O que faz um Correspondente Jurídico? Confira as 4 principais funções!

direito salário

O direito é uma área bem ampla, com alta demanda em diversos segmentos. Por isso, é uma carreira tão atraente para quem quer ingressar no ensino superior. Outra vantagem é que, mesmo durante o período da faculdade, o estudante já pode realizar algumas funções como Correspondente Jurídico, adquirindo experiência e remuneração.

Mas você sabe o que faz um Correspondente Jurídico? Neste artigo, vamos explicar como atuar nesse ramo e entender melhor 4 de suas principais funções. Continue sua leitura.

A importância do trabalho como Correspondente Jurídico

Considerando as diversas áreas do direito, é difícil imaginar um único profissional dando conta de todo o trabalho que precisa ser realizado em um escritório de advocacia ou em uma empresa. Fora o estudo necessário para realizar o serviço, existem vários processos burocráticos que exigem algum nível de especialização.

É aí que entra o Correspondente Jurídico. É um advogado que atua como assistente para outros profissionais, ajudando a lidar com documentos, processos, alvarás, entre outras tarefas. Assim, enquanto o profissional titular trata mais diretamente com o cliente, analisando suas demandas, o correspondente presta a assistência necessária.

O mercado de trabalho de direito tem bastante demanda por essa posição, considerando a complexidade do trabalho.

4 principais funções de um Correspondente Jurídico

Você vem pensando em se inserir nessa área? Então, um bom ponto de partida é conhecer suas principais atribuições, como veremos a seguir.

1. Fazer cópias de processos

A cópia de processos é uma das práticas de diligência mais comuns, feita tanto na administração pública quanto em tribunais

Nessa tarefa, são copiados todos os autos para que sejam escaneados e enviados ao cliente, além de arquivados, em forma digital ou física. Isso ajuda na preservação desses processos e na maior transparência das tarefas realizadas.

2. Participar de audiências

Quando ocorre alguma audiência, há sempre várias tarefas de acompanhamento necessárias, além de um registro. 

Há muitos casos de grandes empresas que apresentam várias filiais espalhadas e precisam de assistência de profissionais locais para sua prestação de contas e representação em audiências.

Quando isso ocorre, também é comum que Correspondentes Jurídicos sejam contratados com uma remuneração adequada a essa área da advocacia para dar conta dessas demandas no dia a dia.

Veja também: Em dúvida sobre quanto ganha um advogado em média? Veja o salário em diferentes áreas do direito!

3. Diligências

Chamamos de diligências todas as atividades que ocorrem dentro e fora dos fóruns para dar continuidade ao processo. Envolve, principalmente, o envio de notificações, mandados de citação e intimação, entre outros. 

Esses pequenos trabalhos costumam ser realizados pelos Correspondentes Jurídicos do advogado que atua naquele caso.

4. Realizar despacho

O Correspondente Jurídico também pode assumir as tarefas de despacho no lugar do advogado titular do processo. Eles podem comparecer no gabinete do magistrado por conta própria para solicitar o andamento do processo

Isso é mais comum quando é necessário esclarecer algum ponto específico do que foi escrito ou em casos de urgência.

Quer dar seus primeiros passos para se tornar advogado? Conte conosco!

Para dar conta de todas essas tarefas, é indispensável contar com boa assistência. E agora que você também sabe o que faz um Correspondente Jurídico, pode se preparar para atuar como um enquanto ainda está na faculdade.

Se você quer dar o primeiro passo na direção certa para essa carreira, inscreva-se no vestibular Anhanguera agora mesmo e venha fazer o seu Curso de Direito!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados