O que faz um Engenheiro Mecânico Industrial? Conheça 4 funções!

Engenharia de Produção área

Você sabe exatamente o que faz um engenheiro mecânico industrial? Ele é o profissional responsável por desenvolver o maquinário para indústrias de diversos segmentos do mercado, como aeronáutica, informática, automotiva e muito mais!

Por esse motivo, existem várias áreas da Engenharia Mecânica Industrial. Legal, né? Quer saber mais sobre essa profissão que oferece grandes oportunidades salariais no mercado de trabalho?

Continue a leitura e confira 4 funções de um engenheiro mecânico industrial!

1. Desenvolvimento de equipamentos e máquinas

Como dissemos, o engenheiro mecânico está envolvido em todas as etapas do desenvolvimento de equipamentos e máquinas, desde a concepção até a supervisão da execução.

Dessa maneira, o profissional participa da criação de:

  • equipamentos de energia de fontes limpas, como eólica e solar;
  • bombas da indústria petroquímica;
  • melhora na potência de automóveis, visando a sustentabilidade;
  • aprimoramento de eletrodomésticos;
  • etc.

Sendo assim, essa é uma das funções mais conhecidas de um engenheiro mecânico industrial e que atrai muitos estudantes com vontade de se tornar um profissional da área!

2. Testes de equipamentos

Além de desenvolver os equipamentos, o engenheiro mecânico industrial testa essas máquinas para entender se elas estão prontas para serem lançadas no mercado ou se precisam de ajustes.

Logo, essa função do engenheiro mecânico é imprescindível para que os equipamentos tenham o desempenho esperado e sejam seguros para uso.

3. Pesquisa tecnológica

A área de pesquisa tecnológica é bastante rica e atrai, principalmente, quem gosta de inovação. Nesse contexto, o engenheiro mecânico industrial atua buscando reinventar os processos produtivos.

Para isso, ele realiza análise de concorrência para ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado. Além disso, o profissional estuda as demandas dos consumidores a fim de elaborar soluções para esses problemas.

Assim, um engenheiro mecânico industrial que segue na pesquisa tecnológica é uma pessoa antenada com os acontecimentos do mundo!

4. Desenvolvimento de novos produtos

Outra função muito interessante do engenheiro mecânico industrial é o desenvolvimento de novos produtos. Nesse cargo, o profissional idealiza as peças e faz um projeto detalhado em 2D e 3D para que um protótipo seja produzido e testado. Se a peça sair como esperado, ela é fabricada em grande escala e comercializada.

Mas para isso, é importante que o engenheiro tenha conhecimento dos softwares de engenharia e goste de trabalhar com esses programas. Afinal, eles são a principal ferramenta de trabalho para esses responsáveis, não é mesmo?

Que tal dar o pontapé inicial na sua carreira de Engenheiro Mecânico Industrial?

Você gostou da ideia de ser um engenheiro mecânico industrial? Agora precisa saber como se tornar essa profissional e ter uma carreira de sucesso!

O primeiro passo é se matricular no curso de Engenharia Mecânica da Anhanguera para ter o melhor ensino e se preparar para o mercado de trabalho.

Além disso, na instituição, você pode ter a oportunidade de obter uma bolsa de estudos, caso o valor de uma faculdade de Engenharia Mecânica Industrial tenha uma mensalidade salgada para o seu bolso. Bom, hein!

Neste conteúdo, você descobriu o que faz um engenheiro mecânico industrial e 4 funções que ele pode desempenhar no mercado de trabalho. Agora, você está por dentro do assunto, o que te ajuda a decidir se essa é a carreira dos seus sonhos!

E aí, bora fazer a faculdade que deseja e ter um futuro brilhante? Aproveite que está por aqui e inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados