Existem diversas maneiras de atuar na área da saúde, desde os mais conhecidos cursos da área até as Terapias Integrativas e Complementares que, por sinal, estão se destacando entre as tendências do mercado de trabalho.
As Terapias Integrativas e Complementares são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais e têm como objetivo principal prevenir doenças, como dores, depressão e hipertensão.
Também conhecidas como Práticas Integrativas e Complementares, ou apenas PICs, algumas de suas vertentes são: aromaterapia, musicoterapia e arteterapia.
Mas não precisamos ir tão longe quando falamos de PICs: a meditação também é uma de suas importantes linhas, e muitos profissionais optam por ela na hora de se especializar.
Agora, mesmo que você já tenha ouvido falar sobre o assunto e até esteja pensando em ingressar na área, é comum não saber o que o termo significa de fato.
Pensando nisso, preparamos este material para tirar todas as suas dúvidas sobre essa área de atuação. Confira!
- 1 Como é a atuação em Terapias Integrativas e Complementares?
- 2 Quais são as principais responsabilidades de um profissional de Terapias Integrativas e Complementares?
- 3 Como funciona o curso em Terapias Integrativas e Complementares?
- 4 Quais são as principais matérias abordadas no curso de Terapias Integrativas e Complementares?
- 5 Qual é o valor e a duração da faculdade de Terapias Integrativas e Complementares?
Como é a atuação em Terapias Integrativas e Complementares?
O profissional formado na área é responsável por atuar com ética profissional em todas as etapas dos atendimentos que for realizar e deve aperfeiçoar competências específicas para o desenvolvimento de habilidades voltadas à aplicação das artes terapêuticas.
Terapias como a Biodança, Constelações Familiares, Bioenergética e Reiki estão inclusas no pacote das Terapias Integrativas e Complementares, possibilitando assim o bem-estar dos pacientes com práticas menos invasivas.
Embora seja possível entrar no mercado de trabalho por meio de cursos livres e independentes para cada uma dessas áreas, o profissional formado em uma graduação tem mais possibilidades de atuação e maior reconhecimento.
Além disso, profissionais formados em outras graduações, como o curso de Psicologia, podem se beneficiar muito com mais essa especialização.
Quais são as principais responsabilidades de um profissional de Terapias Integrativas e Complementares?
De modo geral, um profissional formado na área trabalha para promover a saúde e o bem-estar dos pacientes de forma complementar e, em grande parte das vezes, preventivo ao tratamento convencional.
O objetivo é realizar um atendimento cada vez mais humanizado, por meio de atividades que auxiliam diretamente na recuperação e no equilíbrio das emoções de forma completa: corpo, mente e espírito.
Segundo o Ministério da Saúde, a procura por Práticas Integrativas Complementares cresceu cerca de 46% no SUS (Sistema Único de Saúde). No entanto, para se destacar como profissional, conhecer suas responsabilidades e cumprir cada uma delas é fundamental.
Veja quais são essas obrigações:
- desenvolver competências de gestão e conduta ética, a fim de atuar em clínicas, consultórios ou instituições de saúde de modo geral;
- conhecer de forma abrangente as Terapias Integrativas para que sejam aplicadas de forma correta e complementar em tratamentos de saúde ou de forma preventiva;
- aprofundar-se na fisiologia e na anatomia humana visando reconhecer formas de reestabelecer o equilíbrio físico, mental e emocional do ser humano, em diferentes níveis de complexidade, entre outros.
Além das competências ideais do profissional holístico, é importante entender como o curso funciona na prática. Por esse motivo, no próximo tópico, você encontra informações completas e concretas sobre o curso de Terapias Integrativas e Complementares.
Como funciona o curso em Terapias Integrativas e Complementares?
A graduação em Terapias Integrativas e Complementares é um curso oferecido na modalidade a distância e no formato de graduação tecnológica. Isso garante que você receba um diploma universitário com maior flexibilidade e em tempo reduzido.
Por ser 100% online, é prático na hora de aprender e também de fácil acesso. Basta um smartphone, computador ou notebook com acesso à internet para estudar e se aperfeiçoar.
O objetivo do curso é a formação de um profissional da área da saúde com visão holística. Ela visa compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade para, assim, dominar os conhecimentos necessários, condutas e competências inerentes às Terapias Integrativas e Complementares.
Em suma, não são métodos alternativos nem mesmo esotéricos, como algumas pessoas podem pensar, mas um complemento aos atendimentos convencionais.
Quais são as principais matérias abordadas no curso de Terapias Integrativas e Complementares?
Já falamos de diversos aspectos do curso de Terapias Integrativas e Complementares, mas, afinal, quais são as principais disciplinas ensinadas na formação?
A verdade é que esse é um curso bem versátil, o que pode ser um ponto positivo caso você goste de variedade de informações. Veja algumas das suas matérias:
- Cosmetologia;
- Farmacologia;
- Fitoterapia;
- Formação Integral em Saúde;
- Gestão, Qualidade e Segurança do Paciente;
- Homeopatia;
- Psicologia Aplicada à Saúde;
- Terapias Alternativas e Qualidade de Vida;
- Terapias Integrativas Corporais;
- Terapias Integrativas Energéticas;
- Terapias Integrativas Orientais;
- Terapias Integrativas para o Bem-Estar.
E outras que podem ser divididas entre os temas: Anatomia, Fisiologia, Biologia e Bioquímica Humana, Biossegurança, Primeiros Socorros, Marketing, Empreendedorismo e Inovação.
Qual é o valor e a duração da faculdade de Terapias Integrativas e Complementares?
Com mensalidades a partir de R$ 159,90*, a graduação em Terapias Integrativas e Complementares é oferecida na modalidade a distância, com duração de 3 semestres. Ideal para quem deseja realizar um curso de nível superior em um prazo mais curto.
Por ser um curso 100% online, traz mais flexibilidade, além de apostar em estratégias de ensino-aprendizagem ativas. Elas colocam o aluno como protagonista e promovem o desenvolvimento de competências fundamentais para uma formação integral.
Por esse motivo é tão importante escolher a instituição de ensino que permita essa imersão nas disciplinas e na carreira, além de considerar outros pontos que merecem destaque nessa decisão: reconhecimento e abrangência nacional e mensalidades que cabem no seu bolso.
A Anhanguera é uma das instituições privadas mais populares e de referência no Brasil, e isso não só pelo nome de prestígio, mas também por seu ensino superior ser, de fato, digno do nome.
Além disso, é possível encontrar uma unidade ou polo da Anhanguera em diversas regiões do país, contando com unidades em 22 diferentes estados e também no Distrito Federal.
Por fim, os nossos cursos têm valores acessíveis, principalmente a distância, que requerem um menor investimento e seguem as tendências do mercado de trabalho.
Faça Terapias Integrativas e Complementares na Anhanguera!
Pensando em fazer uma faculdade de Terapias Integrativas e Complementares? O terapeuta formado na área precisa ter uma visão colaborativa, pois o trabalho em equipe multidisciplinar é muito recomendado.
Gostou do curso e quer ingressar na área o quanto antes? Faça agora sua inscrição!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 237
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?