O que faz um Enfermeiro do Trabalho? Conheça 5 funções desse especialista!

profissional de enfermagem

Como bem sabemos, existem muitas as áreas da Enfermagem e cada qual carrega uma característica muito marcante. Diante disso, muitos têm a curiosidade de saber o que faz um Enfermeiro do Trabalho. Bem como a importância dela no cenário atual.

De maneira geral, existem muitas leis e normas regulamentadores que melhoram as gestões das empresas e promovem melhores condições de trabalho. 

Assim, é possível melhorar a produtividade da equipe e fazer com que eles atuem com mais segurança e sem riscos à integridade. Sob esse ponto de vista, entenda as funções que tornam esse profissional tão especial. Boa leitura!

1. Avaliar as condições de segurança no local de trabalho

Sem dúvidas, um dos grandes problemas presentes nas empresas é o afastamento de profissionais do ambiente de trabalho. Obviamente existem as faltas justificáveis, mas há outras que ocorrem devido a determinadas fatalidades. Por exemplo, acidentes ou contaminações no ambiente devido a agentes químicos, biológicos ou físicos.

Neste caso, é muito importante investir na higiene ocupacional e evitar casos de Doenças como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) no local. Além de ver questões ligadas à ergonomia e outras boas práticas que a NR 17 recomenda.

2. Seguir os princípios da biossegurança

Na faculdade de enfermagem você poderá aprender várias coisas relacionadas à saúde. Além de saber o que faz um Enfermeiro do Trabalho, o estudante também entenderá a importância da biossegurança nos ambientes de trabalho dos quais ele é encarregado em zelar pela integridade e segurança de todos.

Em suma, esses cuidados se estendem desde da orientação do descarte correto do lixo hospitalar até a importância do uso de Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) e Equipamento de Proteção Individual (EPI). Neste caso, é fundamental o investimento em treinamentos e capacitações para que todos estejam comprometidos pela saúde e o bem-estar.

3. Atua no serviço de primeiros socorros no local de trabalho

Apesar da empresa seguir certas normas regulamentadoras que garantem a saúde e a integridade da rede de talentos, há sempre casos de pequenos acidentes que demandam ajuda dos primeiros socorros. 

Ou então a necessidade de passar medicações e demais orientações que solucionem determinados problemas. Afinal, isso contribui para que aquela pessoa melhore e siga com uma boa qualidade de vida.

4. Realizar o registro de acidentes e doenças no ambiente

Como você percebe, a faculdade de enfermagem é um investimento bastante compensador e você pode até conseguir uma bolsa de estudos para iniciar essa nova etapa da sua vida. Além de todas essas práticas sobre o que faz um Enfermeiro do Trabalho, não podemos esquecer a importância de deixar registrado todas essas ocorrências.

Afinal, uma das grandes funções desse especialista é registrar todos acidentes e as doenças que profissionais tiveram. Caso contrário a empresa será alvo de ações trabalhistas e terá problemas com a Previdência Social. 

Sob esse ponto de vista, é ideal manter a organização dos dados e ter o apoio da tecnologia de dados para colocá-lo em um local seguro.

Inicie sua carreira de Enfermeiro do Trabalho na Anhanguera!

Além das funções citadas anteriormente, o profissional também ajuda na divulgação de campanhas de saúde e prevenção de doenças. No entanto, você pode aprender mais informações sobre o que faz um Enfermeiro do Trabalho ao cursar essa faculdade.

Veja como conseguir uma bolsa de estudos em Enfermagem!

Aqui na Anhanguera dispomos de modalidades de ensino que se encaixam na sua rotina e facilitam a busca pela sua qualificação profissional. Por isso, inscreva-se no nosso vestibular e faça todo o processo online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados