O que faz o Suporte de TI? Descubra 5 funções desse cargo!

Quanto ganha um profissional de TI

Em qualquer empresa, a Tecnologia da Informação é uma das áreas mais importantes para o seu crescimento. É fundamental contar com profissionais bem capacitados para dar conta de todos os sistemas e ferramentas necessários para o funcionamento da empresa. Mas você sabe exatamente o que faz o suporte de TI nas organizações?

A pergunta em si é bem ampla, pois há várias tarefas que precisam ser cumpridas por esses profissionais. Aqueles que atuam na área de suporte de TI geralmente assumem diversos papéis no dia a dia, dependendo do que for necessário para o melhor funcionamento da empresa no momento.

Confira, aqui, algumas das principais funções que você pode esperar neste cargo.

1. Auxílio em atendimento e ordens de serviço

Um dos principais trabalhos do suporte de TI é, na verdade, manter o controle de todas as ordens de serviço solicitadas. 

Quanto há algum problema nos sistemas de informação da empresa ou algum pedido de manutenção em aberto, é importante que eles fiquem bem explícitos, ou há o risco de alguns desses pedidos não serem atendidos em tempo hábil.

2. Cotação de preços em recursos de informática

Outro trabalho bem comum no suporte de TI é a cotação de peças, softwares e outros produtos de informática. Quando ao fazer alguma atualização em uma máquina, pode ser necessário comprar novos produtos. 

A equipe de suporte também deve pesquisar preços e encontrar o produto mais adequado para a demanda, maximizando a relação entre custo e benefício.

3. Instalação e manutenção de equipamentos

Junto aos novos produtos de hardware, também vem a necessidade de instalar esses novos recursos nas máquinas da empresa. 

Essa também é uma tarefa comum do suporte de TI, adicionando essas ferramentas e garantindo que funcionem. O mesmo se aplica a softwares internos e ao desenvolvimento de sistemas, que precisam ser mantidos e aprimorados.

4. Suporte na implementação de sistemas

Também é normal que a equipe de suporte seja chamada quando algum colaborador realiza atualizações de software, principalmente um novo sistema operacional

Os profissionais de TI são preparados para lidar com todos os detalhes técnicos, evitando problemas de incompatibilidade com os sistemas da empresa ou desconfiguração dos programas usados.

5. Treinamentos relacionados à tecnologia

Também é a equipe de TI que vai organizar e ministrar treinamentos relacionados às várias ferramentas digitais usadas na empresa. Sempre que um novo colaborador chega ou quando uma nova ferramenta é adotada, é fundamental que a equipe tenha um profissional para ensinar todos como usá-la.

Isso pode ser feito com o uso de manuais, palestras, vídeos, entre outros métodos. No caso, o profissional de suporte de TI pode focar seus esforços nesse segmento da ciência da computação, criando materiais e instruindo todos os times.

Venha para a Anhanguera fazer sua faculdade em Tecnologia da Informação!

YouTube video

Se você pretende cursar ciência da computação, vale a pena entender o que faz o suporte de TI. É uma área bem ampla e com alta demanda por profissionais bem capacitados. Basta que você tenha a formação certa.

Quer fazer o curso ideal para conquistar sucesso na sua carreira de TI? Então, não espere! Inscreva-se no vestibular da Anhanguera agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.