Descubra o que faz um Analista de Desenvolvimento de Sistemas!

o que faz um analista de desenvolvimento de sistema

Em um mundo onde as relações sociais e os meios de produção estão cada vez mais relacionados com a tecnologia, o profissional que se forma no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é bastante requisitado. Se você se interessa por essa profissão, precisa saber o que faz um analista de desenvolvimento de sistema.

O profissional formado nesse tecnólogo tem à disposição um vasto campo de atuação pela frente. Seja de maneira autônoma, nas empresas ou na indústria, ele é responsável por controlar a fabricação de produtos e apresentar soluções e melhorias para sistemas.

Neste post, mostraremos as principais funções do analista de sistemas. Confira!

Saiba o que faz um analista de desenvolvimento de sistemas em diferentes cargos e setores

A seguir, você vai conhecer as principais funções exercidas pelo analista de desenvolvimento de sistemas. Veja!

Quais as funções do analista de sistemas geral?

Quem deseja seguir carreira em Análise e Desenvolvimento de Sistemas será responsável, após a formação, por estudar e compreender os softwares e os hardwares de um computador. Além disso, os profissionais da área precisam encontrar soluções para o sistema das empresas. Assim, de maneira geral, o trabalho envolve:

  • gerenciar;
  • testar;
  • projetar;
  • documentar;
  • analisar.

O analista de desenvolvimento de sistemas pode trabalhar em locais privados ou públicos, de acordo com suas escolhas e oportunidades disponíveis. Também é possível atuar como autônomo ou, se preferir, ser um consultor. Nesse caso, é fundamental ficar por dentro das inovações da área.

O que faz um administrador de redes?

O administrador de redes é o responsável por cuidar da infraestrutura de Tecnologia da Informação da corporação, exercendo atribuições como configurações, parametrizações e instalações de sistemas, além de manter a infraestrutura digital sempre segura.

Além dessas funções, os profissionais ainda podem assumir o cargo de gerência para a coordenação do time de TI ou atuar com a prestação de serviços de modo autônomo, fazendo manutenções e prestando consultorias. Outras atividades desenvolvidas por esse profissional são:

  • priorizar a segurança da informação envolvida na rede;
  • trabalhar toda a parte de hardware dos processos, desde a configuração dos arquivos até os aparelhos;
  • definir quais serão as redes adequadas para a empresa.

Desenvolvedor de software

O campo do desenvolvimento de software é um dos que mais carece de mão de obra especializada. Portanto, a remuneração costuma ser bem alta, até mesmo para o profissional que tem pouco tempo de experiência na área.

Se tem dúvidas sobre o que faz o desenvolvedor de software, saiba que ele tem papel importante nas etapas de testes, desenvolvimento, arquitetura, documentação e evolução de sistemas de software. Nesse caso, é muito importante ter um bom conhecimento em Engenharia de Software e saber como usar ferramentas CASE para apoiar o processo de produção.

Administrador de banco de dados

Para que os programas de computador funcionem de maneira adequada e tenham as respostas esperadas, é necessário apresentar um banco de dados. Nesse caso, o analista de desenvolvimento de sistemas que segue caminho nessa área é responsável por desenvolver esse banco de dados, além de fazer a sua configuração e instalação junto ao software criado.

O gerenciamento dessas informações ocorre por meio do monitoramento e acompanhamento de sua utilização para identificar melhorias, manutenções e atualizações.

Se deseja seguir caminho nesse cargo, saiba que é importante ter conhecimento de alguns termos como Microsoft SQL Server, MySQL, Oracle etc.

Analista de infraestrutura de TI

No setor de infraestrutura de TI, o analista de desenvolvimento de sistemas é responsável pela implementação de soluções computacionais usando recursos de softwares como:

  • infraestrutura de rede;
  • parques computacionais;
  • integração entre software e hardware.

Desse modo, o profissional consegue atender as necessidades tecnológicas das corporações. Além disso, outras atribuições incluem garantir, fiscalizar e montar as estruturas de rede, garantindo a comunicação entre todos os sistemas.

Arquiteto da informação

Já percebeu que todo bom site apresenta um mapa? Esse recurso consegue informar quais são as categorias disponíveis e onde cada dado se encontra. Nesse caso, uma das funções do arquiteto da informação é permitir que essas estruturas funcionem do melhor modo, com o objetivo de beneficiar o público.

Para se dar bem nesse campo de atuação, é importante saber encontrar padrões e ter bastante curiosidade. Assim como em outras especialidades da tecnologia da informação, esse é um setor que poderá se beneficiar ainda mais do Big Data e da Inteligência Artificial.

Afinal, é por meio dessas análises mais apuradas que os profissionais encontrarão as melhores soluções para os usuários.

A Anhanguera ajuda você a realizar o sonho da faculdade

Agora que você já sabe o que o analista de desenvolvimento de sistemas faz, percebeu como essa carreira é muito ampla? Assim, quem deseja seguir nessa profissão pode se especializar em algum desses campos.

Para isso, é fundamental escolher uma ótima instituição de ensino para estudar, que seja conceituada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Aqui na Anhanguera, você terá aulas com um corpo docente experiente no mercado, sendo apto a explicar tudo sobre o curso de ADS aos alunos.

Além disso, você tem toda a liberdade para escolher se deseja estudar de maneira presencial, semipresencial ou a distância, optando pela alternativa que mais se encaixa em sua rotina.

A nossa grade curricular também é atualizada de modo constante e, sem tem dúvidas sobre o que se estuda em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, saiba que as disciplinas são amplas e abordam todas as novidades da área.

Uma das missões da Anhanguera é fazer com que os alunos encontrem um emprego no ramo durante e após a formação. Por isso, nossos graduandos têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, portal de vagas de estágio e emprego com oportunidades em todo o país.

Agora é com você!

Agora que você já sabe o faz um analista de desenvolvimento de sistema, saiba que para se destacar nessa área é fundamental estudar em uma boa faculdade. Aqui na Anhanguera, você terá acesso a um dos melhores ensinos do Brasil, além de diferenciais exclusivos para a sua formação!

Gostou de saber o que faz um analista de desenvolvimento de sistemas e quer se graduar em uma excelente faculdade? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.