Pedagogia tecnicista: o que é e qual a importância para a Pedagogia?

A relação de ensino e aprendizado é determinada por teorias que nem sempre estão a olhos vistos. Você já ouviu falar, por exemplo, da pedagogia tecnicista e de como essa tendência pedagógica pode moldar as práticas educacionais de uma escola?

Se você é um estudante do curso de Pedagogia, ou tem vontade de fazer essa graduação no ensino superior, aqui está um tema que será recorrente na sua carreira profissional. Quer saber mais? Continue a leitura para entender tudo sobre o que é pedagogia tecnicista e sua importância no panorama dos estudos da Pedagogia.

O que é pedagogia tecnicista?

A pedagogia tecnicista é uma das tendências liberais da Pedagogia, que se baseia na reordenação do processo educativo para torná-lo técnico e racional.

De modo semelhante ao que acontece no trabalho fabril, o trabalho pedagógico, de acordo com a pedagogia tecnicista, deve ser pensado minimizando as interferências subjetivas e privilegiando conhecimentos técnicos nas atividades educacionais.

Também conhecida por ser um modelo empresarial de educação, a pedagogia tecnicista tem um grande impacto em projetos de ensino focados na preparação técnica de alunos para o mercado de trabalho. 🔨

Para a pedagogia tecnicista, as atividades educacionais devem priorizar a garantia de eficiência e produtividade. A relação professor e aluno, nesse contexto, é caracterizada por ser uma relação entre executor e receptor do conhecimento.

Quais são as características da pedagogia tecnicista?

As características da pedagogia tecnicista se conciliam com outras tendências em todo o currículo escolar. As outras tendências predominantes no ensino brasileiro estimulam, por exemplo, a criticidade e a formação social do aluno.

A seguir, veja algumas características centrais da pedagogia tecnicista.

  • os conteúdos das aulas são planejados em forma de sistema, para que sejam repassados aos alunos;
  • as disciplinas têm um caráter formativo, ensinando o que poderia a vir a ser utilizado futuramente pelo aluno em uma profissão;
  • o professor desempenha o papel de transmissor de conhecimento, pois é ele que transmite o conteúdo ao aluno, que aprende e fixa;
  • a preparação do aluno para um segmento do mercado de trabalho é refletida nos conhecimentos e nas habilidades adquiridos em sala de aula;
  • a avaliação do aluno se dá de uma maneira rigorosa e sistemática, por meio de provas em que o aluno deve obter uma nota suficiente para ser aprovado.

Cabe ao professor, dentro de uma perspectiva tecnicista, seguir um roteiro de aula pré-determinado e passar as informações sem considerar os desafios particulares das turmas.

Em um mundo em que as escolas estão pensando a educação de maneira cada vez mais aberta e plural, (re)pensar os métodos de avaliação tornou-se uma prioridade. Por isso, a pedagogia tecnicista é alvo de muitas críticas de educadores e teóricos da educação.

A falta de interdisciplinaridade na abordagem dos assuntos e o sistema de avaliação rígido, que não considera as particularidades dos alunos, tornam a pedagogia tecnicista uma tendência pedagógica pouco adaptada às demandas mais recentes da educação escolar.

Qual o papel do aluno na pedagogia tecnicista?

O aluno desempenha um papel de receptor em atividades educacionais norteadas pela tendência tecnicista. Ou seja, ele é um agente passivo que tem como função memorizar os assuntos transmitidos pelo professor.

Nesse caso, o ensino está mais preocupado com o bom desempenho do professor dentro da sala de aula, e o aluno não desempenha um papel de protagonista na construção do conhecimento. Isso pode criar uma relação mecânica e cansativa entre professor e aluno.😟

Qual a importância para o estudante de Pedagogia?

As tendências da Pedagogia em geral são um dos assuntos importantes da parte teórica do curso superior de Pedagogia.

Mesmo que a tendência da pedagogia tecnicista não seja amplamente aplicada ou defendida no sistema de ensino brasileiro, cabe ao estudante de Pedagogia conhecer esse assunto e sua relação com a aquisição de conhecimento por parte dos alunos.

Em provas de concurso público na área de Pedagogia e Educação, as tendências pedagógicas geralmente fazem parte do conteúdo cobrado nas questões — aqui está mais uma razão para se interessar pelo assunto sendo um estudante da área!

Durante o curso de Pedagogia, o futuro pedagogo terá a oportunidade de comparar diversas tendências pedagógicas e entender como elas foram aplicadas ao longo do tempo, bem como seus impactos na aprendizagem dos alunos.

Quais são as outras tendências pedagógicas?

As principais tendências pedagógicas se dividem em dois grupos: tendências liberais e tendências progressistas.

Enquanto as tendências liberais estão mais preocupadas em adaptar o aluno às normas e valores colocados como verdades na sociedade atual, as tendências progressistas partem de uma análise crítica da sociedade e formam o aluno para práticas transformadoras.

No geral, fazem parte das tendências liberais da Pedagogia:

  • tecnicista;
  • tendência tradicional;
  • renovadora progressista;
  • renovadora não diretiva.

Dentre as tendências progressistas da Pedagogia, fazem parte às seguintes:

  • libertadora;
  • libertária;
  • “crítico-social dos conteúdos” ou “histórico-crítica” .

Ao contrário do que parece, o termo “liberal” na tendência pedagógica não se refere a uma linha de pensamento aberta e democrática. Aqui, existe uma relação com a necessidade de adaptar o aluno à sociedade capitalista alinhada com os valores do “liberalismo”.

Já as tendências progressista são mais influenciadas por perspectivas teóricas que visam transformar os atuais padrões e valores da sociedade capitalista.

Vale a pena o curso de Pedagogia da Anhanguera?

No curso de Pedagogia aqui da Anhanguera, você contará com uma formação profissional completa –– que inclui o conhecimento da pedagogia tecnicista e de todas as outras tendências pedagógicas.

E não para por aí, porque estudar na Anhanguera é sinônimo de vantagem em todos os sentidos. Quer ver? Dê uma olhada nos nossos diferenciais:

  • modalidade de estudo presencial, híbrido ou 100% EAD;
  • diferentes formas de ingresso, seja pelo vestibular, Enem, transferência ou ingresso por 2° graduação;
  • professores especialistas em suas áreas de atuação e infraestrutura completa para dar suporte ao aluno;
  • acesso exclusivo a vagas de emprego e estágio por meio do Canal Conecta, um portal online de empregabilidade;

Se, depois de conferir as vantagens de estudar Pedagogia na Anhanguera, você não vê a hora de começar a graduação, não perca tempo e faça sua inscrição no vestibular.

Aprenda mais no curso de Pedagogia da Anhanguera!

Com todas essas informações sobre a pedagogia tecnicista e as tendências pedagógicas, dá para descobrir se o curso de Pedagogia é o ideal para você. Caso essa seja a sua praia, venha aprender esses e outros assuntos no curso de Pedagogia da Anhanguera.

Dê o primeiro passo na sua carreira profissional e se inscreva em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados