O que faz um Enfermeiro Auditor? Conheça 5 funções desse profissional!

Atribuições do enfermeiro

Cuidar da saúde de uma pessoa é a essência do enfermeiro, mas o profissional também faz outras tarefas. Você sabe, por exemplo, o que faz um enfermeiro auditor dentro de um hospital?

A auditoria é fundamental nas empresas e não seria diferente na área da saúde. Ela foca na melhoria dos serviços prestados, na eficiência do trabalho e na redução de gastos. Por isso, se torna uma excelente ferramenta de gestão, mesmo dentro de um curso de enfermagem.

Continue com a gente para saber mais sobre esta profissão!

O que faz um Enfermeiro Auditor?

Se você tem curiosidade sobre o que faz um enfermeiro auditor, saiba que tem de gostar da área da saúde e da gestão. Ele pode atuar tanto no setor privado, como no público.

O auditor na enfermagem tem um papel de dar eficiência e sustentabilidade ao sistema de saúde onde trabalha. Assim, é um profissional que controla gastos e mensura a qualidade da assistência prestada.

É como pensar nos dois lados da moeda. Em um, ele deve zelar pelo paciente, que tenha um bom atendimento, sem faltar nada. No outro, ter controle nos gastos para não aumentar o custo de internação.

Esta é apenas uma das áreas da enfermagem e, caso seja feito com maestria, o enfermeiro auditor terá resultados satisfatórios na redução de despesas, sem perder a qualidade no atendimento.

Para ser enfermeiro auditor é preciso fazer faculdade de enfermagem. Se você busca uma alternativa para entrar no curso, saiba que a bolsa de estudos é sempre uma boa saída.

Além de gostar da área da saúde, o profissional deve ter aptidão para a administração. O essencial é buscar a especialização na área, como fazer cursos, pós-graduação e capacitações.

O enfermeiro deve se capacitar e ganhar embasamento no setor de auditoria. Assim, inclusive, poderá até ganhar mais! Neste caso, existem vários tipos, como a auditoria analítica, de contas, preventiva e operacional.

Portanto, confira agora cinco funções deste profissional!

1. Conferência de processos

O enfermeiro deve checar os processos que acontecem em sua área de atuação dentro do hospital ou da clínica. Ele zela para que todos os enfermeiros cumpram cada etapa sem falhas.

2. Análise e autorização de uso de materiais

O profissional é responsável por analisar e autorizar o uso de materiais hospitalares em cada caso. Só assim ele terá o controle e poderá auditar com clareza o que foi usado e em qual circunstância.

3. Avaliar procedimentos efetuados

Isso também acontece em todos os procedimentos efetuados dentro do hospital, como em uma cirurgia. O enfermeiro precisa ter ciência de tudo o que é realizado para analisar os gastos de material, por exemplo.

4. Compra de medicamentos

Uma das características do enfermeiro auditor é ser um bom negociador e se basear nos princípios técnicos e administrativos, tanto em tratativas contratuais, como em negociações pontuais na compra de remédios, por exemplo.

5. Controle de reembolso

Uma das funções do enfermeiro auditor é analisar o reembolso dos procedimentos por parte do SUS (Sistema Único de Saúde) e das operadoras de plano de saúde.

Enfermagem é na Anhanguera!

Você viu o que faz um enfermeiro auditor e como ele é importante para a empresa da área da saúde. Para quem trabalha na enfermagem, mas tem aptidão para o setor administrativo, esse cargo é uma ótima opção.

Para conquistar boas oportunidades no mercado, estude em uma instituição de ensino renomada e com professores experientes! Então, inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados