
Logo, essa função do engenheiro mecânico é imprescindível para que os equipamentos tenham o desempenho esperado e sejam seguros para uso.
3. Pesquisa tecnológica
A área de pesquisa tecnológica é bastante rica e atrai, principalmente, quem gosta de inovação. Nesse contexto, o engenheiro mecânico industrial atua buscando reinventar os processos produtivos.
Para isso, ele realiza análise de concorrência para ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado. Além disso, o profissional estuda as demandas dos consumidores a fim de elaborar soluções para esses problemas.
Assim, um engenheiro mecânico industrial que segue na pesquisa tecnológica é uma pessoa antenada com os acontecimentos do mundo!
4. Desenvolvimento de novos produtos
Outra função muito interessante do engenheiro mecânico industrial é o desenvolvimento de novos produtos. Nesse cargo, o profissional idealiza as peças e faz um projeto detalhado em 2D e 3D para que um protótipo seja produzido e testado. Se a peça sair como esperado, ela é fabricada em grande escala e comercializada.
Mas para isso, é importante que o engenheiro tenha conhecimento dos softwares de engenharia e goste de trabalhar com esses programas. Afinal, eles são a principal ferramenta de trabalho para esses responsáveis, não é mesmo?
Que tal dar o pontapé inicial na sua carreira de Engenheiro Mecânico Industrial?
Você gostou da ideia de ser um engenheiro mecânico industrial? Agora precisa saber como se tornar essa profissional e ter uma carreira de sucesso!
O primeiro passo é se matricular no curso de Engenharia Mecânica da Anhanguera para ter o melhor ensino e se preparar para o mercado de trabalho.
Além disso, na instituição, você pode ter a oportunidade de obter uma bolsa de estudos, caso o valor de uma faculdade de Engenharia Mecânica Industrial tenha uma mensalidade salgada para o seu bolso. Bom, hein!
Neste conteúdo, você descobriu o que faz um engenheiro mecânico industrial e 4 funções que ele pode desempenhar no mercado de trabalho. Agora, você está por dentro do assunto, o que te ajuda a decidir se essa é a carreira dos seus sonhos!
E aí, bora fazer a faculdade que deseja e ter um futuro brilhante? Aproveite que está por aqui e inscreva-se em nosso vestibular online!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 7
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?