O que é Supply Chain? Veja o que é, e como atuar nessa área!

Profissionais de logística em um galpão.

Grandes empresas precisam lidar com a movimentação de significativas quantidades de recursos, seja na forma de produtos, seja em dinheiro ou pessoal. Cada um desses componentes é essencial para a melhor qualidade do serviço e satisfação do público. E há muitas áreas envolvidas que não são tão visíveis. Por exemplo, você sabe o que é Supply Chain?

Já existe bastante demanda por profissionais na área, no setor industrial, no varejo ou em qualquer outra empresa que precise lidar com quantidades vultosas de recursos. Depois de conhecer essa área, é bem provável que você se interesse por essa carreira.

Acompanhe e entenda o que é Supply Chain, sua importância e como atuar no setor.

O que é Supply Chain?

A cadeia de suprimentos, como também é chamada, é uma área da logística que avalia e administra todos os processos envolvidos na criação e entrega do produto. Não apenas no que diz respeito aos procedimentos internos da empresa, mas também a todo o caminho, desde o fornecimento da matéria-prima até sua distribuição.

No dia a dia, o gestor de Supply Chain monitora a compra de materiais, produtos vendidos, empacotamento, transporte usado na distribuição, atividades de parceiros que afetam o seu produto, entre outros fatores. Em essência, tudo que possa influenciar o fluxo de mercadorias e materiais na empresa passa pelo olhar desse profissional.

Qual é a importância do gestor de Supply Chain para as empresas?

Hoje em dia, há muitos produtos que são distribuídos em escala global. Para acompanhar essa demanda, também é necessário que a cadeia de suprimentos seja planejada na mesma proporção. Por esse motivo, a área de Supply Chain tem crescido bastante, com mais empresas buscando otimizar sua rentabilidade e acelerar a distribuição de mercadorias.

Boa parte das despesas de uma companhia vem dos seus processos logísticos, como o armazenamento de produtos, transporte e fabricação. A principal tarefa desse profissional é tornar esse caminho o mais eficiente e consistente possível, reduzindo o desperdício de recursos e de tempo ao longo do caminho. Algo que contribui para a competitividade de um negócio.

Quais são as habilidades mais importantes de um gestor de Supply Chain?

Depois de descobrir o que é Supply Chain, você já deve ter uma ideia de como é seu trabalho. Porém, para atuar nessa área, há algumas competências que você precisa desenvolver.

Confira, aqui, as principais delas.

Habilidades de organização

A cadeia de suprimentos de uma grande empresa tende a ser bem complexa. Não basta considerar apenas as quantidades de material e a mercadoria que é gerada no final. É importante levar em conta cada passo até que o serviço seja concluído, além de coordenar múltiplos agentes para alcançar a mesma meta.

Naturalmente, isso exige bastante conhecimento em gestão e organização. Seja na hora de planejar o fluxograma de diferentes cadeias de produção, seja para orientar diferentes equipes ao mesmo tempo.

Liderança e boa comunicação

Além de lidar com produtos e processos, o profissional de Supply Chain também deve lidar principalmente com pessoas. Seja na coordenação de centros de distribuição, na negociação com fornecedores ou no planejamento de novos produtos. 

E para aplicar os recursos humanos da empresa com eficiência, é importante desenvolver a comunicação e habilidades de liderança.

Como qualquer outra habilidade, liderança e comunicação também podem ser desenvolvidas por meio da prática e estudo. Durante seu tempo na faculdade, é importante pensar não apenas no conteúdo das matérias, mas também nessas competências.

Conhecimento sobre a tecnologia usada na gestão

Gerenciar uma cadeia de suprimentos usando apenas papel e caneta, ou a própria memória, é impossível em uma empresa de grande porte. Há mais componentes para serem coordenados do que qualquer pessoa conseguiria por conta própria. Por isso, a tecnologia é tão importante.

O profissional de Supply Chain precisa conhecer as ferramentas de gestão mais recentes para melhorar sua administração. Dominar diferentes softwares e saber como aplicá-los faz toda a diferença na melhor gestão da cadeia de suprimentos.

Atualização constante em sua área

Assim como acontece em qualquer área, o gestor de Supply Chain também precisa continuar se atualizando e estudando. Isso envolve aprender novos métodos de gestão, adotar ferramentas e estudar como otimizar a cadeia de suprimentos da empresa, tanto no quadro geral quanto nos processos específicos do negócio.

Essa renovação constante é fundamental em qualquer área de formação, especialmente em negócios de grande porte. Além de auxiliar na melhor administração interna e nas funções do dia a dia, esse conhecimento será muito útil na hora de analisar o desempenho dos concorrentes e traçar estratégias para tornar a empresa mais competitiva.

Qual é a formação ideal para atuar como gestor de Supply Chain?

Se tudo que falamos até agora despertou seu interesse por essa carreira, o próximo passo é escolher sua formação. E o principal diploma exigido hoje nessa área é em logística.

As disciplinas do curso de logística são voltadas principalmente para a elaboração, organização e manutenção de processos administrativos e controle de recursos. Você vai estudar matérias como matemática financeira, estatística e teoria das organizações, que são voltadas para o melhor uso dos recursos nas empresas.

Você pode concluir um curso tecnólogo em dois a três anos, ou pode completar o bacharelado em quatro anos. Ambos incluem todas as disciplinas fundamentais para atuar na área, mas o bacharel dá mais tempo para se aprofundar, enquanto o tecnólogo leva diretamente para a atuação prática no mercado de trabalho.

Além da modalidade presencial, também existe o curso de logística EAD, o que dá mais conveniência e flexibilidade para se formar. Ambos proporcionam todo o preparo necessário para atuar em Supply Chain e em várias outras áreas relacionadas.

YouTube video

Venha fazer a sua formação em logística na Anhanguera!

Trabalhar com Supply Chain é lidar com sistemas complexos e delicados, que precisam de constante monitoramento, manutenção e otimização. Se você quiser trabalhar como gestor de cadeia de suprimentos, ter uma formação sólida, com todos os fundamentos teóricos e práticos necessários, é o passo mais importante.

Já fez a sua escolha? Então não espere, inscreva-se no Vestibular da Anhanguera e conte com a nossa ajuda para alcançar suas metas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.